Palmas
1ª edição do Yoga em Palmas: um encontro transformador para o bem-estar
Em um mundo onde o ritmo acelerado da vida urbana muitas vezes sobrecarrega tanto o corpo quanto a mente, buscar atividades que promovam equilíbrio e bem-estar tornou-se uma necessidade. Consciente disso, o Projeto Viva Bem Servidor organizou a 1ª edição do Yoga em Palmas, um evento que reuniu mais de 80 participantes no último sábado, dia 23.
Com uma aula revitalizante de Hatha Yoga ministrada pelo mestre Vachaspati Mishra e uma palestra inspiradora sobre o poder autotransformador dessa filosofia ancestral, o evento proporcionou momentos de reflexão, conexão e aprendizado para pessoas de todas as idades.
O evento Yoga em Palmas é resultado do convênio entre Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Tocantins (UFT), através do Centro de Práticas Integrativas e Complementares (Cepic/UFT), no qual realiza os atendimentos terapêuticos previstos na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares para a promoção do bem-estar e qualidade de vida.
Explorando o poder transformador do yoga
Durante a palestra, o renomado guru de yoga, PhD. Radheshyam Mishra, compartilhou insights profundos sobre a sobrecarga mental que muitos enfrentam no dia a dia. “Identificamos as programações que moldam nossa mente, desde a infância até influências sociais e políticas. Ao reconhecê-las, podemos melhorar as boas, eliminar as ruins e cultivar aquelas que ainda não estão presentes. Esse processo é a verdadeira transformação, uma mudança completa em nossa programação interna. Cada um de nós tem esse potencial e a meditação gradualmente abre as portas desta universidade interna”, destacou.
Diálogo e compartilhamento de experiências
Após a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas próprias experiências, gerando debates significativos sobre temas como ansiedade, vida e morte. “Eventos como esse são essenciais para Palmas, pois destacam a importância do Yoga e merecem atenção. Conheço seus benefícios e sou uma entusiasta da prática, especialmente após começar durante a pandemia”, ressaltou Gardenia Nunes, de 22 anos.
Viva Bem Servidor em 2024
Para o ano de 2024, o projeto VBS prevê implementar o Espaço Viva Bem para o servidor municipal, com sessões individuais e em grupo de terapias integrativas e complementares, incluindo yoga e meditação.