conecte-se conosco

Saúde e Bem Estar

Programa Saúde Mental do Servidor realiza oficinas com pacientes e cuidadores da oncologia do HGP em mês de combate ao câncer

Publicadas

sobre

O cuidado com as emoções e a importância da atividade física foram os temas abordados pela equipe da JMOE neste mês que se enfatizam os cuidados com a saúde de pacientes em tratamento oncológico

Neste mês de abril a Secretaria de Estado da Administração (Secad), por meio da Junta Médica Oficial do Estado (JMOE) realizou uma série de encontros e oficinas de bem-estar e saúde mental com pacientes, cuidadores e servidores do setor de oncologia do Hospital Geral de Palmas (HGP).

O coordenador do Programa, psicólogo da JMOE, Flávio Alexandre Barros, explica que as oficinas realizadas no HGP fazem parte de um conjunto de ações realizadas em parceria com a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer visando promover melhoria na qualidade de vida dos pacientes e aqueles que os acompanham durante o tratamento oncológico.

“Em abril temos o dia 8 como o Dia Nacional de Combate ao Câncer e em alusão a esta data a RNCC lançou a campanha ‘Preciso Viver 2023’ que neste ano traz o tema ‘Cuidados com a saúde mental do paciente oncológico’ e já que temos alguns servidores estaduais em tratamento contra o câncer, fomos convidados a realizar esses encontros no HGP”, acrescenta Flávio.

Na primeira parte do encontro, o psicólogo da JMOE, Gabriel Martins falou sobre a importância do cuidado com as emoções e sentimentos durante o processo de quimioterapia. “A saúde mental é importante para todos nós, contudo pacientes oncológicos necessitam de um cuidado maior nesse quesito, pois o represamento de emoções negativas, por exemplo, interfere na imunidade, afetando diretamente o sucesso ou não do tratamento”, explicou.

Visando a oferta de informações para um cuidado global da saúde dos pacientes, a fisioterapeuta da JMOE, Isadora Coêlho destacou a relevância da realização da atividade física para as pessoas em processo de quimioterapia. “Nesse tipo de tratamento, o paciente permanece muito tempo parado é fundamental a movimentação adequada do corpo para preservar a integridade dos músculos, ligamentos, articulações, pois nesses tratamentos a fadiga muscular é muito presente”, frisou.

Além das rodas de conversa e bate papo a equipe da JMOE também realizou a distribuição de cartilhas abordando o tema saúde mental para serem distribuídas aos pacientes oncológicos.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda