Tocantins
Com Escola Superior da Defensoria Pública, novas defensoras e defensores públicos iniciam curso de formação
Dando continuidade às atividades institucionais relacionadas à posse de aprovadas(os) no IV Concurso para a Carreira de Defensora e Defensor Público do Tocantins, os novos membros e membras da Defensoria Pública iniciaram ontem, 10, as atividades do curso de formação inicial para atuação defensorial. A programação é realizada pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) com o apoio da Administração Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).
Durante dez dias, os novos membros e membras da Instituição vão conhecer mais sobre a parte estrutural, o organograma, os Núcleos Regionais da Defensoria Pública, as competências do Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDP) e o trabalho e a atuação da Instituição por meio dos Núcleos Especializados.
Na abertura do curso de formação, a diretora-geral da Esdep, defensora pública Téssia Gomes Carneiro, explicou como funcionará a capacitação que teve início ontem, 10, e segue até 20 de abril. De acordo com ela, a Escola Superior organizou uma ampla programação não apenas relacionada à organização da Defensoria Pública, mas sobre todo o funcionamento da Instituição e da integração entre os diversos setores.
Desse modo, o curso de formação inclui em sua programação o treinamento técnico sobre as ferramentas e sistemas informatizados utilizados na Defensoria Pública para melhor organização e fluxo dos atendimentos às pessoas assistidas, além de sistemas de uso integrado no sistema de Justiça, a exemplo do E-proc.
O curso também reserva momentos para troca de experiências com defensoras e defensores que integram a Instituição, bem como apresentação detalhada sobre o funcionamento e atendimentos realizados pela Equipe Multidisciplinar e da própria Esdep, entre outras atividades.
Presente na primeira atividade com os recém-empossados, o 1º subdefensor público-geral Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves falou sobre a responsabilidade e da missão de uma defensora e defensor público: “Nós, defensores públicos, representamos a Instituição; vocês são a própria Defensoria Pública falando com a pessoa assistida e com a sociedade, falando com os outros órgãos públicos, mantendo uma boa relação com os poderes constituintes em cada localidade, atuando como esse agente de transformação social, que também é nosso papel. Acreditamos no potencial de vocês”, declarou.
Durante todo o dia de hoje, 11, o curso de formação foca na atuação dos Núcleos Especializados, cuja atuação é coordenada pelo 2º subdefensor público-geral Danilo Frasseto Michelini. Para ele, a formação é uma forma de norter cada um de como funciona no dia-a-dia a Defensoria Pública do Tocantins. “É uma forma deles conhecerem a estrutura, como trabalhamos, como atuamos coletivamente e individualmente, quais ferramentas e sistemas utilizamos. São informações que irão colaborar nas suas atividades no atendimento aos assistidos e assistidas do interior do estado”, destacou.
A presidente da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) Rivana Ricarte; e o membro da diretoria-executiva da Anadep e presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Tocantins (Adpeto), Guilherme Vilela Ivo Dias, também participaram do início do curso de formação.