Casa e Decoração
No campo, Casa Hermès é inspirada em grife francesa
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros
- /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 27
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2024/03/unnamed-13.jpg&description=No campo, Casa Hermès é inspirada em grife francesa', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2024/03/unnamed-13.jpg&description=No campo, Casa Hermès é inspirada em grife francesa', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
A casa térrea que ocupa 200 m² de uma grande área verde no coração da Serra Gaúcha é mágica. Esse, pelo menos, foi o pedido que os proprietários fizeram para Priscila Poli, designer à frente da Casamar – hub de inovação em design de interiores especialista em casas de férias – “queríamos algo mágico, singular e exclusivo” foi dito. A inspiração central? A grife francesa Hermès.
O hall de entrada traz a identidade da Hermès: paredes alaranjadas na cor Tangerina Fresca da Suvinil, em composição com o verde musgo e um cimento queimado diamantado perolado e couro, muito couro – matéria-prima que fez com que a grife ficasse conhecida mundialmente, por meio da produção artesanal de arreios para cavalos.
Ladrilhos desenhados à mão no piso no teto roubam a cena, cortinas de linho encorpado e metais dourados reforçam a atmosfera de elegância. “Nesse ambiente, a ideia foi trazer a transição da grife, que saiu do ramo de produtos equinos para se tornar a maior marca de luxo do mundo. O hall faz parte de uma área integrada e essa foi uma maneira de transformar ele em um limitador do espaço”, contextualiza a designer.
O impacto visual da sala principal é dado nos 360°, onde é possível ver um piano, a adega ao fundo, e uma lareira em pedra natural à frente. A sala é clara e possui muitas texturas: o teto de madeira que traz ainda mais aconchego, a pedra, o linho, o sofá em boucle, que adiciona ainda mais referência de sofisticação ao projeto.
Piano como peça principal
Entre as orientações passadas pelos moradores – um jovem casal apaixonado por música – estava a ideia de transformar o piano do filho de 4 anos em uma das peças principais da casa.
Priscila, então, colocou o instrumento na sala íntima em um ponto do ambiente em que é possível todos estarem conectados. A ideia valorizou ainda mais a integração e convívio familiar. “Consigo imaginar a rotina em família nesse espaço: enquanto o filho toca piano, o pai estará fazendo o jantar e a mãe lê um livro”, conta a designer enquanto transita pelos ambientes.
Seguindo as referências da marca Hermès, a utilização de materiais como couro, linho e ladrilhos antigos foi estratégica.Os materiais foram escolhidos a dedo porque remetem as decorações dos casarões dos Haras da época, e englobam uma característica forte da família de moradores: a ousadia.
Outro elemento central para a escolha das matérias primas, cores e texturas do couro e linho, contrastando com tons terrosos, é a sensação de tranquilidade e conforto que a combinação traz. “As tonalidades escolhidas a dedo nos envolvem e aquecem a alma, e ajudam a construir as sensações perfeitas para se cultivar em casa”, pontua Priscila.
As viagens ao longo da vida do casal sonhador – ambos têm como ofício o encantamento: ela é uma das maiores especialistas em marketing de hospitalidade e entretenimento do país e ele, Chief Experience Officer de uma grande rede de restaurantes temáticos – estão por toda a parte. São quadros assinados por artistas como William Silvers, artista visual da Disney e da Universal Studios, e Raphael Langowski – todos feitos especialmente para a família.
