AGROTINS 2023
Distribuição de 4 mil mudas promove Educação Ambiental para Sustentabilidade na Agrotins Carbono Neutro 2023
Durante a Agrotins Carbono Neutro 2023, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está promovendo uma ação de Educação Ambiental para Sustentabilidade, na qual cerca de 4 mil mudas de espécies frutíferas e não-frutíferas estão sendo distribuídas aos visitantes.
No estande Carbono Neutro, localizado na área externa do evento, a equipe da Diretoria de Educação Ambiental da Semarh está entregando até cinco mudas para cada visitante interessado. Essas mudas são disponibilizadas em parceria com o Viveiro Florestal Berço da Natureza – Usina Hidrelétrica de Estreito.
Na quarta-feira, dia 17, o secretário do Meio Ambiente, Marcello Lelis, entregou mudas de ambas as espécies ao casal agricultor familiar, Isaura Pereira e José Melo, moradores da chácara Boa Sorte no Assentamento do Córrego do Prata, no município de Palmas, quando eles visitaram o estande Carbono Neutro.
Marcello Lelis comentou que a entrega de mudas faz parte de um incentivo do Governo do Estado, por meio da Semarh e parceiros, para a recuperação de áreas ambientais queimadas e degradadas, contribuindo gradualmente para a neutralização do carbono nessas regiões.
Karynne Sotero, secretária Executiva da Semarh, ressalta que a distribuição de mudas para recuperação de áreas queimadas e degradadas é um investimento na restauração do meio ambiente, que neutraliza o carbono e ajuda a amenizar os efeitos climáticos. A parceria com o viveiro permite o fornecimento de mudas de espécies nativas, enquanto a conscientização sobre a importância da conservação florestal é disseminada.
Erliette Gadotti, diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade, destaca que o plantio de árvores, sejam frutíferas ou não, contribui para a neutralização do carbono e a redução dos gases de efeito estufa lançados na atmosfera. Ela ressalta que a preservação ambiental de uma área durante períodos de estiagem tem impacto na saúde humana e em todas as formas de vida presentes naquele local.
Isaura Pereira, a agricultora familiar, compartilha seu amor por plantas e pelo ato de plantar. Ela menciona que já levou outras mudas, como bambu, jatobá e caju, e sempre está em busca de novas espécies para cultivar. Além das árvores, José Melo acrescenta que também cultiva plantas alimentícias na chácara.
Sandro Barbosa, gestor Ambiental da Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade, ressalta que além da distribuição de mudas de espécies do Cerrado na Agrotins, a equipe também está trabalhando na sensibilização e no estímulo à recuperação de áreas queimadas e degradadas.
Sandro Barbosa relata que, nesta edição do evento, várias mudas já foram entregues aos visitantes, e também houve atendimento à solicitação da Prefeitura de Pedro Afonso, com a entrega de 1.200 exemplares destinados a três instituições: 500 unidades para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, 300 para a organização não-governamental Amigos do Meio Ambiente (AMA) e 300 para a instituição Dignidade para Todos.