Turismo
Palmas vai mostrar potencial turístico na ABAV Expo

Capital do Tocantins será um dos destaques em Olinda, nesta semana
Por Seleucia Fontes
Uma cidade cercada por lago e serra, bem estruturada, com ótima oferta de serviços, hospedagem, alimentação e atrativos. Possui museus, cinco praias estruturadas, uma região repleta de cachoeiras e estâncias. Esta é Palmas, Capital do Tocantins e principal ponto de partida para outras regiões turísticas, para os viajantes que chegam por via aérea.
Durante a 49ª Abav Expo, a ser realizada entre os dias 21 e 23 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda, Grande Recife, a capital mais jovem do País, com 33 anos, será um dos destinos divulgados no estande do Estado do Tocantins.
Motivos para isso são faltam e a meta é estimular uma maior permanência dos turistas nesta cidade planejada.

Memorial Coluna Prestes, um dos pontos de visitação do centro da cidade. Foto Emerson Silva
Para quem visita a cidade, é obrigatória uma parada na Praça dos Girassois para conhecer o Memorial Coluna Prestes, uma obra do ilustre arquiteto Oscar Niemeyer. O local homenageia a Coluna Prestes e a sua passagem pela região que é Tocantins entre os anos de 1920 e 1930. A obra em concreto é marcada pelas curvas sinuosas, características de Niemeyer. A escultura em bronze do ‘Cavaleiro da Luz’, representando Luiz Carlos Prestes, foi criada pelo artista plástico Maurício Bentes. Ao seu lado, o Monumento 18 do Forte homenageia revolta militar ocorrida no Rio de Janeiro, em 1922.
Localizado em uma das entradas da cidade, o Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido como Palacinho, foi o primeiro edifício construído em Palmas e primeira sede do Poder Executivo do Tocantins. Hoje, preserva salas originais, como o gabinete do governador, além de abrir exposições itinerantes.
Duas importantes áreas verdes, os parques Cesamar, na região sul da cidade, e dos Povos Indígenas, na região norte, são pontos de encontro dos moradores locais, que utilizam suas pistas de cooper e skate e quadras de esporte, bem como áreas de alimentação, para passeios em família e práticas esportivas que também podem, e devem, ser aproveitadas pelos visitantes.
Praia e serra
Palmas conta com cinco praias permanentes, graças ao lago formado pela UHE Luís Eduardo Magalhães. Cada uma tem sua característica, como a Graciosa, de onde partem os flutuantes para passeios pelo lago e para a Ilha do Canela. Não menos belas e organizadas, as outras praias são a do Caju, Prata, Arnos e Buritis. Todas com barracas de alimentação e fácil acesso.

Vista aérea da Praia do Prata, na região Sul de Palmas. Foto Fernando Alves-Arquivo
Já os amantes do turismo ecológico encontram em Taquaruçu o destino ideal. Distante 32 km do centro, o distrito que já existia antes de Palmas oferece a calma das pequenas cidades do interior, com restaurantes e pousadas acolhedoras. Possui dezenas de cachoeiras, várias delas abertas à visitação.

Cachoeira do Roncador é um dos atrativos abertos à visitação em Taquaruçu. Foto Thiago Sá-Arquivo
Durante da Abav Expo, também serão divulgados os atrativos do Jalapão, das Serras Gerais, além da pesca esportiva e do turismo de observação de aves nas regiões do Cantão e da Ilha do Bananal.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
-
Social4 dias atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Sebrae3 dias atrás
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
-
Entretenimento3 dias atrás
Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais
-
Social2 dias atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Entretenimento2 dias atrás
Grupo Menos é Mais e Cat Dealers fazem show em Palmas nesta semana