conecte-se conosco

Tocantins

Liberação de visitas e acompanhantes em hospitais do Tocantins em observação à queda de casos de Covid-19

Publicadas

sobre

Dentro da política de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) e considerando o fim da emergência sanitária da Covid-19 anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como a queda no número de casos da doença em todo o estado do Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) liberou, a partir da segunda-feira, 08, as visitas e acompanhantes nas 17 unidades hospitalares sob sua gestão.

A Nota Técnica enviada pela SES-TO a todas as direções dos hospitais também contém orientações sobre as medidas de proteção e segurança dos trabalhadores da saúde, pacientes, visitantes e acompanhantes dentro das unidades de saúde. Robson José da Silva, diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho da SES-TO, explicou que o documento foi elaborado com base em referências dos manuais de unidades hospitalares de apoio técnico do Ministério da Saúde (MS) no enfrentamento da pandemia por Covid-19, bem como nos dados epidemiológicos dos sistemas de informação da saúde, incluindo o Integra Saúde, SIVEP-Gripe, Notifica SUS-Palmas e E-SUS Notifica.

O responsável pela Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP/SES-TO), Andreis Vicente da Costa, explicou que todos os profissionais deverão repassar as orientações da nota para os pacientes e acompanhantes. Segundo ele, essa informação é importante para evitar transtornos e ruídos na aplicação da nova normativa, e cada unidade hospitalar vai organizar seus horários de visitas. A população deve ficar atenta.

A medida foi tomada com responsabilidade e baseada em dados epidemiológicos, com o intuito de proporcionar segurança a todas as pessoas que circulam nas unidades hospitalares. O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, afirmou que pacientes idosos, crianças ou com outras particularidades já possuem direito a acompanhante. Agora, as visitas e acompanhantes foram liberados para os demais pacientes, porque acredita-se que a proximidade com entes queridos colabora com a melhoria do quadro clínico e, consequentemente, na alta hospitalar, o que impacta diretamente na rotatividade de leitos.

Dados do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde) apontam que, de dezembro de 2022 a abril de 2023, houve queda da média móvel de casos confirmados da Covid-19 por semana epidemiológica no Tocantins: 179,71 em dezembro, 23,71 em janeiro, 36,14 em fevereiro, 33,57 em março e 27,43 em abril.

Desde o início da pandemia em 2020, o Tocantins notificou 1.146.662 casos da Covid-19. Deste total, 368.248 foram confirmados, 363.785 receberam alta e 4.241 pessoas morreram, resultando em uma taxa de letalidade de 1,15%, abaixo da nacional, que é de 1,9% (https://covid.saude.gov.br/). Entre os profissionais de saúde ligados à SES-TO, foram registrados 6.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda