Educação
Colégio Esportivo Militar – ETI Margarida Lemos Gonçalves forma nova Turma de Fiscais
A cerimônia, que reuniu professores, familiares e convidados, foi bastante celebrada por marcar uma nova fase na vida escolar dos estudantes
Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
O Colégio Esportivo-Militar – Escola de Tempo Integral Margarida Gonçalves, formou a 7ª Turma de Fiscais, nesta sexta-feira, 12. A turma é composta por 44 alunos do último ano do Ensino Fundamental. A cerimônia ocorreu no período da tarde, com protocolos militares, inclusive com o Complexo, uma série de evoluções realizadas pela turma, sem o comando do instrutor, um dos pontos mais altos da solenidade. Contudo, foi o famoso banho com o jato de combate a incêndio, que marcou o último fora de forma e a chegada da nova fase.
A ETI Margarida Lemos Gonçalves está instalada no Setor Lago Sul, em Palmas, e hoje, conta com cerca de 1.200 alunos. A instituição de ensino é mantida pela parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins com a Prefeitura de Palmas.
Os 44 Fiscais de Turmas são considerados como braço direito da administração escolar e dos professores, pois ajudam a cuidar da rotina da escola, como receber os alunos e encaminhá-los para as salas de aula, verificar a quantidade de estudantes nas aulas, cobrar a disciplina e o cumprimento das regras, e, em alguns, apoiar os colegas com aulas de reforço.
“Momento de muito orgulho pelo trabalho que tivemos ao longo desses meses no Curso de Formação de Fiscais, e essa formatura fala muito pela dedicação que a gente teve. Tenho certeza que lá na frente, Deus vai nos honrar por isso”, afirmou o Fiscal Paulo Davi.
Além de ordem unida, houve também a apresentação dos Fiscais destaques da turma, bem como juramento, discurso das autoridades convidadas e a execução do Complexo. Esse momento é quando a turma de formandos executa uma série de evoluções sem contar com a orientação do instrutor. Além de mostrar a harmonia do grupo, o Complexo é também um ponto alto na celebração.
Entretanto, o banho de água com o jato usado no combate a incêndio, foi o que coroou a solenidade, marcando a passagem para uma nova fase e servindo como último fora de forma.
“É muito importante a gente ter desde pequeno, em nossas escolas, o ensinamento de liderança. Mais que isso, é ensinar a ser um líder justo, correto, para que, quando ele chegar à fase adulta, ele saiba realizar as ações não só pensando em si, mas na coletividade”, disse o tenente-coronel Nilton Rodrigues dos Santos, que, por quatro anos foi diretor do CEMIL, e hoje, como diretor de Ensino e Pesquisa do CBMTO, representou o Comando-Geral na solenidade.
A secretária municipal de Educação, Fátima Sena, representou o Executivo Municipal. Ela também passou pelo CEMIL como diretora, e afirmou ter uma dupla honra em participar da formatura. “Esta ETI foi um grande presente para a nossa comunidade, e ter a parceria com o Corpo de Bombeiros Militar no projeto, é um orgulho muito grande”, afirmou Fátima.