Economia
18º Encontro Tocantinense de Cooperativismo discute estratégias para o crescimento e fortalecimento do setor

O 18º Encontro Tocantinense de Cooperativismo, realizado na tarde da última sexta-feira, 22, no auditório do Sistema OCB/TO, em Palmas, reuniu líderes e representantes de cooperativas do estado para discutir o futuro do modelo de negócio no Estado. O evento abordou temas como expansão, fortalecimento institucional e os desafios atuais enfrentados pelas cooperativas.
A programação incluiu palestras e painéis sobre fidelização de cooperados e o potencial do Tocantins para impulsionar negócios cooperativos. O Sistema OCB/TO também apresentou o Plano de Trabalho 2025, destacando ações prioritárias para o próximo ano e reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.
O presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, ressaltou que o evento foi uma oportunidade para refletir sobre o cooperativismo e discutir formas de aumentar o engajamento dos cooperados, essencial para o fortalecimento do setor. Ele destacou a participação de cooperativas de grande porte que buscam expandir suas operações no Tocantins e a contribuição da palestrante Thais Jerônimo, que trouxe pontos importantes sobre engajamento e fidelização dos cooperados.
Em sua palestra, Thais Jerônimo abordou a disseminação da cultura cooperativista, destacando a importância de ouvir os cooperados, entender suas expectativas e adaptar as estratégias conforme as gerações e os momentos em que os cooperados se envolvem com a cooperativa. “Investir na educação cooperativista deve ser parte da estratégia do negócio, para que os cooperados entendam e presenciem os princípios do cooperativismo no dia a dia”, afirmou.
O evento contou com a presença de diversas cooperativas, como Sicoob Tocantins, Unimed Araguaína, Unimed Gurupi, Cooperfrigu, Frísia, Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Coopefa, Coapa, Integrar, Cooperenf, Sicoob Unicentro Br, Coopanest e Sicoob Emprecred.
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Energisa
37 anos de Tocantins: Energisa faz balanço de investimentos no Estado
Somente em 2025, distribuidora está investindo mais de R$ 600 milhões no Tocantins

O Tocantins completa 37 anos de história, marcada pela luta de um povo resiliente e ávido por desenvolvimento, no coração do Brasil. De lá para cá, a Energisa esteve presente na casa de todos os tocantinenses, além de impulsionar o desenvolvimento para indústria, comércio e gestão público. Em 11 anos de atuação no Estado, desde que assumiu a concessão em 2014, a Energisa já investiu mais de R$ 4,3 bilhões no sistema elétrico dos 139 municípios do Tocantins, levando o Estado a níveis elevados de qualidade do fornecimento de energia e em destaque nacional.
“A energia é vetor de desenvolvimento, e quando fazemos um investimento associado à melhoria na distribuição, equipamentos e automação, garantimos um fornecimento com mais continuidade e qualidade”, destaca o diretor presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum.
Somente em 2025, a Energisa Tocantins já investiu mais de R$ 400 milhões na rede elétrica do Estado, com previsão de totalizar R$ 598,7 milhões até o fim do ano, recurso aplicado na ampliação e modernização da rede, além da construção de novas subestações, como é o caso da nova subestação no município de Pedro Afonso e da subestação de Talismã, que ampliarão a capacidade do sistema para as cidades e municípios vizinhos. Ainda no Centro Norte do Estado, o destaque vai para o sistema Colinas/Nova Olinda/Araguaína, que receberá um investimento total superior aos R$ 50 milhões.
O investimento financeiro é essencial, pois alimenta o processo de planejamento da empresa para viabilizar melhorias e desenvolvimento ao Estado, por meio do mapeamento das cadeias produtivas, por exemplo. Mas não é o único.
“Investir financeiramente no sistema elétrico é fundamental, mas quem cuida disso são as pessoas, o que nos leva a ter um olhar cada vez mais atento ao nosso clima organizacional, para que todos aqueles trabalham na Energisa se sintam acolhidos em seu ambiente de trabalho. Então a nossa atuação hoje no Estado ocorre em todas as frentes: do ponto de vista técnico, com um fornecimento de energia elétrica de qualidade; das pessoas, para criar um ambiente de trabalho saudável, e no relacionamento da empresa com a sociedade. Tudo isso sempre pensando em proporcionar a melhor experiência e satisfação dos tocantinenses”, pontua o diretor presidente.
