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Economia

No Marajó (PA), cozinhas coletivas agroextrativistas ganham forma em comunidades rurais de Portel e Breves

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Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Quatro cozinhas coletivas estão em fase de implementação em áreas rurais dos municípios de Portel e Breves, no arquipélago do Marajó (PA). A iniciativa faz parte do projeto Sanear Marajó e representa um passo importante para transformar a realidade de mulheres agroextrativistas da região. Mais do que espaços de preparo de alimentos, essas cozinhas estão sendo pensadas como centros de inovação, geração de renda, valorização da sociobiodiversidade e fortalecimento da autonomia feminina.

 

Realizado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), em parceria com o Fundo Amazônia, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Fundação Banco do Brasil, o projeto aposta na cozinha como um lugar estratégico, que rompe com a lógica histórica de invisibilidade do trabalho doméstico. “O IEB concebe essas cozinhas coletivas agroextrativistas como ferramentas estratégicas para novas possibilidades, rompendo com a visão histórica desse espaço como invisível e desvalorizado devido à divisão sexual do trabalho. Em vez disso, elas se afirmam como centros de conhecimento, fortalecimento da economia local e valorização social e econômica dos produtos agroextrativistas”, afirma Waldileia Rendeiro, analista socioambiental e coordenadora da linha de gênero do IEB, em Belém.

 

O objetivo é potencializar o que as mulheres já fazem cotidianamente, reforçando a segurança alimentar e ampliando as oportunidades de geração de renda a partir de produtos locais. Para preparar os grupos que estarão à frente dos empreendimentos, o IEB tem conduzido uma série de formações no território desde 2022.

 

A atividade mais recente ocorreu entre os dias 26 e 30 de março, quando cerca de 40 mulheres de Breves e Portel participaram da oficina “Modelo de Negócios para Cozinhas Coletivas Agroextrativistas”. Ministrada por Lucia Tereza, analista socioambiental do IEB, a formação abordou conceitos centrais sobre modelo de negócios, proposta de valor e exemplos práticos aplicáveis à realidade local. “De modo geral, o modelo de negócios ajuda a entender o empreendimento coletivo de forma panorâmica e sintetizada. Traz informações importantes como a proposta de valor, que diz respeito ao diferencial do que é comercializado”, explica Lucia.

 

Ela destaca ainda que, nas cozinhas sob gestão das mulheres, há valores implícitos que reforçam o impacto do projeto: alimentos oriundos da agricultura familiar e do extrativismo, produzidos de forma coletiva, que promovem segurança alimentar e nutricional, inovação nos sabores tradicionais, além de autonomia econômica e fortalecimento do território.

 

Representante da Cozinha Mani, na comunidade Menino Deus Lega, em Portel, Elizângela Machado vê nas capacitações um espaço de crescimento pessoal e coletivo. “Eu aprendi muito, principalmente sobre economia. Eu nunca tinha participado de um curso assim, foi muito proveitoso. A gente conhece pessoas novas, troca experiência. E o fortalecimento feminino é muito bom na nossa comunidade”, relata.

 

Da cozinha Flor Raíz, em Monte Hermon (Portel), Sônia Maria Rodrigues enfatiza a importância do conhecimento compartilhado. “A cozinha coletiva é muito importante para nós, que somos agricultoras, produtoras e agroextrativistas da floresta. Nós conseguimos aprender coisas que pensávamos ser tão difíceis, e tudo se tornou mais fácil. Já temos conhecimento e ainda estamos aprendendo muito mais”, destaca.

 

As cozinhas coletivas agroextrativistas também ampliam o acesso a mercados institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), publicado em janeiro de 2025, mostrou que ser fornecedor do PAA pode aumentar a renda dos agricultores entre 19% e 39%, e que a venda para o PNAE tem um impacto ainda maior, entre 23% e 106% — especialmente entre os agricultores de menor renda, público prioritário dessas políticas.

Edna Araújo, integrante da cozinha Raízes Marajoaras, que está sendo instalada próxima à Cooperativa da Agricultura Familiar Agroextrativista Regional (Cafar), em Breves, vê na iniciativa uma oportunidade real de transformação. “Aqui em Breves, 17 mulheres integram essa cozinha que representa um sonho realizado. Vamos poder processar alimentos e participar das chamadas públicas para fornecer merenda escolar, para o PAA e também para outras entidades que procurarem nossos pratos típicos. Isso vai fazer com que as mulheres tenham uma renda maior no seu grupo familiar”, afirma.

Durante o encerramento de uma formação promovida em novembro de 2024, Edineide Barbosa, também da Cafar, destacou que cerca de 70 famílias da região já participam dos programas PAA e PNAE. Com a instalação das cozinhas, a expectativa é ampliar esse alcance, por meio das tecnologias sociais implementadas pelo projeto.

 

A previsão é que as cozinhas estejam finalizadas e em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2025. O processo de construção e formação segue a lógica da construção coletiva, a partir das práticas e saberes das próprias mulheres que conduzem a transformação em seus territórios.

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Economia

Monster Energy lança “Rio Punch” — energia épica inspirada no Brasil!

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MONSTER ENERGY LANÇA O "RIO PUNCH"
A Monster Energy tem o prazer de anunciar o lançamento explosivo de sua mais nova bebida: o Monster Energy Rio Punch. Diretamente das praias vibrantes e das florestas luxuriantes, esta novidade canaliza a energia e a exuberância do Brasil em uma lata.
O Brasil é sinônimo de grandiosidade: é o berço de mais de 70% de todas as frutas conhecidas e lar da maior festa do planeta, o Carnaval. Toda essa inspiração épica foi destilada para criar o Rio Punch, uma bebida que promete incendiar o seu dia e a sua noite.
O Sabor da Festa e da Floresta
O Monster Rio Punch é uma mistura exótica e eletrizante de sabores de frutas tropicais, realçada por um sutil e intrigante toque de especiarias. O líquido, de um vibrante tom vermelho, é totalmente carregado com a mundialmente famosa mistura energética Monster, garantindo o boost que você precisa para encarar qualquer desafio.
De Copacabana ao topo do Pão de Açúcar, o Rio Punch é a sua dose de adrenalina para fazer com que a festa se prolongue e a energia não se esgote.
“O Brasil tem uma energia inigualável, uma fusão de cultura, festa e natureza que não se vê em nenhum outro lugar,” afirma Ana Rafaela, Gerente de Marketing da Coca-Cola Bandeirantes. “Com o Rio Punch, capturamos essa vibração intensa. É mais do que apenas um punch de sabor; é o passaporte para prolongar a sua aventura, seja ela no asfalto ou na areia.”
Sobre a Coca-Cola BANDEIRANTES
A Coca-Cola BANDEIRANTES é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves, atuando nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 3.000 colaboradores diretos e 5.000 indiretos.
Com um centro produtor em Trindade, Goiás, a empresa possui nove centros de distribuição em Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu e Morrinhos, além de três unidades de crossdocking em São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atendemos diretamente 228 cidades e mais de 30 mil pontos de venda.
Produzimos, distribuímos e vendemos, de forma exclusiva em nossa área de atuação, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut e Chás Leão Ice Tea. Também distribuímos, as cervejas da Heineken Brasil, as cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera (marca Estrella Galícia), sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e bebidas à base de soja (Ades) da Coca-Cola Brasil, e as águas minerais Crystal e Acqua Lia. Realizamos de forma exclusiva a distribuição das marcas da Monster Company, incluindo o energético Monster e a bebida de alta performance Reign.
Em 2023, iniciamos parcerias de distribuição com o Grupo Campari, que inclui aperitivos como Campari e Aperol, a cachaça Sagatiba, o conhaque Dreher, o whisky Old Eight e a vodka Skyy. Também firmamos parceria com a Perfetti Van Melle, líder mundial no segmento de balas e gomas de mascar, com as marcas Mentos e Fruit-tella e com a FINI COMPANY empresa líder em inovação do ramo de guloseimas gelatinosas, marshmallow e tubes.
A sustentabilidade é um compromisso central para nós. Investimos fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, que capacita jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, e o Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, que apoia cooperativas de reciclagem e incentiva a reciclagem de embalagens PET.

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Energisa

Tocantinenses podem negociar contas de energia com descontos de até 98% 

Campanha oferece parcelamentos flexíveis e pagamentos via Pix, cartão de débito ou crédito 

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negociar
Os moradores dos 139 municípios tocantinenses terão uma oportunidade única para negociar suas contas de energia com condições diferenciadas por meio da campanha de negociação de débitos, lançada nesta semana pela Energisa Tocantins. Com descontos de até 98%, que podem ser aplicados sobre o valor total, os juros ou a multa, e parcelas flexíveis, os clientes que tiverem com faturas em atraso poderão regularizar a sua situação por meio dos canais digitais, sem sair de casa.
“A iniciativa de negociação de débitos da distribuidora disponibiliza vantagens para quem tem débitos antigos, tornando mais fácil regularizar a situação com descontos e contribuindo para que os clientes voltem a ter acesso ao crédito e restabeleçam o vínculo com a empresa. Além disso, a campanha é uma forma de contribuir para a dignidade econômica dos consumidores”, destaca Erick Honório, Coordenador Comercial da Energisa Tocantins.
Os clientes que optarem pela negociação poderão fazer o pagamento via Pix, cartão de débito ou crédito, à vista ou parcelado. O processo pode ser feito de forma totalmente digital, sem necessidade de deslocamento até uma agência. Quem estiver com uma ou mais faturas vencidas pode entrar em contato com os canais de atendimento, como o aplicativo Energisa On, disponível na App Store e no Google Play, e o site www.energisa.com.br. É necessário ter em mãos os documentos pessoais de identificação como CPF e RG.
As últimas campanhas de negociação de débitos promovidas pela Energisa no Tocantins, realizadas nos meses de agosto e setembro deste ano, resultaram em mais de 400 contratos firmados e cerca de R$ 1,7 milhão em valores negociados. Na ocasião, foram concedidos descontos de até 99%, aplicados tanto sobre multas e juros quanto sobre o valor principal dos débitos, conforme o perfil de cada cliente. Além disso, foi oferecida a possibilidade de parcelamento em até 24 vezes, de acordo com o período que os débitos estiveram em aberto.

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Sebrae

Sebrae e ApexBrasil qualificam empresas do Tocantins para exportação

O projeto tem duração de dois anos e deve impactar 125 pequenos negócios do Estado

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Sebrae e ApexBrasil qualificam empresas do Tocantins para exportação
Com o objetivo de preparar os pequenos negócios do Estado para o mercado internacional, o Sebrae, em parceria com a ApexBrasil, implementa o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). A iniciativa oferece um plano de ação para adequar o produto dessas empresas para exportação. O projeto tem duração de dois anos e deve impactar 125 empresas no Tocantins.
Focado no desenvolvimento empresarial e na expansão internacional, o PEIEX realiza um diagnóstico para identificar o nível de maturidade exportadora de cada participante. A partir disso, oferece uma trilha de capacitação que abrange gestão, marketing, adequação de embalagens, logística, precificação e negociação internacional, além de consultoria técnica em comércio exterior e um mapa de valor personalizado para cada negócio.
Os interessados podem e cadastrar, gratuitamente, por meio do seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeazpQoUT3kAyt63T0mufmnjzC1w7BdBQ-KY29r-k58DkUZoQ/viewform.
De acordo com o analista técnico do Sebrae Tocantins, Edglei Rodrigues, o programa é uma porta de entrada estratégica para empresas que desejam se inserir de forma sustentável no comércio internacional. Segundo ele, muitas vezes os pequenos negócios têm potencial competitivo, mas enfrentam barreiras por falta de orientação sobre exigências legais, adequações de produto e estratégias comerciais. “O principal impacto do PEIEX está em oferecer conhecimento e segurança para que as empresas iniciem o processo de exportação de forma estruturada. O programa reduz as incertezas típicas da internacionalização, ajuda o empresário a entender as exigências de mercado, adaptar seu produto e criar estratégias de entrada em novos países. É um passo essencial para ampliar a competitividade e fortalecer a cultura exportadora dentro do Tocantins”, explica Rodrigues.
Ele reforça ainda que a qualificação além do aprendizado técnico, envolve também a mudança de mentalidade empresarial. “Mais do que exportar, a iniciativa cria uma visão de futuro. Quando o empresário começa a pensar globalmente, ele eleva o padrão de qualidade do seu negócio, adota práticas mais inovadoras e passa a enxergar novas oportunidades de crescimento”, complementa o analista.
Sobre o PEIEX
O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é uma iniciativa da ApexBrasil em parceria com o Sebrae e outras instituições, voltada para empresas que desejam iniciar o processo de exportação. O objetivo é preparar negócios para atuar no mercado internacional por meio de capacitações, diagnósticos e planos de ação personalizados.

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