Tocantins
Projeto Foco no Fogo com o apoio da PRF e Detran realiza blitz educativa no perímetro urbano T0-050 para alertar motoristas sobre os riscos das queimadas
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio do Projeto Foco no Fogo, realizou nesta sexta-feira,02, uma blitz educativa, no perímetro urbano da T0-050, em Taquaralto, em parceria com o Detran e a Polícia Rodoviária Federal, para alertar os motoristas sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas ilegais para a fauna, flora e, também, à saúde da população. Participaram ainda da ação, técnicos do Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins) e do BPMA (Batalhão da Polícia Militar Ambiental)
A Diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade, Erliette Gadotti, destacou que o foco da abordagem foi alertar os motoristas sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o fogo nas margens das rodovias, principalmente, tendo cuidado com os tocos de cigarros que podem provocar incêndios . “Tivemos uma ótima receptividade do público. Conseguimos abordar cerca de 180 carros e pelo menos 300 pessoas apenas nesta manhã”, comentou Erliette.
A temporada de prevenção do projeto Foco no Fogo com visitas in loco começou na última segunda-feira, 29 de maio, e se estenderá até meados de agosto deste ano. O projeto visitou até o momento os municípios de Monte do Carmo, Brejinho de Nazaré, Paraíso e Porto Nacional. Nesta edição, simultaneamente são realizadas palestras nas escolas, visitas em propriedades rurais e ações no trânsito para conscientização.
Foco no Fogo
O projeto Foco no Fogo, lançado em 2020, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas ilegais, bem como pelos incêndios florestais, tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde da população. Em 2022, a ação preventiva do projeto realizou visita a 60 municípios do Tocantins. O Foco no Fogo é uma iniciativa da Semarh, que conta com a adesão de 32 instituições membros do Comitê do Fogo.