Tocantins
Em Goiás, equipe do Instituto de Identificação realiza visita técnica para conhecer implantação da Carteira de Identificação Nacional

Experiência contribui para que o Tocantins tenha bom êxito na implantação, que tem prazo final o dia 6 de novembro.
Governo do Tocantins
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), por meio do Instituto de Identificação, tem buscado atualizar e modernizar os procedimentos e sistemas que são utilizados nas atividades diárias e de atendimento ao público. Em busca de conhecer a experiência de implantação da Carteira de Identificação Nacional – (CIN) pelo Instituto de Identificação do Estado de Goiás, a SSP-TO enviou equipe de Tecnologia da Informação da Diretoria de Papiloscopia para uma visita técnica.
“O Estado de Goiás está entre os primeiros a implantar o novo documento de identidade nacional e tem muito a contribuir para que o Tocantins tenha bom êxito nesta implantação, que tem prazo final no dia 6 de novembro deste ano. Isso vai contribuir com o plano de modernização da instituição e o fortalecimento da qualidade dos serviços prestados à sociedade”, destaca a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro.
A diretora ainda reforça que esse intercâmbio é essencial para a troca de conhecimentos necessários para a atualização das ações e tecnologias existentes. “Nossa equipe de TI já está empenhada nesta nova missão, desenvolvendo as aplicações necessárias para a integração da base de dados do IITO e da Receita Federal, visto que o CPF será o número principal para o novo modelo da carteira de identidade”, disse.
O supervisor de Identificação Humana da Área Civil, Valtenir de Freitas Carvalho, lembra que a identidade é um elemento imprescindível ao exercício da cidadania e a identificação civil propicia ao Estado ser detentor de um banco de dados com o maior número de informações possíveis sobre as características dos cidadãos. “É importante implementar novas tecnologias que venham modernizar a emissão da carteira de identidade e trazer maior segurança a essas informações”, lembrou.
Além de Valtenir, estiveram na missão o responsável pela área de Tecnologia da Informação do Instituto de Identificação, Gleison de Souza Sales, e o desenvolvedor de softwares Rafael Trancoso.
Nova CIN
A nova Carteira de Identidade Nacional é um documento que pela primeira vez estabelece um padrão de emissão e modelo para todos os 27 órgãos de identificação, coibindo as fraudes de identificação no Brasil. Ela contém novos elementos de segurança, inclusive com QR Code seguro e uma zona de leitura automatizada, com possibilidade de checagem fácil e segura pelas Forças de Segurança Pública e por todos os balcões públicos e privados. A Carteira de Identidade também tem formato digital no aplicativo GOV.BR.
Além disso, o número do CPF passa a ser o número do registro nacional, isso significa que independente de qual Estado da Federação seja emitido, o cidadão continuará com o mesmo número. A Carteira de Identidade será o documento de identificação mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo.
Com a publicação do Decreto nº 11.430, de 3 de março de 2023, a partir de 6 de novembro de 2023, os órgãos expedidores ficarão obrigados a adotar os padrões da Carteira de Identidade Nacional.
Tocantins
Visita presidencial ao Tocantins: Lula anuncia ações e entregas
Lula participa da visita presidencial ao Tocantins com entrega de títulos, ações de reforma agrária e anúncio de Casa do Estudante da UFT.

A visita presidencial ao Tocantins nesta sexta-feira (27) reuniu autoridades e lideranças em Araguatins, com anúncios importantes para o estado e para a Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Entregas e anúncios durante a visita presidencial
Durante o evento, o presidente Lula participou da entrega de títulos de regularização fundiária para famílias assentadas da região e lançou ações do Governo Federal voltadas à reforma agrária.
Além disso, foram anunciados novos programas para impulsionar o desenvolvimento rural e garantir a segurança jurídica de propriedades em áreas de assentamento.
