Energisa
Sebrae Tocantins abre inscrições para o Selo de Referência em Atendimento 2025
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Jaciara Barros
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Os interessados têm até o dia 12 de maio para se inscreverem
O Sebrae Tocantins abre as inscrições para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento 2025, um reconhecimento nacional que valoriza a excelência dos serviços prestados pelas Salas do Empreendedor em todo o Estado. A certificação tem como objetivo incentivar a melhoria contínua no suporte aos pequenos negócios, com o foco de promover um ambiente mais propício ao desenvolvimento econômico nos municípios.
Para participar, os interessados devem entrar em contato com os gestores regionais do Sebrae e seguir as etapas do processo de avaliação. O prazo para inscrições encerra no dia 12 de maio.
Jirene Lisboa, analista do Sebrae, enfatiza que o processo de certificação reconhece o esforço das equipes locais e estimula boas práticas de atendimento, garantindo que os empreendedores recebam suporte cada vez mais eficiente. “Desta forma, o Sebrae Tocantins reafirma seu compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios e a valorização dos agentes que atuam na linha de frente do atendimento ao empreendedor. Ou seja, a conquista do Selo Sebrae é uma oportunidade de reconhecimento e crescimento para as Salas do Empreendedor, impulsionando ainda mais o desenvolvimento local”, comenta.
Para mais informações, acesse o site https://sebrae.com.br/sites/ PortalSebrae/ selosebraedereferencia ou procure um gestor regional.
Sala do Empreendedor
As Salas do Empreendedor são espaços fundamentais para a formalização, capacitação e orientação dos empreendedores locais, resultado da parceria entre o Sebrae e as prefeituras municipais. Esses locais desempenham um papel estratégico ao facilitar o acesso dos empresários a informações e serviços essenciais, contribuindo diretamente para o fortalecimento dos negócios e o crescimento sustentável das cidades.
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Energisa
Tocantinenses podem negociar contas de energia com descontos de até 98%
Campanha oferece parcelamentos flexíveis e pagamentos via Pix, cartão de débito ou crédito
Publicadas
1 dia atrássobre
15/10/2025Por
Jaciara Barros
Os moradores dos 139 municípios tocantinenses terão uma oportunidade única para negociar suas contas de energia com condições diferenciadas por meio da campanha de negociação de débitos, lançada nesta semana pela Energisa Tocantins. Com descontos de até 98%, que podem ser aplicados sobre o valor total, os juros ou a multa, e parcelas flexíveis, os clientes que tiverem com faturas em atraso poderão regularizar a sua situação por meio dos canais digitais, sem sair de casa.
“A iniciativa de negociação de débitos da distribuidora disponibiliza vantagens para quem tem débitos antigos, tornando mais fácil regularizar a situação com descontos e contribuindo para que os clientes voltem a ter acesso ao crédito e restabeleçam o vínculo com a empresa. Além disso, a campanha é uma forma de contribuir para a dignidade econômica dos consumidores”, destaca Erick Honório, Coordenador Comercial da Energisa Tocantins.
Os clientes que optarem pela negociação poderão fazer o pagamento via Pix, cartão de débito ou crédito, à vista ou parcelado. O processo pode ser feito de forma totalmente digital, sem necessidade de deslocamento até uma agência. Quem estiver com uma ou mais faturas vencidas pode entrar em contato com os canais de atendimento, como o aplicativo Energisa On, disponível na App Store e no Google Play, e o site www.energisa.com.br. É necessário ter em mãos os documentos pessoais de identificação como CPF e RG.
As últimas campanhas de negociação de débitos promovidas pela Energisa no Tocantins, realizadas nos meses de agosto e setembro deste ano, resultaram em mais de 400 contratos firmados e cerca de R$ 1,7 milhão em valores negociados. Na ocasião, foram concedidos descontos de até 99%, aplicados tanto sobre multas e juros quanto sobre o valor principal dos débitos, conforme o perfil de cada cliente. Além disso, foi oferecida a possibilidade de parcelamento em até 24 vezes, de acordo com o período que os débitos estiveram em aberto.