O imprevisível também está presente na estrutura do imóvel: nenhum cômodo da casa tem o mesmo tamanho de pé direito. A ideia é utilizar a estratégia de compressão e descompressão, utilizando de sensações multissensoriais, fazendo com que as pessoas que estejam entrando na casa sintam estímulos diferentes a poucos passos de caminhada. “Maximizei essa estratégia utilizando arcos com reflexos dourados dividindo os espaços, para possibilitar a ideia de estar atravessando portais, entrando em outros lugares”, comenta a designer.
Se o plano deu certo? Muito. “Nos sentimos em lugares diferentes. Nosso escritório tem o pé direito extremamente baixo por exemplo, pois ali precisamos de foco, na sala o pé direito é alto para trazer a sensação de amplitude, também de luminosidade, ideal para recebermos amigos para curtir uma boa música, por exemplo”, conta o morador.
Hora se está em um pé direito baixo de uma sala com pintura verde, micro texturizada e perolada, e ao atravessar o arco dourado, uma sala convidativa com pé direito mais alto, com muita entrada de luz solar, rótulos à mostra – intuindo para uma roda de conversas – e um piano em laca branca refletindo a luz e brilho de um lustre de cristal fixado em um pé direito duplo de madeira.
Na casa de campo da família, nada foi feito sem propósito: o chafariz que fica entre o escritório e o quarto possibilita ainda mais magia.
“Para nós, não importa se a casa fica na área urbana, rural ou litoral. Todas as casas merecem ser casas de férias, com memórias esperando para serem criadas. Hoje não é mais sobre transformar casas de férias no campo ou na praia, é sobre transformar casas que em qualquer lugar você esteja de férias”, comenta Priscila Poli.
Você pode gostar
Casa e Decoração
Design autoral tocantinense ganha destaque nacional com peça inspirada em Palmas
Peça Solitário, inspirada nas rotatórias de Palmas, é finalista do Prêmio Design Salão de Gramado e integra exposição no Rio de Janeiro.
Publicadas
4 dias atrássobre
13/10/2025Por
Jaciara Barros
O design autoral tocantinense está conquistando espaço no cenário nacional com a peça Solitário, integrante da Série Palmas. Inspirado nas rotatórias da capital, o objeto criado por Márcio Colauto une arte, urbanismo e identidade local, consolidando Palmas como um novo polo de criatividade e design no Brasil.
Peça inspirada nas rotatórias de Palmas ganha projeção nacional
Desenvolvida durante a Semana de Design em Palmas, a peça Solitário traduz em forma e textura o traçado urbano da cidade, marcada por suas rotatórias e pela harmonia entre natureza e planejamento urbano.
Com linhas fluidas e estética minimalista, a obra combina funcionalidade e simbolismo, transformando elementos cotidianos da paisagem palmense em expressão poética e contemporânea.
“A ideia era traduzir a essência da cidade de Palmas em um objeto de design que tivesse memória, identidade e leveza. O Solitário nasceu dessa observação sensível do território e da vida urbana”, explica Márcio Colauto, arquiteto, designer e curador da Semana de Design em Palmas.
Reconhecimento no Prêmio Design Salão de Gramado
O Solitário foi finalista do II Prêmio Design Salão de Gramado 2024, um dos mais importantes do país, ficando entre os cinco melhores projetos na categoria Objetos para a Casa. A premiação reconhece a excelência e inovação no design brasileiro e internacional.
Antes de alcançar o circuito nacional de premiações, a peça já havia conquistado espaço em importantes eventos de design e arquitetura, como a CasaCor Tocantins, e participou de uma mostra especial no MASP (Museu de Arte de São Paulo), voltada à criatividade e ao design brasileiro.
De Palmas para o Rio: exposição “Novos Talentos Brasileiros”
Atualmente, o Solitário integra a exposição “Novos Talentos Brasileiros”, no Rio de Janeiro, uma das mostras mais tradicionais dedicadas ao design autoral. Em sua oitava edição, o evento destaca criadores que promovem a diversidade estética e cultural do país.
