conecte-se conosco

Tocantins

Evento remoto alinha ações nas Unidades de Conservação do Tocantins entre Naturatins e Ruraltins.

Publicadas

sobre

Evento remoto promovido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reuniu representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) para alinhar ações nas Unidades de Conservação (UC’s) do estado. A oficina, realizada na terça-feira (2), integra as ações firmadas em um Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre as duas autarquias.

A bióloga Ana Carolina Freire Carvalho e a analista ambiental Flávia Rodrigues dos Santos conduziram a oficina, abordando as diferentes atividades desenvolvidas nas UC’s do Tocantins, além de apresentar informações sobre suas áreas territoriais, características socioeconômicas e ambientais, bem como os desafios enfrentados e as ações atualmente desenvolvidas pelo Naturatins.

A Analista Ambiental Flávia Rodrigues destacou que o objetivo é aprimorar e incentivar as atividades estabelecidas pelas comunidades locais em consonância com a conservação e preservação da biodiversidade.

Conforme o Acordo de Cooperação Técnica, a atuação do Naturatins e Ruraltins é feita de forma conjunta no interior e nos entornos das UC’s. Nesse sentido, o Ruraltins oferece cursos sobre sistemas agroflorestais, processamento de frutos, apicultura e meliponicultura, como alternativas econômicas e sustentáveis ligadas à agricultura familiar.

Segundo Flávia Rodrigues, a aproximação entre as duas autarquias possibilita alinhar as práticas do Naturatins ao que já é feito pelas comunidades locais, valorizando o conhecimento tradicional e fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico em conformidade com a preservação e conservação dos recursos naturais.

Quanto às ações executadas pelo Naturatins, a Analista Ambiental ressaltou que elas são desenvolvidas de acordo com as características de cada UC. O foco é proteger a fauna, a flora, o solo, manter a qualidade das águas, as características geológicas, geomorfológicas e cênicas de acordo com as peculiaridades de cada região.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda