Governo do Tocantins
Plenária do Tocantins debate o Plano Plurianual com presença de autoridades

Na manhã de sexta-feira, 16 de junho, a Escola Estadual Elizângela Glória, em Palmas, sediou a Plenária do Tocantins para debater o Plano Plurianual (PPA Nacional). O evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo o governador Wanderlei Barbosa, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.
O governador Wanderlei Barbosa enfatizou a importância do PPA Participativo para orientar as ações governamentais de acordo com as demandas da população. Ele destacou a necessidade de estabelecer metas e estratégias para um desenvolvimento sustentável e de qualidade de vida. O governador ressaltou a participação popular e o diálogo aberto como elementos essenciais na construção de um plano que atenda às necessidades reais da sociedade.
Ele também valorizou a parceria entre o governo estadual e os ministérios, buscando soluções conjuntas para os desafios enfrentados. A realização da Plenária Estadual do PPA Participativo Federal representa um passo importante rumo a um futuro promissor, baseado no desenvolvimento sustentável e na participação cidadã, com Wanderlei Barbosa liderando as ações governamentais para um Tocantins mais próspero e equitativo.
Durante a abertura da plenária, a ministra Simone Tebet enfatizou a importância da reforma tributária como um meio de impulsionar o crescimento econômico do país, sem a necessidade de aumentar os impostos. Ela participou do evento para discutir o Plano Plurianual Participativo (PPA), que visa ouvir as demandas da população e contribuir para a definição das diretrizes orçamentárias para os próximos anos. A ministra também destacou que o Senado votará, na próxima semana, o projeto de lei relacionado ao novo arcabouço fiscal, reforçando o compromisso do governo com a estabilidade fiscal.
“A importância da reforma tributária é que ela promoverá o crescimento efetivo do Brasil. Não há arrecadação sem crescimento. Não pretendemos aumentar a arrecadação por meio do aumento de impostos. Não haverá aumento de alíquotas nem de impostos. Essa é uma determinação do presidente Lula. No entanto, temos condições de aumentar a arrecadação por meio da reforma tributária”, afirmou a ministra Tebet.
Estudos realizados pelo Ministério do Planejamento e Orçamento apontam que a reforma tributária poderá resultar em um aumento de até 1% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro a partir de 2025. O relator do tema na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), apresentou na semana passada os principais pontos da proposta, que inclui a criação do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) em âmbito federal e estadual. A proposta também prevê a implementação de um imposto seletivo, direcionado à taxação de produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como cigarros e bebidas alcoólicas.
Durante a coletiva de imprensa em Palmas, a ministra Tebet ressaltou que a reforma tributária viabilizará a competitividade das indústrias do Brasil em relação às indústrias asiáticas. Ela enfatizou que a indústria é uma geradora de empregos de qualidade e renda, impulsionando a economia e proporcionando uma arrecadação significativa para investimentos em obras estruturantes de grande porte.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também enfatizou a importância dos debates realizados durante a plenária, ressaltando que o presidente Lula determinou a reconstrução dos canais de comunicação para promover a participação popular. O objetivo é construir o país de forma coletiva, com o envolvimento ativo da população.
Durante o evento, os representantes do governo federal destacaram a preocupação da gestão do presidente Lula com as obras estruturantes paralisadas em todo o país, incluindo algumas no estado do Tocantins. Mauro Vieira informou que cerca de 14 mil obras estão atualmente paralisadas e estão sendo catalogadas. A maioria delas está relacionada à área da educação. Um levantamento está em andamento para possibilitar o planejamento da execução dessas obras.
O Plano Plurianual (PPA) é uma das três leis orçamentárias do Brasil, juntamente com a Lei de Diretrizes
Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual. Ele é elaborado a cada quatro anos, no primeiro ano de mandato, com vigência a partir do segundo ano. O PPA deste ano deve ser entregue pelo governo federal ao Congresso Nacional até 31 de agosto.
O PPA Participativo 2024-2026, lançado em maio, é uma iniciativa do governo federal que busca ouvir as principais demandas da população para a formulação das diretrizes orçamentárias para os próximos anos. Plenárias estaduais estão sendo realizadas em todas as 27 unidades da federação, permitindo a participação de movimentos sociais, entidades populares, representações sindicais e cidadãos comuns na definição das prioridades nos orçamentos federais pelos próximos quatro anos. Até o momento, plenárias já ocorreram em 11 estados, e o processo será concluído até 14 de julho.
Além das plenárias, a população pode expressar suas opiniões sobre as prioridades do governo por meio da plataforma Brasil Participativo, onde podem escolher três programas prioritários dentro do conjunto de programas do governo federal e apresentar três propostas.
Na área de infraestrutura, o governo estadual destacou como prioridades as obras nas rodovias BR-010, que liga o Tocantins ao Pará, e BR-253, que conecta o estado ao Maranhão. Movimentos sociais ressaltaram a necessidade de investimentos na reforma agrária e em programas de moradia popular, como o Minha Casa, Minha Vida.
Durante a plenária, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, realizou a entrega de equipamentos, incluindo viaturas, como parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O programa tem como objetivo articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, além de estabelecer políticas sociais e ações de proteção às vítimas com a promoção dos direitos humanos.
“Estou trazendo 22 viaturas, além de armamentos letais, não letais e outros equipamentos, que estão sendo entregues ao governador. Essas viaturas têm várias finalidades, mas são especialmente destinadas a fortalecer as políticas de proteção às mulheres no combate ao feminicídio”, afirmou o ministro Dino.
A Plenária do Tocantins se mostrou um espaço fundamental para a participação democrática e o debate sobre questões de extrema relevância para o desenvolvimento do estado e do país. A reforma tributária, a retomada das obras paralisadas e o Plano Plurianual Participativo demonstram o compromisso do governo em promover uma gestão transparente e inclusiva, ouvindo as demandas da população e buscando soluções efetivas para os desafios enfrentados pelo Brasil.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins participa do lançamento da 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia em Palmas
Primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, representou o Estado na ação coordenada entre as defensorias públicas dos estados do Tocantins, Goiás e Mato Grosso

O Governo do Tocantins participou, nessa quarta-feira, 20, do lançamento da 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia, realizado em parceria pelas Defensorias Públicas do Tocantins, Goiás e Mato Grosso. A solenidade ocorreu no auditório da sede de atendimentos da Defensoria Pública do Tocantins, em Palmas, e reuniu lideranças indígenas, autoridades estaduais e representantes dos três estados. As primeiras-damas, Karynne Sotero, do Tocantins, e Gracinha Caiado, de Goiás, representaram o Poder Executivo dos dois estados.
Importância das Defensorias na Assistência aos Povos Indígenas
A primeira-dama Karynne Sotero, que também ocupa o cargo de secretária extraordinária de Participações Sociais do Estado, agradeceu a presença da primeira-dama Gracinha Caiado, reconhecendo-a como referência para o seu trabalho, e ressaltou o entusiasmo em participar de iniciativas que aproximam o Governo das pessoas como o Defensorias do Araguaia. “Quero agradecer a presença da primeira-dama Gracinha Caiado, que é uma grande referência e inspiração para o nosso trabalho aqui no Tocantins. Quando recebi o convite da Defensoria fiquei muito entusiasmada, porque é exatamente o tipo de ação que eu e o governador Wanderlei Barbosa gostamos de participar, estando perto das pessoas. Com muita alegria, estarei na Aldeia Fontoura no dia 27 de agosto, levando as ações do Governo do Tocantins com toda a nossa equipe”, afirmou.
O cacique tradicional da Aldeia Fontoura, Waxio Karajá, também reforçou a relevância da iniciativa. “O acesso à nossa aldeia é muito difícil e é complicado ter acesso aos direitos básicos. Essa ação facilita muito as coisas para nós, porque temos dificuldade de ir até a cidade. Esse apoio é muito bom para a comunidade”, comentou.
Criada pelo governador Wanderlei Barbosa logo no início de sua gestão, a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais foi lembrada pelo titular da Pasta, Paulo Waikarnãse Xerente, como um marco para o fortalecimento da interlocução com as comunidades. “Há muitos anos aguardamos por esse momento e hoje a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais se consolida como referência dentro do estado. Esse trabalho é muito importante porque nós, povos indígenas, precisamos dessa presença do Governo. E essa parceria entre as Defensorias, órgãos estaduais e municipais é um elemento muito forte para nós. A ida da Defensoria Pública às aldeias traz dignidade, fortalece nossas comunidades e mostra respeito à nossa cultura”,destacou.
A primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, ressaltou a satisfação em participar da iniciativa ao lado das Defensorias e destacou a união entre os estados. “É uma alegria enorme estar aqui no Tocantins e ser recebida pela primeira-dama Karynne Sotero, que desenvolve um trabalho social importante no estado. Hoje estamos juntos, Tocantins, Goiás e Mato Grosso, unidos no projeto Defensorias do Araguaia, que alcança as aldeias indígenas localizadas na divisa dos três estados na Ilha do Bananal. É uma satisfação enorme participar dessa iniciativa, ao lado da Defensoria, que sempre foi uma parceira de primeira hora do Goiás Social”, afirmou, referindo-se ao projeto realizado no estado de Goiás.
O defensor público-geral do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, destacou o papel da instituição como espaço de acolhimento aos povos indígenas e de compromisso com a cidadania. “A Defensoria Pública é a casa dos povos indígenas, assim como é dos quilombolas, das quebradeiras de coco e todas as pessoas que entrarem aqui devem sentir esse pertencimento. Temos um compromisso, enquanto defensores públicos, de atender a todos da melhor forma possível, com dignidade e altivez. Quero também agradecer ao governador Wanderlei Barbosa, que lidera um governo presente, ao lado de quem mais precisa. Hoje o Tocantins vive um momento de crescimento econômico, mas é fundamental garantir também o avanço social, sem deixar ninguém para trás”, afirmou.
Ação na Ilha do Bananal
O projeto Defensorias do Araguaia leva atendimentos jurídicos, de saúde e sociais aos povos Karajá da região do Alto Araguaia, contemplando aldeias nos três estados. A iniciativa busca reduzir as dificuldades de acesso à Justiça e a serviços essenciais, oferecendo atendimento gratuito por meio das Defensorias Públicas do Tocantins, Goiás e Mato Grosso, em parceria com uma ampla rede de instituições.
O Governo do Tocantins levará uma série de serviços e ações, no dia 27 deste mês, até a Aldeia Fontoura. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) vai ofertar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) garantirá apoio com professores bilíngues, merendeiras e equipe operacional. Já a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) promoverá palestras preventivas sobre álcool e drogas, além de encaminhamentos para tratamento. A Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) e a Secretaria da Igualdade Racial (Seir) também estarão presentes, fortalecendo a interlocução com as comunidades e assegurando representatividade no Governo.
Além da Aldeia Fontoura, a 2ª edição do projeto também levará atendimentos às aldeias São Domingos/MT, no dia 25, Bdè-Burè e Buridina/GO, no dia 29 de agosto.
gosto.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins promove Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, em Palmas
Na ocasião, foi assinado Termo de Convênio entre o Estado e o Ministério das Mulheres para a Casa da Mulher Brasileira em Palmas, no valor de R$ 2,5 milhões

A Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), e coordenada pelo Ministério das Mulheres, foi realizada nesta quarta-feira, 20, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. O encontro, voltado à construção coletiva de políticas públicas para as mulheres, teve como destaque a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e a assinatura de um convênio para implantação da Casa da Mulher Brasileira em Palmas, no valor de R$ 2,5 milhões.
A programação da manhã iniciou com a execução do Hino Nacional pelo grupo Vozes de Ébano, seguida por apresentações culturais da Comunidade Quilombola Barra da Aroeira e da Dança Indígena do povo Xerente. O evento contou ainda com intérprete de Libras e estrutura de acessibilidade.
A secretária de Estado da Mulher e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/TO), Berenice Barbosa, reforçou a relevância da participação regional na construção de propostas e agradeceu o engajamento das participantes. “Agradeço imensamente a presença de todas e reforço que mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas não é apenas um tema, mas a nossa missão. Que possamos ter um lugar reservado para cada mulher, que elas possam ter voz, vez e estar onde quiserem. Juntas, vamos fazer a diferença pelo nosso estado”, destacou.
Na plenária inicial, a ministra Márcia Lopes ressaltou a importância da articulação intergovernamental e do investimento em equipamentos públicos para garantir direitos e acessos. Ela também destacou o papel das delegadas que serão eleitas para representar o Tocantins na Conferência Nacional, em setembro, em Brasília/DF. “As delegadas que forem eleitas aqui têm uma tarefa muito grande. Vocês precisam falar sobre a realidade regional, representar o Tocantins e mudar a vida dessas mulheres”, afirmou.