A exposição segue aberta ao público até 9 de novembro, ampliando a visibilidade do design autoral tocantinense e reforçando o protagonismo criativo da região Norte.
Sobre o designer
Márcio Colauto é arquiteto, designer e curador da Semana de Design em Palmas. Sua trajetória é marcada pela promoção do design autoral brasileiro com foco na identidade tocantinense, transitando entre pesquisa estética, sustentabilidade e narrativas locais traduzidas em objetos contemporâneos.
“Meu trabalho busca criar pontes entre o simbólico e o funcional, entre o regional e o universal. O design, para mim, é uma forma de contar histórias através de objetos”, define Colauto.
CASACOR
CASACOR Tocantins traz Maurício Arruda para talk exclusivo
CASACOR Tocantins recebe Maurício Arruda para o talk Semear Sonhos no Palácio Araguaia em 09 de outubro às 19h com parceria do Sebrae. Reflexões sobre arquitetura, design e sustentabilidade.”
Publicadas
1 semana atrássobre
09/10/2025Por
Jaciara Barros
Arquitetura design e sustentabilidade em pauta
Mestre pela USP e diretor criativo do escritório TODOS Arquitetura, Maurício Arruda é reconhecido por unir brasilidade memória afetiva e sustentabilidade em projetos residenciais e mostras internacionais. Popularizado pelo programa Decora no GNT ele traduz o design para o cotidiano e inspira mudanças positivas a partir dos espaços.
Em Palmas o arquiteto convida o público a refletir sobre o impacto do design na qualidade de vida na identidade cultural e no desenvolvimento urbano com foco em materiais processos e soluções que conciliam estética funcionalidade e responsabilidade ambiental.
Agenda criativa do Tocantins em evidência
O encontro fortalece a agenda cultural e de design do Tocantins e reforça o compromisso da CASACOR com a inovação e a valorização de talentos locais. A presença de um nome de referência nacional amplia conexões entre arquitetura turismo e empreendedorismo criativo e estimula novas narrativas para os ambientes residenciais comerciais e públicos.
“A CASACOR é muito mais que uma mostra é um laboratório vivo um motor que impulsiona a arquitetura o design e a cultura de cada região que abraça. No Tocantins testemunhamos a efervescência de talentos e a singularidade de uma cultura em ascensão. Trazer Maurício Arruda é catalisar essa chama conectando a expertise nacional com o universo criativo tocantinense e inspirando novas narrativas para nossos espaços” destaca Karen Profeta sócia e diretora da CASACOR.
Serviço
|
Garanta sua presença a experiência é ideal para profissionais estudantes e entusiastas de arquitetura e design que buscam referências práticas e tendências com visão sustentável.
Sobre a CASACOR Tocantins
A CASACOR é a mostra de arquitetura design de interiores e paisagismo mais prestigiada das Américas reunindo anualmente profissionais de destaque no Brasil e em países da América Latina. A próxima edição da CASACOR Tocantins prevista para maio a julho de 2026 promete apresentar tendências e enaltecer a cultura e o talento local consolidando sua integração ao cenário nacional da mostra.
Sobre o Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas promove o desenvolvimento sustentável e a competitividade dos pequenos negócios com soluções que estimulam empreendedorismo inovação e acesso a mercados em todo o país.
CASACOR
Grandes nomes da arquitetura reunidos na CASACOR Minas
A 30ª edição da CASACOR Minas, que segue até 05 de outubro na sede da PUC Lourdes, reúne um time formado por 74 profissionais das áreas de arquitetura, design e paisagismo, que assinam um 49 ambientes.
Publicadas
1 mês atrássobre
10/09/2025Por
Jaciara Barros
Visitar a CASACOR Minas é ter acesso a um rol elevado de inspiração e conhecimento nas áreas de arquitetura, design, paisagismo e arte. A cada edição, um time formado por profissionais é escalado para apresentar interpretações acerca do tema, que neste ano é “Semear Sonhos”, propondo uma análise sobre o futuro que queremos e os impactos que precisamos trazer para o presente, despertando uma série de reflexões no público.
Esta edição conta com a participação de nomes representativos da arquitetura mineira, incluindo expoentes como Pedro Lázaro, Beth Nejm, Ana Paula Paolinelli, Flávia Roscoe, Gislene Lopes, Sérgio Viana, Manuela Senna, Ana Bahia, Joana Hardy, Antônio Grillo, Alexandre Rousset, entre outros, reforçando a importância da mostra em apresentar um recorte expressivo e atual da produção arquitetônica do estado.
A Sala de Jantar, de Pedro Lázaro, se destaca pelas escolhas precisas, tanto no design do mobiliário – boa parte assinada pelo próprio arquiteto – como nas obras de arte que assumem um papel fundamental na composição. A ideia foi criar uma sala de jantar para quem gosta de receber, propiciando um ambiente ideal para encontros sem hora para terminar. O resultado é um conjunto de peso em que a riqueza de conteúdo expõe segurança e bagagem cultural e histórica.
Beth Nejm também aposta em um ambiente para receber com a sua Confraria. A paixão por vinhos se revela na vasta adega, e o destaque fica por conta do painel desenvolvido pelo Studio K2, que desconstrói digitalmente a obra Feira de Camponeses (1570), de Peeter Baltens. Cores fortes, acabamentos finos e mobiliário moderno dialogam com detalhes clássicos, criando uma atmosfera elegante e atemporal.
O Espaço Singular, de Ana Paula Paolinelli propõe uma nova leitura para o living integrado ao jantar. O projeto foge do convencional e lança um novo olhar sobre layout e mobiliário: cada peça é vitrine de uma tendência em evolução, criando uma harmonia inesperada entre rigidez e maciez.
O Living do Colecionador, de Joana Hardy, reúne formas, matérias e referências que atravessam o tempo. O estar e a sala de jantar se fundem e cada peça de mobiliário, assinada por grandes nomes do design brasileiro e, em especial, por arquitetos mineiros, carrega consigo o respeito à história, à matéria e ao fazer manual.
Com uma estética refinada e atual, o Living Mineiridade, de Flávia Roscoe, é uma homenagem à cultura do estado. Na curadoria, o equilíbrio do mobiliário com a arte, ocasionando um convite à permanência e contemplação. Entre os artistas, destaque paras as peças de Maria Lira Marques, ícone do Vale do Jequitinhonha, em contraste com a contemporaneidade dos também mineiros Ricardo Homem e Bruno Cançado.
A Sala Elos, de Gislene Lopes, é outro espaço pensado para quem gosta de receber. O destaque fica por conta das peças desenhadas pela arquiteta, como o balcão em pedra sabão e madeira, a estante e a marcenaria, além da presença marcante da arte, que reforça o caráter autoral.
No Loft Essência, Graziella Nicolai aposta na paleta suave de cores que valoriza a iluminação e reforça a presença dos materiais naturais. Quarto, banho e estar foram pensados como um refúgio para uma mulher independente e autêntica, que valoriza o silêncio das pausas.
O Living Raízes, de Manuela Senna se destaca como uma sala-bar inspirada na arte de receber. A composição valoriza formas orgânicas e texturas que evocam memória e pertencimento. Os tons terrosos criam uma atmosfera serena e sensorial, com foco no bem-estar.
O ambiente de Ana Bahia, a Sala Brasileira, celebra os 80 anos da Líder Interiores, exaltando o encontro da familiaridade com a surpresa. A ideia é preservar memórias e celebrar o novo, a partir de uma curadoria criteriosa de peças de mobiliário e materiais, resultando num ambiente único e atemporal.
Assinada pela irmãs Cris e Linda Martins, fundadoras da Maraú Design, a Casa Boa Vista Deca é um refúgio que reflete a essência das fazendas contemporâneas. Cozinha e living se fundem em um só gesto, conferindo à ilha o status de coração pulsante da casa. O rústico e o contemporâneo convivem de forma harmoniosa e inspiradora.
A CASACOR Minas Gerais é realizada pela Multicult, e conta com o patrocínio master da Deca. Os fornecedores oficiais desta edição são: Coral Tintas, Banco BRB, ArcelorMittal. Entre os patrocínios locais, estão: PUC Minas, OOH Brasil, Brastemp e QuintoAndar. A energia oficial é fornecida pela Click Livre. A 30ª CASACOR Minas ainda conta com os apoios do Sebrae, Portinari, Guararapes, CAU/MG, NEOOH e BH Airport.
A 30ª CASACOR Minas Gerais segue até dia 05/10, na PUC Minas Lourdes(Rua da Bahia, 2020). Ingressos disponíveis no site(www.casacor.abril.com.br) ou na bilheteria do evento.
Sobre a CASACOR Minas
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas e em 2025 chega à sua 30ª edição em Minas Gerais, com 17 praças nacionais (São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).
SITE: www.casacor.abril.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas
INSTAGRAM: @casacorminas
Sobre a PUC Minas
Considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil, a PUC Minas é a única instituição privada de Minas Gerais a fazer parte do ranking das melhores universidades do mundo: o Times Higher Education 2025. Com 66 anos de história, é reconhecida pelo mercado como uma das mais inovadoras do Brasil e uma das quatro mais respeitadas pelos empregadores do país (RUF 2024). O Campus Lourdes é a Unidade Educacional mais recente da Universidade e está estruturado em diversos prédios próximos ao Circuito Praça da Liberdade, com diversos laboratórios equipados com o que há de mais moderno para atender as necessidades dos cursos ofertados, salas de monitoria, entre outros espaços de estudos e convivência. Atualmente, a PUC Minas Lourdes oferta 17 cursos de graduação, além de cursos de graduação no formato EAD, Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais e inúmeros cursos de pós-graduação oferecidos pelo IEC PUC Minas, presente na região desde 1995.
Sobre a Multicult
A Multicult é uma empresa sob a direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, especializada em ações e serviços nas áreas de Planejamento, Curadoria, Produção e Articulação para eventos, projetos e iniciativas nas áreas de Arquitetura, Cultura, Design, Gastronomia e Contemporaneidade. Entre os principais projetos desenvolvidos pela Multicult estão a CASACOR Minas, a Mostra 100% Minas e o Restauro da antiga sede da Rede Ferroviária Federal. Além disso, a Multicult também desenvolve uma série de ações e eventos especiais ao longo do ano como palestras, exposições, mostras e publicações voltadas para a área de economia criativa.
Serviço
30ª CASACOR Minas Gerais
Horário de funcionamento:
Terça a sexta-feira: Bilheteria: 14h às 21h | Visitação: 14h às 22h
Sábados: Bilheteria: 12h às 21h | Visitação: 12h às 22h
Domingos: Bilheteria: 12h às 19h | Visitação: 12h às 20h
*Nos feriados a CASACOR não altera o horário de funcionamento.
Ingressos:
Inteira – R$ 90 de terça a sexta / R$ 100 sábado e domingo
Meia Entrada: R$ 45 de terça a sexta / R$ 50 sábado e domingo
Válida para Idoso/Estudante/Professor/PCD/Id Jovem – Mediante apresentação de documento comprobatório
Passaporte (*Meia entrada não se aplica)
3 Dias = R$ 200
6 Dias = R$ 380
Ilimitado = R$ 950
CASACOR Minas Gerais
Onde: Rua da Bahia, 2020 – Lourdes – Belo Horizonte – MG
Quando: Até 05 de outubro
Ingressos pelo site: www.casacor.com.br
Informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para CCJ