Casa do Estudante da UFT é anunciada em Palmas
Um dos destaques da visita presidencial ao Tocantins foi a assinatura do termo de cessão de uso gratuito de um imóvel da União, localizado em Palmas, destinado à criação da Casa do Estudante no câmpus da UFT.
Esse espaço será fundamental para garantir melhores condições de permanência para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Reitores da UFT presentes no evento
A Universidade Federal do Tocantins foi representada pelo reitor Luís Eduardo Bovolato, pela futura reitora Maria Santana e pelo vice-reitor Marcelo Lineker, que destacaram a importância da nova estrutura para a comunidade acadêmica.
Links úteis
Essa ação reforça o compromisso do Governo com o desenvolvimento social e educacional do Tocantins, fortalecendo o papel da UFT Tocantins na formação de jovens em todo o estado.
Continue acompanhando as atualizações sobre política, educação e desenvolvimento em nosso portal.
Governo do Tocantins
Em Araguatins, governador Wanderlei Barbosa assina adesão do Estado a programa nacional de gestão para aprimorar prestação de serviços públicos
Iniciativa possibilita acesso a diversos serviços tecnológicos de forma colaborativa com o Governo Federal

Em agenda oficial com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no município de Araguatins, na região do Bico do Papagaio, o governador Wanderlei Barbosa e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assinaram, nesta sexta-feira, 27, o Termo de Adesão do estado do Tocantins ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI).
A iniciativa, realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), oferece diversos serviços e soluções tecnológicas gratuitas para otimizar a gestão pública em áreas estratégicas, aproximando o cidadão da administração pública e aprimorando a digitalização de processos.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa afirmou que a adesão à medida reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a modernização da gestão pública. “Nosso objetivo é modernizar os sistemas institucionais para facilitar o acesso das pessoas aos serviços que elas precisam. É um compromisso do nosso Governo seguir realizando melhorias e este acordo com o Governo Federal vem para fortalecer ainda mais este trabalho, ampliando a eficiência, a transparência e a qualidade nos serviços oferecidos”, destacou o chefe do Executivo.
Com a adesão, o Tocantins passa a ter acesso a diversos serviços que são contemplados nos sete eixos do programa. Entre os recursos estão o Login Único e a Prova de Vida Digital, do GOV.BR; o Sistema Eletrônico de Informações (SEI); a plataforma Transferegov.br; Compras.gov: plataforma gratuita para compras públicas; Imóvel da Gente: uso social de terrenos da União; além de capacitações ofertadas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Rede de Parcerias.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ressaltou a importância da cooperação entre os entes federativos. “A adesão do Tocantins reforça o espírito colaborativo do Governo Federal que inspira o programa: o de compartilhar experiências bem-sucedidas e soluções que funcionam, ampliando o alcance de políticas públicas que melhoram a vida da população”, enfatizou a ministra Esther Dweck.
Para garantir a efetividade da implantação, o MGI designa um gerente técnico que acompanhará o Tocantins por um período de dois anos. A Secretaria de Estado da Administração (Secad) será responsável por coordenar a articulação colaborativa entre os órgãos estaduais. O próximo passo após a assinatura do Termo de Adesão é a elaboração do Plano de Trabalho, que deverá ser entregue em até 60 dias. O documento definirá as prioridades e as ações a serem executadas com o apoio das ferramentas disponibilizadas pelo PNGI.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, ressaltou que a adesão representa um avanço estratégico para o Estado. “Estamos investindo em uma gestão mais eficiente, moderna e conectada com as necessidades do cidadão. O PNGI oferece ferramentas robustas que nos permitirão economizar recursos, desburocratizar processos e ampliar o acesso da população aos serviços públicos digitais. Nós já utilizamos essa parceria por meio da nossa Escola de Governo, que tem um acordo de cooperação com a Escola Nacional de Administração, a Enap, com oferta variada de cursos para todos os servidores”, frisou o secretário.
Programa Nacional de Gestão e Inovação
O Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) é uma iniciativa estratégica do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) voltada para o fortalecimento da administração pública nos estados e nos municípios brasileiros. O principal objetivo é apoiar as gestões locais na modernização de processos, na inovação de políticas públicas e na digitalização de serviços, por meio de soluções gratuitas desenvolvidas e coordenadas pelo Governo Federal.
Como funciona?
Ao aderir ao PNGI, o estado ou município passa a integrar um pacto federativo de cooperação. Com isso, possui acesso a um catálogo robusto de ferramentas, plataformas e metodologias que auxiliam na melhoria da governança pública. O PNGI é reconhecido como um importante instrumento de apoio às gestões locais, promovendo um modelo de administração pública mais ágil, inovador e transparente.
Essas soluções abrangem diversas áreas, como: Governo digital (Login Único, Prova de Vida Digital, Conecta GOV.BR); Gestão de pessoas e planejamento institucional (Dimensionamento da Força de Trabalho); Capacitação e formação de servidores (Escola Virtual de Governo, Enap Aqui, Liderando para o Desenvolvimento); Contratações públicas e transparência (Compras.gov.br, Portal Nacional de Contratações Públicas, Transferegov.br); Inovação e transformação de serviços (Cidades que Transformam, CoLabs, LA!BoraGov, Plataforma Desafios); Inclusão social e equidade (cota de 8% para mulheres em situação de violência nos contratos terceirizados).
Secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, ressalta os avanços trazidos pelo PNGI para a digitalização e a eficiência na prestação de serviços à população – Marcio Vieira /Governo do Tocantins
Ministra Esther Dweck explica os benefícios do PNGI, que oferece soluções tecnológicas e capacitações para otimizar a gestão pública nos estados e nos municípios – Esequias Araujo/Governo do Tocantins
Ministra Esther Dweck explica os benefícios do PNGI, que oferece soluções tecnológicas e capacitações para otimizar a gestão pública nos estados e nos municípios – Esequias Araujo/Governo do Tocantins
Prefeitura de Porto Nacional
Porto Nacional vai ganhar novo Centro Administrativo com apoio do governo federal
Prefeito Ronivon Maciel e presidente Lula assinam cessão de área para novo Centro Administrativo de Porto Nacional. Localizado no Anel Viário, terreno de mais de 119 mil m² abrigará a nova sede do Executivo Municipal, secretarias e Câmara Municipal

Porto Nacional deu mais um importante passo rumo ao desenvolvimento administrativo e urbanístico. Nesta sexta-feira, 27, o prefeito Ronivon Maciel e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinaram, em Araguatins, o termo de cessão de uma área da União onde será construído o novo Centro Administrativo do município.
A ação integra o programa federal Imóvel da Gente, que destina imóveis públicos não utilizados para projetos de interesse social e governamental. Com mais de 119 mil metros quadrados, localizados no anel viário, o terreno será transformado na nova sede da prefeitura de Porto Nacional, abrigando ainda secretarias municipais e a Câmara Municipal, com foco em um modelo de gestão mais eficiente e sustentável.
Conquista construída em parceria
A cessão da área representa o resultado de um trabalho iniciado em abril de 2024, quando o prefeito Ronivon Maciel e o superintendente do Patrimônio da União (SPU), Edy Cesar, firmaram um protocolo de intenções com apoio da Câmara Municipal.
A obra será viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes, no valor de R$ 3,4 milhões, repassados pelo Ministério da Defesa.
Desenvolvimento local com reconhecimento federal
O programa Imóvel da Gente garante que espaços antes ociosos sejam revertidos em benefícios diretos à população, seguindo os princípios da governança participativa e da sustentabilidade.
A construção do novo complexo administrativo representa um avanço na descentralização dos serviços públicos, promovendo mais comodidade aos cidadãos e um ambiente de trabalho mais integrado e funcional para os servidores municipais.
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