Tocantins
Governo do Tocantins capacita servidores da Secad, Sefaz e ATI sobre a utilização de nova ferramenta de desenvolvimento Low Code
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), realizou um treinamento destinado aos servidores da Secad, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), com o propósito de capacitá-los no uso de uma nova ferramenta de desenvolvimento Low Code. O objetivo desse treinamento é fornecer aos servidores habilidades que lhes permitam aproveitar plenamente essa nova ferramenta, consolidando mais uma iniciativa adotada pelo Governo do Tocantins para promover a transformação digital dos serviços públicos.
“A intenção da iniciativa é adotar novas tecnologias que contribuam para a modernização dos processos e serviços oferecidos pelo Governo, visando tornar a administração pública mais eficiente e acessível à população tocantinense. Espera-se que, por meio desse treinamento, as equipes estejam preparadas para utilizar de forma eficaz a ferramenta de desenvolvimento Low Code, e assim contribuir para a transformação digital do estado”, destacou Thomas Calil, diretor de Padronização e Integração de Sistemas.
O Low Code é uma ferramenta de desenvolvimento que vem ganhando cada vez mais popularidade no setor público, graças à sua capacidade de agilizar o processo de criação de soluções tecnológicas, com uma interface amigável e simplificada, permitindo que os desenvolvedores e as equipes de TI criem aplicativos e serviços digitais de maneira mais rápida e eficiente. Além disso, essa abordagem reduz a dependência de programadores experientes, o que significa que as equipes podem trabalhar de maneira mais independente, aumentando a eficiência e a rapidez no desenvolvimento de soluções inovadoras.
O secretário da Administração, Paulo César Benfica, destaca que a gestão do governador Wanderlei Barbosa é adepta da transformação digital. “Ao adotar a tecnologia de desenvolvimento Low Code, nossa intenção é otimizar os processos e serviços, oferecendo soluções mais modernas e acessíveis a toda a população”, ressaltou.