Economia
Dia dos Namorados 2023: comércio de Palmas espera aumento de 9% nas vendas, aponta CDL Palmas

As datas comemorativas são essenciais para a movimentação e crescimento das vendas no comércio. Neste primeiro semestre do ano, após o Dia das Mães, o varejo conta com o Dia dos Namorados, que deve dar um fôlego neste mês que fecha o segundo trimestre de 2023. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, e repassada para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, cerca de 61% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados neste ano. O comércio de Palmas espera vender cerca de 9% a mais que no mesmo período no ano passado.
Conforme os dados da pesquisa, 53% dos consumidores acreditam que devem comprar um único presente, enquanto 30% pretendem adquirir dois itens, sendo a média de 1,5 presentes. Em média, os clientes devem gastar R$232 com presentes para a pessoa amada, o que representa R$36 a mais que em 2022. Com relação aos produtos que devem ser comprados, as roupas lideram o ranking com 41% das intenções, seguido de perfumes, cosméticos e maquiagem (31%), calçados (22%), um jantar (18%) e bombons e chocolates (16%).
Para o presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, o comércio palmense está preparado e deve aproveitar bem o momento. “Como já sabemos, as datas comemorativas são muito importantes e nós entendemos que o comércio de Palmas sabe aproveitar bem. Em uma rápida olhada, podemos ver vitrines temáticas, anúncios de descontos e promoções. E isso é o que esperamos, um comércio que está apto para receber o consumidor”, destaca.
Ainda de acordo com o levantamento, os esposos ou as esposas lideram o ranking dos principais presenteados (66%), enquanto 31% pretende presentear os (as) namorados(as). Já na hora de escolher os presentes, 29% levam em consideração, principalmente, a qualidade do presente, 18% o perfil do presenteado, 16% o desejo do presenteado e 12% as promoções e descontos.
Quanto ao local de compra, 57% deseja comprar a maioria dos presentes em lojas físicas, sobretudo em shoppings centers (26%) e nos shoppings populares (9%). Por outro lado, 36% farão as compras pela internet, sobretudo em lojas online (30%). Na hora de escolher o local de compra, 57% afirma que são influenciados pelo preço, 50% pela qualidade dos produtos, 38% pelas promoções e descontos e 32% pelo frete grátis.
Com relação aos pagamento, a principal forma será à vista (68%), com destaque para o PIX (21%, aumento de 7 pontos percentuais comparado a 2022), cartão de débito (17%) e cartão de crédito à vista (15%). Já 29% deve pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito parcelado (26%).
Para presentear o parceiro, muitos consumidores não veem limites e até ignoram os compromissos financeiros já assumidos. A pesquisa mostra que 34% dos entrevistados que pretendem comprar presentes irão às compras mesmo com contas em atraso, um aumento 8 pontos percentuais em comparação com o ano passado. Entre estes, 76% estão com o CPF negativado em serviços de proteção ao crédito. Além disso, 12% deixarão de pagar alguma conta para comprar o presente da pessoa amada.
Os dados revelam ainda que 33% reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. As justificativas para ultrapassar os limites do orçamento passam por achar que ele(a) merece (33%), querer agradar o parceiro(a) não se importando se vão gastar mais do que deveriam (24%) e gostar de agradá-lo, independente de terem que fazer dívidas para isso (19%).
“Como de costume, reforçamos que o consumidor faça um planejamento financeiro real e responsável e que não gaste além do que pode. É importante ter disciplina e usar a criatividade para comemorar a data. Procure por promoções, faça pesquisas de preço. O comércio de Palmas tem opções para todos os gostos e bolsos”, finaliza Silvan Portilho.
Economia
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
Em Palmas, faturamento do Capim Dourado Shopping já representa 5% do PIB da capital

Lojas para todos os perfis de cliente, praças de alimentação, salões de beleza, cinemas, áreas de lazer, espaços para trabalho remoto, bancos e até órgãos públicos. A diversidade de serviços e a praticidade que definem os shoppings centers espalhados pelo país os tornam cada vez mais atuais, mesmo após quase 60 anos de existência no Brasil. Prova disso é a previsão da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para 2025: o faturamento do setor deve crescer 1,6%, alcançando R$ 201,6 bilhões.
O país conta hoje com mais de 660 shoppings em funcionamento. Em Palmas, o Capim Dourado Shopping faz parte desse grupo e completa 15 anos neste mês, exemplificando o que torna esse modelo de empreendimento tão atrativo para o público. Inaugurado em 2010 com a expectativa de reunir 86 operações comerciais, o shopping dobrou de tamanho e hoje abriga 159 lojas e 56 quiosques. Além disso, o shopping registrou um crescimento de 365% nas vendas entre 2010, ano de sua inauguração, até 2024.
O impacto econômico também é expressivo. Só em 2024, o faturamento do Capim Dourado alcançou R$ 538 milhões, valor equivalente a 5,23% do PIB da capital. Para o superintendente do shopping, Diego Góes, os resultados confirmam a importância do empreendimento para a cidade. “Esses números refletem a força do varejo local e mostram que nosso shopping é parte ativa da economia de Palmas. O Capim Dourado nasceu com a proposta de ser mais que um centro de compras e, hoje, isso é uma realidade. O shopping é um espaço comercial, mas também contribui para o desenvolvimento da cidade e para a convivência dos palmenses, promovendo iniciativas culturais e sociais”, afirmou.
Histórias de marcas que se desenvolveram dentro do shopping também ilustram esse movimento. A Quem Disse, Berenice?, por exemplo, começou sua operação na unidade em um quiosque e, em julho de 2025, inaugurou uma loja física. “A gente sente que a QDB cresceu junto com o Capim Dourado. A proximidade com o consumidor e a visibilidade que o shopping proporciona foram essenciais para a expansão da marca em Palmas”, avaliou Diany Saraiva, gerente da loja.
Mesmo diante da expansão do e-commerce, os shoppings tendem a seguir em alta por possibilitarem experiências que vão além da compra. Com a ocupação praticamente completa, a perspectiva para o Capim Dourado, segundo Góes, é seguir acompanhando as transformações do varejo e fortalecendo a conexão com os consumidores. “Nos próximos anos, queremos nos consolidar ainda mais como um polo estratégico para o desenvolvimento econômico regional e um espaço de convivência que gera impacto positivo para toda a comunidade”, destacou o superintendente.
15 anos do Capim Dourado Shopping
Em 2025, o Capim Dourado Shopping celebra 15 anos de história em Palmas e no Tocantins, consolidando-se como o maior centro de compras do estado e um espaço que conecta cultura e lazer à tradição local. Inaugurado em 2010 e expandido em 2015, o Capim é DAQUI, é dos tocantinenses e tem orgulho de fazer parte da vida e das histórias da comunidade ao longo desses anos.
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