Influenciadora Brenda Queiroz participa de talk show em Palmas

Monster Energy lança “Rio Punch” — energia épica inspirada no Brasil!

Tocantinenses podem negociar contas de energia com descontos de até 98%

Comitê de Cultura no Tocantins realiza mapeamento cultural

Governador Laurez Moreira encaminha PCCR da Educação à Assembleia e pede celeridade para a aprovação

Governador Laurez Moreira prorroga até 15 de dezembro o prazo para pagamento do IPVA 2025

Sebrae e ApexBrasil qualificam empresas do Tocantins para exportação
Laurez Moreira anuncia projeto para regulamentar o SUAS

CNI destaca 9 obras prioritárias para o Tocantins

Último dia para garantir a participação no Festival Bar em Bar 2025

Janad Valcari pede mutirão de cirurgias ortopédicas no HGP

Reestruturação administrativa redefine gestão de Palmas

Aleto aprova Programa de Conscientização e Controle do Diabetes nas escolas

Polícia Federal investiga desvios de recursos públicos no Tocantins

Com 62 mil empreendedoras, Tocantins registra avanço do protagonismo feminino nos negócios

Natalzão CDL 2025 aquece vendas em Palmas com sorteios e prêmios

Governador Laurez Moreira participa da passagem de comando do Corpo de Bombeiros

Governo do Tocantins lança nova identidade visual

Hospital Universitário da UFT lança edital de R$ 306 milhões

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para CCJ

Influenciadora Brenda Queiroz participa de talk show em Palmas

Monster Energy lança “Rio Punch” — energia épica inspirada no Brasil!

Tocantinenses podem negociar contas de energia com descontos de até 98%

Comitê de Cultura no Tocantins realiza mapeamento cultural

Governador Laurez Moreira encaminha PCCR da Educação à Assembleia e pede celeridade para a aprovação

Governador Laurez Moreira prorroga até 15 de dezembro o prazo para pagamento do IPVA 2025

Sebrae e ApexBrasil qualificam empresas do Tocantins para exportação
Laurez Moreira anuncia projeto para regulamentar o SUAS

CNI destaca 9 obras prioritárias para o Tocantins

Último dia para garantir a participação no Festival Bar em Bar 2025

Janad Valcari pede mutirão de cirurgias ortopédicas no HGP

Reestruturação administrativa redefine gestão de Palmas

Aleto aprova Programa de Conscientização e Controle do Diabetes nas escolas

Polícia Federal investiga desvios de recursos públicos no Tocantins

Com 62 mil empreendedoras, Tocantins registra avanço do protagonismo feminino nos negócios

Natalzão CDL 2025 aquece vendas em Palmas com sorteios e prêmios

Governador Laurez Moreira participa da passagem de comando do Corpo de Bombeiros

Governo do Tocantins lança nova identidade visual

Hospital Universitário da UFT lança edital de R$ 306 milhões

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para CCJ

Influenciadora Brenda Queiroz participa de talk show em Palmas

Monster Energy lança “Rio Punch” — energia épica inspirada no Brasil!

Tocantinenses podem negociar contas de energia com descontos de até 98%

Comitê de Cultura no Tocantins realiza mapeamento cultural

Governador Laurez Moreira encaminha PCCR da Educação à Assembleia e pede celeridade para a aprovação

Governador Laurez Moreira prorroga até 15 de dezembro o prazo para pagamento do IPVA 2025

Sebrae e ApexBrasil qualificam empresas do Tocantins para exportação
Laurez Moreira anuncia projeto para regulamentar o SUAS

CNI destaca 9 obras prioritárias para o Tocantins

Último dia para garantir a participação no Festival Bar em Bar 2025

Janad Valcari pede mutirão de cirurgias ortopédicas no HGP

Reestruturação administrativa redefine gestão de Palmas

Aleto aprova Programa de Conscientização e Controle do Diabetes nas escolas

Polícia Federal investiga desvios de recursos públicos no Tocantins

Com 62 mil empreendedoras, Tocantins registra avanço do protagonismo feminino nos negócios

Natalzão CDL 2025 aquece vendas em Palmas com sorteios e prêmios

Governador Laurez Moreira participa da passagem de comando do Corpo de Bombeiros

Governo do Tocantins lança nova identidade visual

Hospital Universitário da UFT lança edital de R$ 306 milhões
DESTAQUES
- Palmas4 dias atrás
Reforma administrativa em Palmas busca equilibrar contas públicas
- Entretenimento4 dias atrás
Yane Lopes apresenta “Nara Leão: Voz e Verso” nesta quarta (15), em Palmas
- Entretenimento4 dias atrás
Tocantins em Concerto encanta público em Araguaína com espetáculo acessível e celebração à música regional
- Palmas2 dias atrás
Reestruturação administrativa redefine gestão de Palmas
- Economia2 dias atrás
Monster Energy lança “Rio Punch” — energia épica inspirada no Brasil!