Em pouco mais de uma década no Tocantins, a Energisa resgatou projetos culturais como a Festa da Rapadura e a Festa da Colheita do Capim Dourado, por meio do projeto Energia para Crescer, que executa em parceria com o Sebrae no Jalapão.
No fomento ao desenvolvimento econômico e cultural, a distribuidora também atua na preservação e cuidado de um dos bens mais valiosos do Estado: o capim-dourado. Em parceria com instituições públicas, a empresa apoia a identificação e fiscalização dos campos onde as hastes brotam, a fim de zelar pela fonte de renda das comunidades quilombolas do Jalapão.
Assim, a Energisa segue atuando nos mais variados âmbitos e não mede esforços para atender da melhor forma possível os mais de 680 mil clientes presentes nos 139 municípios. “Nosso trabalho tem um objetivo muito claro: entregar um fornecimento de energia constante, confiável e seguro, proporcionando qualidade de vida e conforto para os milhares de clientes que atendemos no Tocantins”, finaliza o diretor presidente.
Nos últimos anos, a Energisa Tocantins vem sendo destaque nacional e no setor elétrico. A distribuição foi reconhecida, por quatro anos consecutivos, como uma das melhores do país, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).
Além disso, a empresa também vem desempenhando como um dos melhores fornecimentos de energia do Brasil, segundo o ranking Aneel da Qualidade, que compara a qualidade e constância da energia que chega para todos os clientes do país. A conquista é resultado de um trabalho árduo realizado por todos os colaboradores e reforça o compromisso da distribuidora em oferecer uma prestação de serviços de qualidade. Além dos reconhecimentos setoriais, a Energisa é atualmente uma referência em marca empregadora no Estado e foi eleita a melhor empresa para se trabalhar no ramo de energia em todo o Brasil.
Energisa
Aldeias em Formoso do Araguaia recebem ação de negociação de débitos e cadastro na Tarifa Social de energia
Iniciativa itinerante da Energisa percorrerá aldeias São João, Canoanã e Txuiri entre os dias 7 e 9 de outubro

As famílias indígenas das aldeias São João, Canoanã e Txuiri, em Formoso do Araguaia, terão a oportunidade de negociar débitos em aberto com a Energisa de forma facilitada entre os dias 7 e 9 de outubro. A ação itinerante é fruto de uma parceria da distribuidora com a Coordenação das Organizações Indígenas do Povo Javaé da Ilha do Bananal (Conjaba), com a Prefeitura de Formoso do Araguaia e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
As visitas em campo são uma forma de facilitar o acesso à campanha para os povos indígenas, e promovem negociações com entradas reduzidas, maior flexibilidade no parcelamento e isenção de multas e juros, adaptando-se à realidade financeira das famílias.
“O Regulariza Energisa é uma iniciativa da distribuidora que oferece condições especiais para clientes com débitos antigos, facilitando a regularização da situação financeira com descontos. O programa busca viabilizar a retomada do acesso ao crédito, restaurar o vínculo com a empresa e contribuir para a dignidade econômica dos consumidores. Atualmente 1.175 indígenas foram contemplados nessa iniciativa em todo o Estado”, explica o coordenador comercial da Energisa Tocantins, Erick Honório.
Ao longo da programação, as famílias também terão acesso aos serviços ofertados nas agências como troca de titularidade, solicitação de nova ligação e emissão de segunda via de contas.
Tarifa Social
Em parceria com a Prefeitura de Formoso do Araguaia e o Cras, as famílias indígenas também poderão se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica. Atualmente no Tocantins, 2.409 famílias indígenas estão aptas, mas ainda não se cadastraram no programa.
Para ter acesso ao benefício, concedido pelo Governo Federal, é preciso estar inserido no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com os dados atualizados junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município em que reside. No caso de famílias indígenas, também é necessário apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani) no ato do cadastro.
O consumo mensal da residência, para isenção total do pagamento da conta de energia, deve ser de até 80 kW/h por mês, e a renda, de até meio salário-mínimo por pessoa. Caso o consumo ultrapasse o limite estipulado, a cobrança é realizada conforme valores homologados na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Para o Coordenador Geral da Conjaba, Vantuires Oliveira Martins Javaé, fazer parte da ação é unir forças em prol da valorização e inclusão dos povos indígenas. “Em diálogo com a Energisa, especialmente com o diretor Alankardek Moreira, uma pessoa muito sensível a causa indígena, tivemos a graça de fazer parte dessa parceria para atender nossas comunidades e assim promover a participação das famílias no programa da Tarifa Social. Ter a oportunidade de promover a regularização dos cadastros e negociação de débitos de maneira facilitada melhora as expectativas e renova as esperanças de um futuro melhor para todos”.
Programação
- 7 de outubro (terça-feira): Aldeia São João, na Escola Indígena Temanaré
- 8 de outubro (quarta-feira): Aldeia Canoanã, na Escola Indígena Tainá
- 9 de outubro (quinta-feira): Aldeia Txuiri, na Escola Indígena Txuri Hiná
Sebrae
Sebrae promove seminário para orientar empreendedores sobre crédito e gestão estratégica
O evento, que é gratuito, ocorre no próximo dia 16, em Palmas; público também terá capacitação em planejamento e desenvolvimento de equipes produtivas

Com o tema “Gestão inteligente: estratégias de crescimento e gestão financeira e pessoal para as MPEs tocantinenses”, o Sebrae Tocantins realiza no próximo dia 16 de outubro, na sede da OAB em Palmas, o Seminário Estadual de Empresas Fampeadas. O evento, que é gratuito, vai orientar empreendedores sobre as vantagens do crédito facilitado pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), criado e gerenciado pelo Sebrae para ampliar as garantias exigidas por instituições financeiras. A ação também garante a capacitação de gestores locais com conteúdo práticos sobre gestão financeira, planejamento estratégico e desenvolvimento de equipes mais produtivas e comprometidas. As inscrições podem ser feitas pela Loja Sebrae (https://to.loja.sebrae.com. br/).
Atualmente, as MPEs representam 96% dos empreendimentos do Tocantins e são responsáveis por grande parte da geração de emprego e renda do Estado. Apesar disso, quase 90% ainda enfrentam dificuldades para acessar o crédito tradicional, seja por restrição de CPF ou CNPJ, baixo score, falta de avalista ou garantias reais. Nesses casos, muitas recorrem a empréstimos mais caros, o que compromete o fluxo de caixa e aumenta os custos operacionais.
De acordo com dados do Sebrae, o Fampe tem sido fundamental para ampliar as oportunidades de financiamento. Nos últimos cinco anos, segundo ele, 3.437 empresas foram beneficiadas no Estado, totalizando mais de R$ 134 milhões financiados com aval de R$ 92 milhões, por meio de parcerias com instituições financeiras. Só em Palmas, 1.245 empresas já foram contempladas, representando 36% do total.
Para o analista do Sebrae Tocantins, Francisco Ramos, a informação é um fator decisivo para que os empresários utilizem o crédito de forma estratégica. “A capacitação é transformadora porque mostra ao empreendedor como se preparar para ter acesso ao crédito de maneira consciente e planejada, garantindo que esse recurso se converta em resultados positivos e maior lucro para o negócio”, destaca.
Além das palestras e oficinas, o evento terá a participação das instituições financeiras que operam com o Fampe, como por exemplo: Sicoob, Sicred, Cresol, Bradesco e Agência de Fomento do Tocantins.
Também conforme o analista, outro ponto em pauta será o atendimento pós-crédito, etapa, que segundo ele, é considerada essencial para acompanhar a saúde financeira das empresas beneficiadas. “A expectativa é reunir 150 empresas durante o seminário, o que reforça o compromisso do Sebrae em ampliar o índice de cobertura e assegurar a sustentabilidade dos pequenos negócios no Tocantins”, salienta.
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