conecte-se conosco

Agronegócio

4ª Prova de Ganho de Peso da Nelore Tocantins teve início no último sábado, 22, em Silvanópolis

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Evento contou com a participação de criadores de todo o Tocantins

Promovida e reconhecida pela Nelore Tocantins (ACNT) e pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a prova que avaliou mais de 80 exemplares da raça nelore e contou com a participação de criadores, técnicos, especialistas, líderes políticos, instituições financeiras, empresas privadas e o Sistema Faet/Senar.

A presidente da Nelore Tocantins, a pecuarista Andrea Stival, fala sobre a 4ª edição da prova de ganho de peso. “Quero agradecer a todos que participaram e colaboraram mais uma vez para o crescimento da genética do Nelore no estado do Tocantins. O evento não apenas destaca os melhores exemplares da raça, mas também visa ao melhoramento genético comprovado, avaliado ao longo de 10 meses e, assim, repassado para o rebanho comercial”, destacou Andrea Stival.

Celso Guelfi, proprietário da Fazenda Encontro da Natureza, local onde acontece a prova, fala sobre o privilégio de ter sido escolhido para sediar o evento. “Primeiramente, o fato de sediarmos essa prova representa um aval dos produtores, um certificado de confiança, de que estamos proporcionando o melhor ambiente para os animais. Tenho uma equipe excelente, muito eficiente, que abraçou essa causa, o que me dá muita segurança em sediar este evento. Além disso, através de um trabalho efetivo, podemos contribuir para a disseminação da genética bovina dentro do estado de Tocantins, melhorando a qualidade dos bezerros destinados aos confinamentos ou projetos de engorda, o que garante boas receitas para a indústria frigorífica”, diz.

Parte Técnica da PGP

“Hoje realizamos a pesagem inicial dos animais participantes. Neste primeiro  momento, não consideramos o peso inicial dos animais, pois eles passarão os próximos 70 dias em um período de adaptação. Durante essa fase, serão minimizados os efeitos maternos e ambientais específicos de cada propriedade, pois nosso objetivo é avaliar as diferenças genéticas entre os animais. Para isso, é essencial padronizar o ambiente, conforme preconiza o princípio fundamental do melhoramento genético, que busca descobrir as diferenças genéticas entre os indivíduos oferecendo a eles as mesmas oportunidades e condições”, comenta José Ribeiro Martins Neto, técnico de campo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e responsável por conduzir a prova.

Apoio do Sistema Faet/Senar

Rayley Campos, Superintendente do Sistema Faet/Senar, esteve na prova e  destacou ao Tocantins Rural, sobre o apoio do Sistema Faet/Senar.  “Quando apoiamos eventos como esse, estamos acreditando nesses criadores tocantinenses, de que eles terão realmente um touro de qualidade, um touro de melhoramento genético, e que esse touro possa depois, inclusive, ser ofertado aos nossos pequenos produtores e médios produtores do estado do Tocantins.” E complementa. “Além disso, os técnicos do Senar que fazem assistência técnica aos produtores rurais de gado de corte, já acompanharam a prova de ganho de peso de 2022 e 2023 e vão acompanhar 2024 a 2025, porque esses técnicos vão conhecer e entender, participar como que os toros vão ter aqui o seu manejo, o seu tratamento, a sanidade, vão saber depois como escolher o melhor touro para inclusive indicar e orientar os produtores rurais que são assistidos por nós”, finaliza a Superintende.

Comissão de Mulheres do Agronegócio na Federação da Agricultura

Algumas delas estiveram presentes no evento e explicou como as mulheres que fazem parte do agronegócio podem participar do grupo. ‘Sim, era um sonho do presidente Paulo Carneiro criar a Comissão de Mulheres do Agronegócio na Federação da Agricultura. Qual é o objetivo principal deste grupo de mulheres? Sensibilizar as mulheres do Estado do Tocantins, as produtoras rurais e aquelas que têm algum protagonismo no agronegócio para que se unam, se fortaleçam, e busquem as capacitações necessárias e pontos importantes para discussão”, explica.

A comissão vai cadastrar as mulheres do Estado do Tocantins que são produtoras rurais ou têm protagonismo de alguma forma, seja colaborando com maridos ou filhos, e levantando os principais pontos de capacitação. Posteriormente, o Senar, após identificar esses pontos, oferecerá as capacitações necessárias. Já temos programados para 2024 alguns módulos de capacitação online que serão oferecidos a 50 mulheres do Estado do Tocantins selecionadas pela Comissão de Mulheres.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *