conecte-se conosco

ALETO

Cláudia Lélis requer a criação do curso de Turismo na região das Serras Gerais

Publicadas

sobre

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa realizada na terça-feira, 16, foram aprovados vários requerimentos, incluindo um da deputada Cláudia Lélis (PV), que solicita à Universidade do Tocantins (Unitins) a realização de estudos para a implantação do curso de Turismo no campus de Dianópolis, localizado na região turística das Serras Gerais.

A deputada também fez solicitações relacionadas ao turismo e meio ambiente, pedindo à Secretaria de Meio Ambiente a implementação de um projeto de conscientização ambiental nas praias do estado, bem como a análise estrutural e reparação das paredes dos poços que romperam no Balneário Bráulio, situado a 17 km do município de Goiatins.

Na área de infraestrutura, foram apresentados diversos requerimentos solicitando ações do Governo do Estado, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto). O deputado Eduardo Mantoan (PSDB) solicitou a recuperação asfáltica do trecho urbano da TO–050, em Taquaralto, região sul de Palmas, incluindo as marginais.

Outros pedidos foram feitos por diferentes deputados, como a pavimentação asfáltica da TO-446 entre Miranorte e Abreulândia, feito pela deputada Vanda Monteiro (União Brasil); a pavimentação asfáltica da TO-164, que liga Muricilândia à TO-226, solicitada pelo deputado Marcus Marcelo (PL); e a pavimentação asfáltica de várias estradas, como a TO–486, que liga Santa Rosa do Tocantins a Natividade, a TO–434, interligando Colméia e Goianorte, a TO–245, entre Lizarda e o entroncamento da TO–030, a TO–347, que liga o povoado Irmã Adelaide ao entroncamento com a Ponte dos Migrantes Nordestinos, próximo a Lajeado, e a TO–431, que interliga Tabocão ao entroncamento com a TO–342, que dá acesso a Dois Irmãos. Além disso, foi solicitada a recuperação da malha da TO–251 até o entroncamento da TO–374.

No campo da educação e esportes, a deputada Vanda Monteiro solicitou a reforma e ampliação da escola indígena Waikarñase, a implantação de torre de internet e wi-fi gratuita na comunidade da aldeia indígena Salto Kripe, ambas na reserva indígena Xerente, em Tocantínia, e a instituição do Programa de Saúde Bucal na rede pública estadual de ensino. O deputado Jorge Frederico (Republicanos) propôs a implementação do Programa de Incentivo aos Atletas e Paratletas tocantinenses, por meio de bolsas.

Por sua vez, o deputado Professor Júnior Geo (PSC) solicitou a adequação estrutural da Escola Estadual Antônio Carlos de França, no município de Ponte Alta do Bom Jesus, e a aquisição e distribuição de uniformes escolares para os alunos da Escola Estadual Cívico Militar Maria dos Reis Alves Barros, localizada no Setor Taquari, em Palmas.

Por fim, a deputada Vanda Monteiro teve aprovado um requerimento para que o Estado, por meio da Secretaria da Saúde, promova a capacitação de profissionais em Libras, a fim de atender os pacientes dos Hospitais Estaduais do Tocantins.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda