conecte-se conosco

Cultura e eventos locais

Palmas se torna palco do 2º Encontro Nacional do Iclei e do XXVIII Encontro Nacional do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais

Publicadas

sobre

Palmas, a capital do Tocantins, recebeu o prestigioso 2º Encontro Nacional do Iclei e o XXVIII Encontro Nacional do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais, marcando o reencontro da cidade com o título de capital ecológica. O evento, que faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, teve início nesta terça-feira, 6, no auditório do Parque do Povo Arnoud Rodrigues.

A prefeita Cinthia Ribeiro destacou a satisfação de sediar discussões tão importantes e ressaltou a conquista de trazer o encontro para Palmas. Durante a solenidade de abertura, ela mencionou que a possibilidade surgiu durante a COP 27 no ano passado. A prefeita também enfatizou o compromisso da cidade em ser um palco para debates relevantes.

O evento contou com a presença de diversas autoridades governamentais e representantes de órgãos, e a programação abrange uma ampla variedade de atividades, com foco em discussões sobre transição de matrizes energéticas, sustentabilidade, mudanças climáticas, efeito estufa e ações para mitigação desses impactos.

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, parabenizou a gestão municipal por trazer para Palmas essa pauta tão relevante. Ele ressaltou a importância de preservar o meio ambiente, considerando que o estado é privilegiado por abrigar diversos ecossistemas e que a preservação é fundamental para o crescimento do Tocantins sem comprometer suas riquezas naturais.

Inamara Santos Melo, coordenadora geral de Adaptação do Departamento de Políticas, Mitigação e Adaptação de Instrumentos de Implantação da Secretaria Nacional de Mudança do Clima, representando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, enfatizou a necessidade do diálogo para fortalecer a agenda climática. Ela ressaltou a importância do encontro promovido pelo ICLEI, que engaja gestores, secretários, prefeitos e organizações atuantes na agenda climática, para avançar em um tema estratégico como o enfrentamento das mudanças climáticas e a mobilização da sociedade.

Durante o evento, Palmas aderiu à Declaração das Cidades Circulares da América Latina e do Caribe, reafirmando seu compromisso em preservar e mitigar os danos causados pelo crescimento urbano e econômico. A declaração está vinculada à Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) das Nações Unidas e ao Iclei – governos locais pela sustentabilidade. A assinatura do documento contou com a participação da prefeita Cinthia Ribeiro, da presidente da Fundação do Meio Ambiente, Meire Carreira, e do secretário-executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

A programação do 2º Encontro Nacional do Iclei segue até quinta-feira, 8, e oferece espaços de visitação, como a Praça da Sustentabilidade, além de mini palestras, atividades interativas e experiências de realidade virtual, que exploram ações e projetos sustentáveis desenvolvidos na capital Palmas.

♦Fotos Jaciara Barros

♦Fotos Edu Fortes

Propaganda