Energisa
37 anos de Tocantins: Energisa faz balanço de investimentos no Estado
Somente em 2025, distribuidora está investindo mais de R$ 600 milhões no Tocantins
Publicadas
2 semanas atrássobre
04/10/2025Por
Jaciara Barros
O Tocantins completa 37 anos de história, marcada pela luta de um povo resiliente e ávido por desenvolvimento, no coração do Brasil. De lá para cá, a Energisa esteve presente na casa de todos os tocantinenses, além de impulsionar o desenvolvimento para indústria, comércio e gestão público. Em 11 anos de atuação no Estado, desde que assumiu a concessão em 2014, a Energisa já investiu mais de R$ 4,3 bilhões no sistema elétrico dos 139 municípios do Tocantins, levando o Estado a níveis elevados de qualidade do fornecimento de energia e em destaque nacional.
“A energia é vetor de desenvolvimento, e quando fazemos um investimento associado à melhoria na distribuição, equipamentos e automação, garantimos um fornecimento com mais continuidade e qualidade”, destaca o diretor presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum.
Somente em 2025, a Energisa Tocantins já investiu mais de R$ 400 milhões na rede elétrica do Estado, com previsão de totalizar R$ 598,7 milhões até o fim do ano, recurso aplicado na ampliação e modernização da rede, além da construção de novas subestações, como é o caso da nova subestação no município de Pedro Afonso e da subestação de Talismã, que ampliarão a capacidade do sistema para as cidades e municípios vizinhos. Ainda no Centro Norte do Estado, o destaque vai para o sistema Colinas/Nova Olinda/Araguaína, que receberá um investimento total superior aos R$ 50 milhões.
O investimento financeiro é essencial, pois alimenta o processo de planejamento da empresa para viabilizar melhorias e desenvolvimento ao Estado, por meio do mapeamento das cadeias produtivas, por exemplo. Mas não é o único.
“Investir financeiramente no sistema elétrico é fundamental, mas quem cuida disso são as pessoas, o que nos leva a ter um olhar cada vez mais atento ao nosso clima organizacional, para que todos aqueles trabalham na Energisa se sintam acolhidos em seu ambiente de trabalho. Então a nossa atuação hoje no Estado ocorre em todas as frentes: do ponto de vista técnico, com um fornecimento de energia elétrica de qualidade; das pessoas, para criar um ambiente de trabalho saudável, e no relacionamento da empresa com a sociedade. Tudo isso sempre pensando em proporcionar a melhor experiência e satisfação dos tocantinenses”, pontua o diretor presidente.
Em pouco mais de uma década no Tocantins, a Energisa resgatou projetos culturais como a Festa da Rapadura e a Festa da Colheita do Capim Dourado, por meio do projeto Energia para Crescer, que executa em parceria com o Sebrae no Jalapão.
No fomento ao desenvolvimento econômico e cultural, a distribuidora também atua na preservação e cuidado de um dos bens mais valiosos do Estado: o capim-dourado. Em parceria com instituições públicas, a empresa apoia a identificação e fiscalização dos campos onde as hastes brotam, a fim de zelar pela fonte de renda das comunidades quilombolas do Jalapão.
Assim, a Energisa segue atuando nos mais variados âmbitos e não mede esforços para atender da melhor forma possível os mais de 680 mil clientes presentes nos 139 municípios. “Nosso trabalho tem um objetivo muito claro: entregar um fornecimento de energia constante, confiável e seguro, proporcionando qualidade de vida e conforto para os milhares de clientes que atendemos no Tocantins”, finaliza o diretor presidente.
Nos últimos anos, a Energisa Tocantins vem sendo destaque nacional e no setor elétrico. A distribuição foi reconhecida, por quatro anos consecutivos, como uma das melhores do país, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).
Além disso, a empresa também vem desempenhando como um dos melhores fornecimentos de energia do Brasil, segundo o ranking Aneel da Qualidade, que compara a qualidade e constância da energia que chega para todos os clientes do país. A conquista é resultado de um trabalho árduo realizado por todos os colaboradores e reforça o compromisso da distribuidora em oferecer uma prestação de serviços de qualidade. Além dos reconhecimentos setoriais, a Energisa é atualmente uma referência em marca empregadora no Estado e foi eleita a melhor empresa para se trabalhar no ramo de energia em todo o Brasil.
Energisa
Aldeias em Formoso do Araguaia recebem ação de negociação de débitos e cadastro na Tarifa Social de energia
Iniciativa itinerante da Energisa percorrerá aldeias São João, Canoanã e Txuiri entre os dias 7 e 9 de outubro
Publicadas
2 semanas atrássobre
03/10/2025Por
Jaciara Barros
As famílias indígenas das aldeias São João, Canoanã e Txuiri, em Formoso do Araguaia, terão a oportunidade de negociar débitos em aberto com a Energisa de forma facilitada entre os dias 7 e 9 de outubro. A ação itinerante é fruto de uma parceria da distribuidora com a Coordenação das Organizações Indígenas do Povo Javaé da Ilha do Bananal (Conjaba), com a Prefeitura de Formoso do Araguaia e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
As visitas em campo são uma forma de facilitar o acesso à campanha para os povos indígenas, e promovem negociações com entradas reduzidas, maior flexibilidade no parcelamento e isenção de multas e juros, adaptando-se à realidade financeira das famílias.
“O Regulariza Energisa é uma iniciativa da distribuidora que oferece condições especiais para clientes com débitos antigos, facilitando a regularização da situação financeira com descontos. O programa busca viabilizar a retomada do acesso ao crédito, restaurar o vínculo com a empresa e contribuir para a dignidade econômica dos consumidores. Atualmente 1.175 indígenas foram contemplados nessa iniciativa em todo o Estado”, explica o coordenador comercial da Energisa Tocantins, Erick Honório.
Ao longo da programação, as famílias também terão acesso aos serviços ofertados nas agências como troca de titularidade, solicitação de nova ligação e emissão de segunda via de contas.
Tarifa Social
Em parceria com a Prefeitura de Formoso do Araguaia e o Cras, as famílias indígenas também poderão se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica. Atualmente no Tocantins, 2.409 famílias indígenas estão aptas, mas ainda não se cadastraram no programa.
Para ter acesso ao benefício, concedido pelo Governo Federal, é preciso estar inserido no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com os dados atualizados junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município em que reside. No caso de famílias indígenas, também é necessário apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani) no ato do cadastro.
O consumo mensal da residência, para isenção total do pagamento da conta de energia, deve ser de até 80 kW/h por mês, e a renda, de até meio salário-mínimo por pessoa. Caso o consumo ultrapasse o limite estipulado, a cobrança é realizada conforme valores homologados na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Para o Coordenador Geral da Conjaba, Vantuires Oliveira Martins Javaé, fazer parte da ação é unir forças em prol da valorização e inclusão dos povos indígenas. “Em diálogo com a Energisa, especialmente com o diretor Alankardek Moreira, uma pessoa muito sensível a causa indígena, tivemos a graça de fazer parte dessa parceria para atender nossas comunidades e assim promover a participação das famílias no programa da Tarifa Social. Ter a oportunidade de promover a regularização dos cadastros e negociação de débitos de maneira facilitada melhora as expectativas e renova as esperanças de um futuro melhor para todos”.
Programação
- 7 de outubro (terça-feira): Aldeia São João, na Escola Indígena Temanaré
- 8 de outubro (quarta-feira): Aldeia Canoanã, na Escola Indígena Tainá
- 9 de outubro (quinta-feira): Aldeia Txuiri, na Escola Indígena Txuri Hiná
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