Saúde e Bem Estar
L’Occitane en Provence patrocina expedição para reduzir desperdício de plástico nos oceanos
O relatório “Breaking the Plastic Wave”, publicado em 2020 pelas empresas The Pew Charitable Trusts e SYSTEMIQ, revela que 19 toneladas de plástico são despejadas no oceano a cada minuto, o equivalente a um caminhão de lixo. A poluição causada por plásticos já está afetando a fauna, flora e comunidades locais em todo o mundo, tornando a necessidade de medidas para reverter esses impactos cada vez mais urgente. A marca francesa de cosméticos de alta qualidade e desempenho, L’Occitane en Provence, é a principal patrocinadora da expedição Plastic Odyssey, um projeto que visa reduzir o desperdício e despejo de resíduos plásticos nos oceanos, desenvolvendo tecnologias acessíveis para comunidades mais impactadas pela poluição dos oceanos.
O projeto Plastic Odyssey foi idealizado em 2018 pelo jovem engenheiro e oficial da marinha francesa Simon Bernard. Ele e dois amigos desenvolveram o projeto para conscientizar, educar e mudar os hábitos de comunidades vulneráveis, em que a poluição pelo plástico domina o cenário urbano. A expedição saiu do porto de Marseille, na França, em 1º de outubro de 2022, com um trajeto planejado para percorrer 30 portos em três continentes, ao longo de três anos, finalizando a expedição em 2024 na Ásia. A tripulação inclui 30 integrantes, entre marinheiros, cientistas, engenheiros e voluntários especializados no trabalho em comunidades vulneráveis.
O navio ficará atracado no Brasil, na cidade do Recife, até 22 de maio, e realizará encontros e ações de campo com ONGs, empresas de reciclagem e institutos de pesquisa para desenvolver comunidades brasileiras litorâneas. O projeto visa instalar máquinas de reciclagem de plástico nas comunidades e oferecer o treinamento necessário para manuseá-las, além de apoiar empreendedores locais a aderirem novas formas e alternativas de processos em prol da redução e reciclagem de lixo, receber novos financiamentos e evoluir seus negócios.
A Plastic Odyssey é um projeto humano que contempla frentes de desenvolvimento social, ambiental e econômico, apoiando empreendedores locais e limitando a poluição de plástico em alto mar. É um comprometimento de pessoas de todo o mundo que buscam reduzir os impactos negativos a longo prazo, agindo diretamente na fonte do problema. Os valores do projeto estão alinhados com o programa “Cultivators of Change” da L’Occitane en Provence, que tem como objetivo reduzir o desperdício e impactar positivamente as comunidades em que a marca está presente.