Tocantins
Sics vai incentivar implantação de agroindústrias para beneficiamento de produtos do Cerrado na região Sudeste do Tocantins
Projeto do IFTO de Dianópolis pretende viabilizar agroindústrias de beneficiamento de mel, frutas e produtos cárneos
Representantes do campus de Dianópolis do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e da prefeitura de Dianópolis estiveram na sede da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), na manhã desta segunda-feira, 5, para tratar sobre a implantação de agroindústrias e do fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos na região Sudeste do estado, tendo como polo o município de Dianópolis.
Os representantes foram recepcionados pelo superintendente de desenvolvimento econômico da Sics, Vinícius Pimenta. Ele recebeu em mãos o projeto elaborado pelo IFTO, em parceria com a Prefeitura de Dianópolis, que tem como objetivo implantar unidades produtivas de beneficiamento de produtos do Cerrado, organizadas em cooperativas multifuncionais.
O projeto especifica que uma das metas é implantar unidades agroindustriais de processamento e beneficiamento de mel, produtos cárneos e frutas. A unidade funcionará dentro do campus. O IFTO também vai oferecer capacitação e apoio técnico-científico aos agentes envolvidos.
No encontro, o superintendente destacou que o fomento às agroindústrias e atividades de economia solidária da região Sudeste estão previstos no Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics). “A parceria com o IFTO é de extrema importância, pois garante mais segurança técnica e jurídica para os produtores e demais agentes envolvidos”, ressaltou Pimenta.
O diretor geral do IFTO de Dianópolis, Pietro Lopes Rego, explicou que as agroindústrias de pequeno porte vão agregar valor aos produtos, beneficiando, não apenas produtores da agricultura familiar, mas, também, estudantes, assentados e comunidades tradicionais. “Cerca de 15% de tudo que é produzido na região é desperdiçado por falta de condições de beneficiamento; a proposta aqui é consolidar a cadeia produtiva da região para poder agregar valor e diminuir as perdas, alavancando o desenvolvimento regional”, resumiu.
“Esse projeto vai fomentar o comércio da região, trazer recursos, além de gerar emprego e renda. A prefeitura está à disposição para ser parceira desse projeto de desenvolvimento”, afirmou o secretário municipal de agricultura de Dianópolis, Helisson rosa Freitas.
O projeto será submetido à análise do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE).
Também participaram da reunião, o gerente administrativo do campus de Dianópolis do IFTO, Otácilio Silveira e o secretário municipal de administração de Dianópolis, Júnior Trindade.