conecte-se conosco

Tocantins

Governador do Tocantins participa da E-Governance Conference na Estônia em busca de inovação tecnológica

Publicadas

sobre

Tallinn, Estônia – Em busca de ampliar as frentes de inovação em tecnologia no setor público, o governador Wanderlei Barbosa se tornou o primeiro gestor do Tocantins a participar da E-Governance Conference, um dos maiores eventos sobre transformação digital pública. A conferência, realizada na capital estoniana, reúne líderes de todo o mundo e teve início no domingo, 28, seguindo até esta terça-feira, 30.

Consciente da realidade tecnológica do Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa ressaltou, na abertura do encontro, a importância de representar o Estado em um evento internacional desse porte, enfatizando como as inovações podem ser adaptadas e aplicadas em pautas pertinentes à gestão pública. “Estamos aqui comprometidos em trazer tecnologia para o Tocantins. Acompanhando as palestras, podemos ter uma noção clara do que realmente buscamos. Além de pensar na modernidade, também consideramos outras áreas que se beneficiarão dessas transformações, como o meio ambiente. Isso pode ser alcançado por meio da redução do uso de papel nos órgãos públicos do Estado”, afirmou o governador, destacando a possibilidade de digitalizar serviços burocráticos para o público interno e externo.

A Estônia é reconhecida internacionalmente por sua experiência em governo digital, sendo um exemplo de sucesso na implementação de sistemas eletrônicos para prestação de serviços públicos e transações online no setor público. O país do norte europeu tem atraído a atenção de várias nações devido a suas conquistas notáveis, como um ecossistema de governo digital que oferece 99% dos serviços públicos online, um sistema tributário competitivo eleito o melhor do mundo pelo nono ano consecutivo (OCDE), o melhor sistema educacional do mundo ocidental e a maior quantidade per capita de startups unicórnio (empresas de tecnologia privadas avaliadas em mais de um bilhão de dólares antes de abrirem capital em bolsas de valores) na Europa.

Após o primeiro compromisso realizado no domingo, 28, a equipe do Governo do Tocantins seguirá um cronograma de programação nesta segunda-feira, 29, que inclui uma palestra sobre a e-Estônia, intitulada “O país mais digital do mundo na prática”. Em seguida, eles farão uma visita ao Ülemiste, bairro inteligente da Estônia, à Prefeitura de Tallinn, onde conhecerão a perspectiva da gestão pública e empresarial, e também ao Centro de Cibersegurança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O embaixador do Brasil na Estônia, José Antônio Piras, ressaltou a importância de discutir as adaptações tecnológicas, especialmente em relação à melhoria e agilidade dos serviços, além da redução de gastos. “Vários eventos são realizados sobre esse tema e isso contribui significativamente para fortalecer as tecnologias nas instituições públicas, impulsionando o PIB de diversos países”, pontuou o embaixador.

Para Joosep Vimm, político local da Estônia, a participação do Brasil no evento demonstra a necessidade de intercâmbio entre os países, principalmente quando se trata de apresentar as propostas e realizações da Estônia no campo da digitalização. “Construímos um país digital há 30 anos e sabemos que isso não se limita apenas à administração estadual, mas também beneficia o povo e facilita a vida das pessoas. Fico feliz em compartilhar nossa experiência e ajudar os outros a alcançar o mesmo patamar”, frisou Joosep.

A E-Governance Conference é um evento anual organizado pela e-Governance Academy desde 2015. É apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Estônia e co-financiado por fundos de cooperação para desenvolvimento e ajuda humanitária. Durante a conferência, são abordados temas como governo digital, serviços públicos digitais, identidade digital, portal do cidadão, interoperabilidade, cibersegurança, inteligência artificial e inovações no setor governamental.

Propaganda