conecte-se conosco

Tocantins

HGP participa de capacitação na linha de cuidados em AVC da Iniciativa Angels

Publicadas

sobre

O Hospital Geral de Palmas (HGP), participou nos dias 26 e 27 de abril de uma capacitação com a Iniciativa Angels, que tem como objetivo aumentar o número de centros especializados para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Participaram do treinamento médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da equipe multidisciplinar que atende na entrada do paciente com quadro de AVC no Hospital.

O AVC é a segunda causa de mortes no mundo e a principal causa de incapacidade no adulto. De acordo com dados da  Organização Mundial do AVC, uma em cada quatro pessoas terá essa condição ao longo da vida. O reconhecimento dos sinais do AVC e a busca imediata por atendimento médico podem salvar vidas e evitar sequelas graves, por isso, é de suma importância que os profissionais que recebem esses pacientes estejam muito bem treinados.

Segundo a responsável do Escritório de Qualidade pela linha de cuidados do AVC no HGP, Lilian de Deus Debs, para tentarmos alcançar a certificação da Angels, o HGP tem que passar por várias etapas. “Nessa etapa nós tivemos a parte teórica e a prática, que aconteceu na Unidade de AVC, onde foi feita uma simulação realística de um atendimento de um paciente com quadro de AVC.”

A enfermeira da Unidade de AVC do HGP, Fabiana Costa Parente, participou da capacitação. “Nós participamos do curso pela manhã e logo após nós podemos vivenciar na prática o que aprendemos no curso, com a chegada de um paciente em delta T, onde foi realizada uma trombólise. Foi um curso muito proveitoso onde nós pudemos recapitular todo o nosso conhecimento e fluxo na Unidade de AVC.”

Iniciativa Angel’s

O objetivo principal da Angels é aumentar o número de centros capacitados para tratamento do AVC, oferecendo aos hospitais ferramentas que visam mapeamento das oportunidades de melhoria, suporte para implementação e manejo de protocolos, treinamento para as diversas áreas envolvidas e materiais para conscientização de pacientes. Todas elas totalmente adaptáveis às necessidades de cada serviço.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda