Palmas
Prefeitura cria espaço ‘instagramável’ no Festival Gastronômico de Taquaruçu
A decoração do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que acontece na Praça Vereador Tarcísio Machado da Fonseca, no distrito de Taquaruçu, em Palmas, é sempre uma atração à parte. Na 16ª edição, aberta dia 7 e que se estende até o domingo, 11, o evento ganhou ainda mais charme com espaços ‘instagramáveis’, para que os visitantes possam fazer fotos e vídeos temáticos e divertidos. Um dos cenários está integrado ao portal do evento e conta com iluminação especial, bancos, painel e diversas plantas.
Pensado em harmonia com a temática do portal, que simula a fachada de uma casa de roça com tijolinhos e janelas amplas, o espaço atrai casais, crianças e famílias, que garantem o registro da participação na festa. Acompanhado da esposa, filhos e sobrinha, o vendedor Eli de Souza, 37 anos, aproveitou a ida no primeiro dia do FGT, para fazer selfies com sua família. “O espaço ficou lindo e bastante agradável para tirar fotos. É a terceira vez que venho ao festival gastronômico e sempre me surpreendo com o cuidado e sensibilidade na decoração.”
Acompanhada por um grupo de amigos, a recepcionista Maria Dias, 25 anos, diz que a decoração deste ano superou as edições anteriores. “Tudo bem organizado, tanto a estrutura como iluminação. O espaço está aprovado e as fotos vão para as redes sociais.”
Também entre os que aproveitaram a decoração, que remete a um espaço aconchegante, sensível e afetivo para muitos cliques, está o casal Ana Paula Cerqueira e Luiz Antônio Ferreira da Costa. Moradores de Porto Nacional, 60 km distante de Palmas, os dois resolveram curtir as cachoeiras de Taquaruçu com a pequena Sofia Costa, filha do casal, e aproveitaram para dar uma esticada no festival. “Gostamos bastante do espaço. Está lindo e, além de tudo, é uma ótima experiência com nossa filha. Com certeza vai ficar na memória dela e na nossa também.”
Display
Na entrada do espaço Cozinha Show, os visitantes aproveitam para tirar fotos em um display que simula dois chefs de cozinha. O engenheiro agrônomo Gustavo Castelo Branco, de 39 anos, participou da brincadeira ao lado dos filhos Antônio, 9 anos, e Rafael, de 5 anos. “Os espaços caracterizam bem o evento e já inserem na temática. A ideia é boa e pode ser mantida”, avalia o engenheiro, que frequenta o FGT desde 2015.
Estrutura
Todo o paisagismo do 16º FGT foi projetado e executado em parceria pela Agência Municipal de Turismo (Agtur) e a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) de Palmas. O portal que dá acesso ao circuito gastronômico possui sete metros de altura e dez de largura. Ao todo, o circuito gastronômico recebeu 2.178 mudas de plantas de paisagismo, como vincas, fênix, dracenas, torênias, bambu, cica, crótons, buchinhas e moreias. A ideia do projeto foi criar um espaço que trouxesse afetividade e aconchego, propostas presentes no 16º FGT.