AGROTINS 2023
Parlamentares da UPM visitam a Agrotins 2023 e destacam potencial do Tocantins na agroindústria
Na manhã desta quarta-feira, dia 17, os membros da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM) realizaram uma visita à Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), que teve início no dia anterior e ocorrerá até o próximo sábado, dia 20, em Palmas. Acompanhados pelos deputados Valdemar Junior (Republicanos), Gutierres Torquato (PDT) e Luciano Oliveira (PSD), representantes do estado do Tocantins, eles percorreram diversos estandes e o Pavilhão da Pecuária, onde uma ampla variedade de animais bovinos, ovinos e caprinos estavam expostos para fins comerciais.
Em seguida, os parlamentares visitaram o espaço institucional da feira, onde estão localizadas as sedes das secretarias de Estado, o gabinete do governador Wanderlei Barbosa e da Assembleia Legislativa durante o evento. Nessa ocasião, foram recebidos pelo chefe do Executivo.
O senador Alejandro Cellillo, representante da Província de Buenos Aires, ressaltou a importância da Agrotins 2023 e o potencial do estado para exportação na agroindústria, especialmente no setor de carne bovina. Ele enfatizou o tamanho e as condições climáticas favoráveis do Tocantins, que diferem dos eventos semelhantes realizados na Argentina. Observando que o consumo de carne é elevado em seu país, o senador destacou que os animais do Tocantins são maiores devido ao clima local, o que abre possibilidades para oportunidades de negócios.
A Agrotins é considerada a feira mais importante da região Norte do Brasil e é uma referência nacional. Neste ano, o tema do evento é “Compliance no Agro”. O Governo do Estado tem a expectativa de superar a marca de R$ 2,5 bilhões em negócios, alcançada no ano anterior.
A Agrotins é organizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos de pesquisa e educação, entre outros.
A UPM é composta por parlamentares do Uruguai, Argentina, Chile e de outros estados brasileiros. Durante sua estadia em Palmas, participam de palestras, debates e da eleição da nova diretoria da entidade para os próximos dois anos.