ALETO

A Comissão do Concurso Público da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) entregou nesta quarta-feira, 7, o relatório do resultado preliminar de inscrições homologadas do concurso à Mesa Diretora da Casa.
Ao todo, foram deferidas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) 29.973 inscrições, sendo 28.614 do Edital 01/2023, das quais 2.590 foram isentadas; e 1.359 do Edital 02/2023, das quais 146 foram isentadas.
Para o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), o resultado, mesmo que preliminar, já superou as expectativas, que giravam em torno de 8 e 16 mil inscrições.
“O número de inscrições nos surpreendeu e isso é muito bom. Prova a seriedade com que as pessoas estão encarando esta proposta da Assembleia Legislativa e também da empresa que realiza o certame. Espero que continue dando tudo certo e que muito em breve tenhamos novos servidores concursados, prestando um bom trabalho para a população”, afirmou.
A relação completa já está disponível no site da FGV, juntamente com os resultados preliminares de inscrições homologadas e indeferidas das vagas destinadas aos negros e pessoas com deficiência, além dos pedidos de atendimento especial. As relações também serão publicadas, ainda nesta quarta-feira, em edição suplementar do Diário Oficial Eletrônico (DOE) da Aleto.
O prazo para recorrer do resultado preliminar termina nesta sexta-feira, 9. Os candidatos podem acessar o status da inscrição na página do concurso: https://conhecimento.fgv.br/concursos/aleto.
Arrecadação
Das quase 30 mil inscrições homologadas, 27.237 foram pagas. Com isso, a Aleto arrecadou mais de R$ 2,7 milhões, que serão incorporados em seu orçamento. De acordo com Amélio Cayres, o valor é suficiente para pagar a banca organizadora do concurso, que ficou em cerca de R$ 2,3 milhões, e ainda atender outras necessidades de custeio da Casa.
Estiveram presentes no encontro, os deputados estaduais Aldair Gipão (PL), Eduardo Fortes (PSD), Janad Valcari (PL), Júnior Geo (Podemos), Jorge Frederico (Republicanos), Léo Barbosa (Republicanos), Luciano Oliveira (PSD), Marcus Marcelo (PL) e Moisemar Marinho (PSB); e os membros da Comissão de Concurso da Aleto, Alcir Raineri Filho (procurador-geral), Antônio Lopes Braga Júnior (diretor administrativo) e Regismarques Camarço (diretor de pessoal). O diretor-geral da Aleto, Irisfran de Sousa, e demais diretores de área da Casa Legislativa também participaram da entrega do relatório.
ALETO
Aleto empossa novos servidores e chega perto da meta estabelecida para 2025

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou, nessa terça-feira, 16, uma nova cerimônia de posse dos servidores aprovados no concurso público da Casa de Leis. Dessa vez, nove dos 18 nomeados em 1º de setembro foram empossados. Parlamentares, servidores e familiares dos novos efetivos participaram da solenidade.
Até o momento, a Aleto empossou 46 novos servidores das diversas carreiras de técnico, analista legislativo e policial legislativo II. A previsão é que neste ano sejam empossados pelos menos 50% dos 105 candidatos aprovados no certame.
Durante seu pronunciamento na solenidade, o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), disse que a execução do cronograma para a convocação dos aprovados e a posse demonstram o compromisso da instituição com a valorização do serviço público. “A posse desses servidores foi uma missão cumprida, como parte de um trabalho conjunto de todos os deputados. Isso é um compromisso que fizemos com os concursados. Acredito que até setembro de 2026 teremos chamado todos os aprovados”, enfatizou.
Ainda em seu discurso, o presidente desejou sucesso e deu boas-vindas aos novos servidores. “Esta Casa é formada pela união dos servidores a serviço da sociedade e tem o privilégio de contar com o reforço de novos concursados comprometidos com o serviço público”, declarou.
Importância do Trabalho na Aleto
O deputado Professor Júnior Geo (PSDB) destacou a importância da conquista para os novos efetivos. “Essa posse foi a realização de um sonho, que foi possível graças ao esforço [dos aprovados] e vai mudar a vida de seus filhos e netos; representa segurança e tranquilidade para se trabalhar com autoestima e motivação na realização de novos sonhos”, frisou.
Já o deputado Luciano Oliveira (PSD) parabenizou os empossados e agradeceu ao presidente Amélio Cayres pelo empenho em dar estabilidade aos servidores e proporcionar melhores acomodações com a ampliação da sede da Aleto.
Empossados
Juciene dos Santos Araújo, empossada como analista legislativo da área de Administração, agradeceu publicamente aos deputados e gestores pela realização do concurso. “O processo foi concorrido, mas fomos agraciados com a aprovação e queremos dizer que estamos aqui para colaborar, para servir e colocar nosso empenho nesse trabalho, focados em fazer a diferença como servidores nesta Casa de Leis e colaborar para que a missão da Assembleia Legislativa do Tocantins seja cumprida com êxito”.
Amanda Cardoso Borges, aprovada para a área de técnico legislativo de Assistência Administrativa, afirmou que o novo trabalho representa a estabilidade e a segurança financeira com as quais tanto sonhou.
Já a empossada na área de Polícia Legislativa Aryelle Povoas Marinho disse que a nova conquista é resultado de muito trabalho, esforço e estudo. “É muito gratificante fazer parte desta nova geração de servidores efetivos do Poder Legislativo e contribuir com este Estado e com a Casa de Leis. A expectativa é continuar avançando na carreira e fazendo o melhor pelo nosso Estado”.
Participaram da cerimônia o diretor-geral da Aleto, Irisfran de Sousa Pereira, o diretor da área administrativa, Júnior Braga, o diretor de pessoal, Regis Camarço, o diretor da Escola do Legislativo, Júlio Oliveira, o procurador-geral da Aleto, Alcir Raineri Filho, e a subprocuradora-geral, Dorema Costa, além de outros diretores da Casa.
ALETO
Escola do Legislativo integra novos servidores da Aleto
Visita guiada apresenta setores da Aleto e aproxima novos servidores. Escola do Legislativo reforça pertencimento e explica rotinas. 72 nomeados até agora.

Palmas (TO) A Escola do Legislativo do Tocantins realizou nesta terça-feira, 16, uma visita guiada com os novos servidores aprovados no concurso público da Assembleia Legislativa do Tocantins. A atividade apresentou os principais espaços e setores da instituição e promoveu o primeiro contato com colegas e equipes de trabalho.
ALETO
Deputado Amélio valoriza cultura sertaneja durante cavalgadas no Bico do Papagaio

Neste domingo, 7, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) prestigiou, por mais um ano, a tradicional Cavalgada da Independência, em São Miguel do Tocantins. O evento está na 22ª edição, sendo um dos maiores da região do Bico do Papagaio.
Acompanhado pelo prefeito do município, Alberto Moreira, o deputado Amélio participou de todo o percurso ao lado de cavaleiros e amazonas, seguindo até a praça central da cidade, onde a população contou com uma programação com artistas regionais e nacionais como Zezo Potiguar, Laercio Bagaceira, dentre outros.
“A cada ano essa tradição fica ainda mais bonita e é um dos eventos culturais mais aguardados do Bico do Papagaio. É uma grande alegria estar sempre presente com os amigos da região e poder contribuir para celebração da história dessa terra e da cultura sertaneja”, afirmou Amélio Cayres.
Cavalgada da Integração em Nazaré
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins22 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
-
Social4 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social3 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza