Economia
Maio Amarelo: Conscientização no Tocantins para reduzir acidentes de trânsito envolvendo postes de energia elétrica
Durante o “Maio Amarelo”, mês dedicado à conscientização sobre a redução de acidentes de trânsito, motoristas no Tocantins devem estar atentos para evitar acidentes com postes de energia elétrica. Nos primeiros quatro meses de 2023, foram registrados 114 acidentes envolvendo postes, representando uma redução de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Ações de conscientização realizadas pela Energisa e pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) podem ter contribuído para a diminuição dos casos.
É importante que a população esteja ciente dos riscos e consequências graves que acidentes com postes podem causar, não apenas para o motorista, mas também para toda uma comunidade. Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica, a concessionária de energia deve ser contatada imediatamente.
As cidades com o maior número de ocorrências envolvendo acidentes com postes são Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Peixe, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Aliança, Araguatins, Colinas e Dois Irmãos. Em todo o ano de 2021, foram registrados um total de 624 acidentes desse tipo, enquanto em 2022 esse número subiu para 630.
Os acidentes envolvendo postes e estruturas elétricas podem ter graves consequências tanto para o motorista envolvido quanto para toda a comunidade. Além do risco ao condutor do veículo e de terceiros, em alguns casos esses incidentes resultam na interrupção do fornecimento de energia para toda uma região, causando prejuízos para pessoas, empresas e instituições próximas ao local afetado, como escolas e hospitais. Dependendo da magnitude do impacto, cada colisão pode afetar o abastecimento de energia para cerca milhares de clientes.
O Gerente de Operação da Energisa Tocantins, Alberto Cunha, destaca a importância de que as pessoas também tenham consciência do trabalho e dos custos que envolvem um acidente com a rede elétrica. O processo de instalação de uma nova estrutura pode levar de três a quatro horas, enquanto o custo médio da substituição do poste pode variar de R$ 3 mil a R$ 30 mil ou mais, caso haja a necessidade de substituir equipamentos adicionais, como transformadores. É importante ressaltar que os custos dessa substituição são do motorista ou responsável que causou o acidente.
A rede de distribuição da Energisa é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes. Porém, a primeira atitude dos envolvidos ou de quem presencia um acidente com poste deve ser garantir sua própria segurança. Motoristas, passageiros, pedestres e moradores da região devem ficar atentos à possibilidade de haver cabos energizados no chão ou em cima do veículo e precisam acionar imediatamente a concessionária de energia.
Nestas situações, ou em qualquer acidente envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br ou pelo WhatsApp, por meio de mensagem para a Gisa, pelo link www.gisa.energisa.com.br.