Dois talk shows temáticos debateram participação social, igualdade de oportunidades e implementação de direitos, com a presença de gestoras, pesquisadoras e representantes de entidades parceiras. Entre as participantes estavam: a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa; a presidente da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica no Tocantins, Gizella Bezerra; a pró-reitora da Universidade Federal do Tocantins, Maria Santana; a secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa; a assistente social e pesquisadora, Janaina Costa Rodrigues; a procuradora jurídica da Assembleia Legislativa do Tocantins, Delicia Sudbrack; e a vice-presidente do Cedim/TO, Stella Bueno, especialista em Direitos das Mulheres.
No período da tarde, as participantes trabalharam em grupos temáticos para analisar as contribuições das conferências regionais e sistematizar propostas. Também foi realizada a eleição das delegadas que representarão o Tocantins na etapa nacional, a ser realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, em Brasília/DF, garantindo pluralidade territorial e de segmentos. As propostas aprovadas serão consolidadas na Carta da Conferência Estadual de Políticas para Mulheres e encaminhadas às instâncias competentes.
Assinatura do convênio — Casa da Mulher Brasileira
Durante o evento, foi formalizado Termo de Convênio entre o Governo do Tocantins e o Ministério das Mulheres para a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Palmas, com investimento de R$ 2,5 milhões. O convênio prevê ações integradas de atenção, acolhimento, proteção e encaminhamento, além de estrutura para serviços de atendimento psicossocial, jurídico e de geração de renda. A ministra das Mulheres, Márcia Lopes; a secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa; a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa; e a secretária-executiva da Secretaria Municipal da Mulher de Palmas, Mariza Sales, assinaram o documento em ato realizado no auditório.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa firma contrato de cerca de R$ 45 milhões com BNDES para fortalecer o combate às queimadas
Recursos serão destinados à aquisição de veículos, drones e equipamentos de proteção para o Corpo de Bombeiros

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou, nesta quarta-feira, 20, um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 44.994.287,00, firmado no âmbito do Fundo Amazônia, para o fortalecimento do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) nas ações de prevenção e combate às queimadas e aos incêndios florestais em todo o estado.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância do investimento para a segurança ambiental, principalmente no período da estiagem. “Fico muito feliz em assinar, com o BNDES, um convênio de quase R$ 45 milhões para fortalecer e reaparelhar o Corpo de Bombeiros. Precisamos dar todo o suporte a esses profissionais que realizam um trabalho extraordinário em defesa da população e do meio ambiente”, pontuou.
O investimento permitirá a aquisição de 11 caminhões de incêndio, 18 caminhonetes, 18 kits pick-ups para incêndios florestais, dois postos de comando, 10 drones e 565 roupas de proteção florestal.
“Os recursos permitirão reaparelhar a corporação e ampliar a proteção da população tocantinense, com atenção especial para regiões estratégicas, como Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e o Jalapão, área turística de grande relevância”, enfatizou o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas.
O contrato firmado entre o Governo do Tocantins e o BNDES consiste em um aporte ou doação com finalidade específica de fortalecer o Corpo de Bombeiros nas ações de prevenção e combate às queimadas.
Condecoração
Na oportunidade, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade e ao estado, o governador Wanderlei Barbosa recebeu do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins a medalha da Defesa Civil. O CBMTO reconhece a atenção, a seriedade e a responsabilidade do governador com a segurança pública, destacando que as frentes de atuação na área estão em constante manutenção e aprimoramento, garantindo um atendimento cada vez melhor à população.
-
Social2 dias atrás
Vantuil Junior fala do Show de Henrique & Juliano em Palmas
-
Social2 dias atrás
Carlos Alberto e Caroline Marques celebram noivado
-
Social3 dias atrás
Lu Tranchesi organiza o chá de bebê de João, segundo filho de Lelê Saddi
-
Entretenimento2 dias atrás
Exposição “ENTREMEIO” chega a Palmas após sucesso em Goiânia com novas obras e experiências imersivas
-
Faet e Senar3 dias atrás
Sicredi e Sistema Faet/Senar TO, firmam convênio para ampliar crédito e assistência técnica a pequenos e médios produtores rurais