conecte-se conosco

Saúde e Bem Estar

Mara Gabrilli testa exoesqueleto para pessoas com deficiência

Publicadas

sobre

Em missão de três dias em Nova York, EUA, senadora conheceu o equipamento e identificou a possibilidade de fortalecer o atendimento de milhões de brasileiros com deficiência motora. Objetivo é efetivação de possível parceria para compartilhamento da tecnologia no Brasil

A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) esteve durante três dias nos Estados Unidos para conhecer uma revolucionária tecnologia voltada para reabilitação de pessoas com deficiência. Trata-se de um exoesqueleto batizado de Atalante que funciona como um suporte para que pessoas com algum tipo de paralisia possam ficar de pé, eretas, e se moverem de maneira multidirecional e com braços livres.

Mara, que ficou tetraplégica aos 26 anos após um acidente de carro, é entusiasta das possibilidades advindas da tecnologia assistiva. A senadora fez muitos anos de fisioterapia e exercícios físicos diários para conseguir, 21 anos depois, a recuperação parcial dos movimentos nos braços. O resultado desta dedicação é a habilidade de pilotar a própria cadeira de rodas sem a necessidade de alguém que a empurre.

O exoesqueleto Atalante que Mara experimentou e caminhou com ele, é um projeto de três estudantes de engenharia fundadores da startup francesa Wandercraft, criada em 2012. O equipamento possibilita a locomoção de pessoas que perderam movimentos do corpo e que precisam aprimorá-los em consequência, por exemplo, de sequelas de AVC (acidente vascular cerebral), lesão medular, Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, traumatismo crânioencefálico, entre outros.

A ideia é dar a possibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida terem uma tecnologia que possibilite movimentos em múltiplas direções. O objetivo é que futuramente, usando o exoesqueleto, os usuários também possam realizar tarefas do dia a dia, como atividades domésticas, permitindo assim mais autonomia e longevidade.

A principal inovação do Atalante é que ele dispensa o uso de andadores. O paciente “veste” o exoesqueleto e uma vez que o robô contém um sistema de controle de equilíbrio, permite maior estabilidade. Isto é, mesmo que o paciente se incline e faça movimentos com o tronco, o robô mantém o equilíbrio sem cair. O equipamento funciona com uma programação de acordo com o objetivo do paciente. Ele pode se inclinar, sentar e levantar, andar de frente, de costas e de lado, além de subir degraus. Essa condição é crucial para que o Atalante seja usado por pessoas com diferentes tipos de comprometimento de mobilidade.

“Não sou a mesma pessoa depois de testar esse equipamento. São 28 anos desafiando a inércia e a gravidade desde que quebrei o pescoço. Sempre trabalhei para resgatar movimentos. Chegar ao momento de andar com o auxílio de uma tecnologia que usa a força do meu próprio corpo é a prova de que todo esforço valeu a pena. É um universo de possibilidades que se abre”, afirmou Mara após testar o exoesqueleto.

A senadora participou do encontro com profissionais de renome mundial em reabilitação e estava acompanhada de Linamara Rizzo Battistela, Professora Titular de Medicina Física e Reabilitação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, coordenadora da Rede Lucy Montoro de Reabilitação, a maior rede pública de reabilitação do Estado. Linamara coordenou junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) a publicação “Diretrizes para o Fortalecimento da Reabilitação nos Sistemas de Saúde”, documento parâmetro para os países membros da OMS para garantir a saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, que no mundo somam 1 bilhão.

De acordo com Linamara, que acompanhou os testes a convite de Mara, a possibilidade de trazer o Atalante para o Brasil significaria uma revolução na saúde dos brasileiros, além de inspiração para cientistas, que poderão desenvolver tecnologias de reabilitação genuinamente nacional. “É uma referência importante para criarmos equipamentos que atendam hoje quem não tem acesso a serviços de saúde e reabilitação, pensando num conceito muito mais amplo, que é o de longevidade e qualidade de vida”, afirmou a médica.

A missão da senadora, que aconteceu entre os dias 24, 25 e 26 de abril em Nova York, Estados Unidos, teve como principal objetivo contribuir com a efetivação de uma possível parceria e compartilhamento de tecnologia, para o desenvolvimento de uma pesquisa pioneira no Estado de São Paulo.

Sobre o futuro de como seria o acesso de todos os brasileiros ao Atalante, a senadora aposta na ideia de criar “walk centers”, locais que funcionariam como centros de condicionamento físico ou de ginástica voltados às pessoas com e sem deficiência. “Esses centros seriam vinculados às universidades públicas, que já possuem estrutura tanto de reabilitação quanto para a prática esportiva”, afirmou Mara.

Vale lembrar que a senadora fundou um Instituto que leva seu nome em 1997, alguns anos após o acidente de carro que a deixou tetraplégica. À época, o objetivo inicial do Instituto já era o fomento a pesquisas para a cura de paralisias e apoio ao paradesporto. A organização ampliou sua atuação e hoje é referência em projetos sociais voltados para o resgate da autonomia de pessoas com deficiência.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8,4% da população brasileira acima de 2 anos – o que representa 17,3 milhões de pessoas – têm algum tipo de deficiência. Desse contingente, 7,8 milhões, ou 3,8% da população acima de dois anos, apresentam deficiência física.

O que é um exoesqueleto?
Os exoesqueletos são estruturas “vestíveis” que ajudam no suporte e movimento do corpo humano. Eles já são vistos por especialistas como aliados na recuperação física e emocional.

Segundo a Wandercraft, criadora do exoesqueleto, o equipamento já foi usado para tratar mais de 330 pessoas no ano passado.
Para saber mais sobre o equipamento, acesse:
https://www.wandercraft.eu/

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Polícia Militar do TO3 horas atrás

Coronel Márcio Barbosa recebe representantes do Grupo Farofeiros para lançamento da websérie “Farofeiros”

Amélio Cayres percorre municípios das Serras Gerais e enfatiza avanços do turismo no sudeste
ALETO3 horas atrás

Amélio Cayres acelera o futuro do turismo nas Serras Gerais: uma jornada de transformação no coração do Tocantins

Fecomércio Tocantins 33 anos – celebração de um marco histórico no desenvolvimento do estado
Economia4 horas atrás

Fecomércio Tocantins: 33 anos transformando o comércio local

éo Barbosa com sua família em seu aniversário, celebrado com alegria e amor.
Social4 horas atrás

Léo Barbosa: uma celebração de família e sucesso em Palmas

Foto Eduardo Lago para a coleção Laços Eternos da Lalique’s
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes5 horas atrás

Menos rótulos, mais respeito e acolhimento para as mães

dia 5 de maio é o aniversário do jornalista penaforte
Entretenimento5 horas atrás

Aniversário do Jornalista Penaforte: Uma Jornada de Histórias e Aventura

Vestir para Encarar a Agrotins com Estilo e Praticidade
Social1 dia atrás

Guia: o que levar na bolsa e vestir para encarar a Agrotins 2025 com estilo e praticidade

Nota de Pesar Laurinda da Rocha Moreira, mãe do Vice-Governador Laurez Moreira
Tocantins1 dia atrás

Laurinda da Rocha Moreira, Mãe do Vice-Governador Laurez Moreira, Falece aos 94 Anos

Social2 dias atrás

Paulo Carneiro celebra aniversário com dedicação redobrada ao agro tocantinense

Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
Governo do Brasil3 dias atrás

Lula sanciona lei que torna permanente a Política Nacional Aldir Blanc

Presidente Lula confirma Wolney Queiroz como novo ministro da Previdência.
Governo do Brasil3 dias atrás

Carlos Lupi deixa Previdência e Lula nomeia Wolney Queiroz

Atendimento humanizado faz parte dos princípios da Semus – Foto: Arquivo/Semus
Palmas3 dias atrás

Atenção humanizada é o princípio norteador da atual gestão da saúde de Palmas

Inscrições dos cursos são divulgadas previamente pela EGP – Foto: Gildo Barbosa
Palmas3 dias atrás

Escola de Governo de Palmas divulga calendário de cursos e ações do mês de maio

A capacitação é ofertada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Escola de Governo de Palmas (EGP), e os interessados podem inscrever até 15 de maio
Palmas3 dias atrás

Prorrogadas inscrições para o curso de Integração em Segurança e Saúde no Trabalho

Palmas3 dias atrás

Aterro Sanitário de Palmas será ampliado com a construção de nova célula

Vacinação contra influenza faz parte do calendário nacional – Foto: Semus/Divulgação
Palmas3 dias atrás

Vacinação contra influenza segue disponível em Palmas até 31 de julho

Unidade Santa Bárbara passa por reforma completa – Foto: Divulgação
Palmas3 dias atrás

Reforma na Unidade de Zoonoses entra na fase final

Cantor Marcel Kogos e anfitriao impecável Embaixador Canavésio
Social3 dias atrás

Stefano Canavésio recebe jet-set em noite de gala

A eterna musa Hebe Camargo, ícone da televisão brasileira, deixou um legado que vai além de sua carreira como apresentadora e atriz. Sua paixão pela moda e elegância é um capítulo à parte em sua vida, e agora, sua família e admiradores têm a oportunidade de celebrar essa herança de maneira única.
Social3 dias atrás

Hebe Camargo ganha grife de bolsas lançada em São Paulo

Governador Wanderlei Barbosa anunciou, em pronunciamento oficial, a data-base de 4,17% e o pagamento das progressões de quase 8 mil servidores estaduais - Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins4 dias atrás

Avanços no Tocantins: Reajuste de 4,17% e 7.795 Progressões no Dia do Trabalhador