Tocantins
Festa da Colheita do Capim Dourado

Com o apoio do Sebrae Tocantins e da Energisa, o evento recebeu centenas de participantes para uma programação diversificada e tradicional.
Faltando poucos dias para que a extração do capim dourado seja autorizada legalmente – liberada a partir do dia 20 de setembro – a comunidade quilombola Mumbuca já celebra a beleza da matéria-prima com a tradicional Festa da Colheita. Finalizada no domingo, dia 11, a festividade reuniu na Comunidade Mumbuca centenas de turistas, moradores locais e também de comunidades vizinhas, que durante três dias contaram com uma programação diversificada e marcada por ancestralidade, cultura, gastronomia e hospitalidade.
O evento, que é promovido pela Associação dos Artesãos Extrativistas do Povoado Mumbuca em parceria com o Sebrae Tocantins e Energisa, por meio do projeto Energia para Crescer, contou com apoio da Prefeitura Municipal de Mateiros e patrocinadores locais. Também participaram do evento representantes do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, que fizeram a entrega das autorizações para o manejo do capim dourado, além de gestores municipais de São Félix (TO), membros do governo do Estado e empresários locais. A festa contou ainda com a participação do criador de conteúdo digital Felipe Martins, fundador da empresa de criação e desenvolvimento de projetos sociais, ambientais e educacionais Go Martins, que levou para o ambiente digital vários recortes de uma das festas mais tradicionais da região do Jalapão e do Tocantins.
Nesta edição, a festa ganhou uma nova proporção, com stands fixos e infraestrutura completa para a realização das competições esportivas, atrações musicais, cavalgadas e outras apresentações culturais. Para a presidente da associação, Railane Ribeiro, a festa superou as expectativas. “Contamos com muitos parceiros para que este evento acontecesse. E estamos muito felizes em ver que nosso sonho de montar uma grande estrutura foi realizado”, comentou.
Ao longo dos três dias, quem passou pela Festa da Colheita desfrutou não apenas da beleza do ‘ouro do Tocantins’, mas da presença de personalidades locais, como a artesã Noeme Ribeiro, filha de Dona Miúda e considerada a “doutora” a comunidade; e dos artistas regionais, como a dupla Arnon e Orley, que encantaram a plateia com a viola de buriti e da cantora Núbia Dourado, que emocionou o público com sua homenagem ao saudoso Maurício da Viola de Buriti. A programação contou ainda com uma majestosa apresentação das peças em um desfile, campeonato de futebol e cavalgadas, além de peças teatrais e apresentações culturais das crianças da comunidade.
A aposentada Maria Eduarda Carvalho Ferreira, veio de Belo Horizonte (MG) para prestigiar a solenidade: “Sempre quis ver de perto o capim dourado e pesquisei bastante sobre o melhor período para vir conhecê-lo. Vim especialmente para a festa e me sinto honrada por participar desse momento tão especial para a comunidade”, contou. “Antes de ir conhecer os fervedouros eu fiz questão de ir ao campo reverenciar o capim dourado”, enfatizou a turista.
Já a dona Maria Monteiro se deslocou de Porto Nacional (TO) até Mateiros (TO), onde o povoado Mumbuca está localizado, para aproveitar a programação. “Me senti muito acolhida desde o primeiro instante em que cheguei ao Jalapão. É um lugar incrível e vou levar boas recordações para casa”, comentou. Essa também foi a intenção da diretora escolar Fernanda Rodrigues, que levou dezenas de alunos de Mateiros para acompanhar de perto a festa mais tradicional da comunidade. “Nosso objetivo aqui é vivenciar e criar as experiências dentro da cultura local que também faz parte da cultura dos nossos alunos”, explicou Fernanda.
Energia Para Crescer
O projeto Energia Para Crescer é uma parceria entre o Sebrae Tocantins e a Energisa Tocantins e tem como objetivo apoiar a melhoria da qualidade de vida das comunidades quilombolas, fortalecendo o turismo e empreendedorismo na região. Iniciado em 2021 e com previsão de término para 2023, o projeto atende, além do Mumbuca, os povoados do Prata (São Félix) e Rio Novo (Mateiros).
“Hoje, ao chegar aqui, ficamos impressionados com o desenvolvimento das comunidades. Vimos novos empreendimentos surgindo e os comércios locais sendo fortalecidos. Ficamos honrados por fazer parte disso e saber que a nossa missão está sendo cumprida”, enfatizou o diretor de relações institucionais da Energisa, Alankardek Moreira.
A analista técnica do Sebrae, Admary Monteiro, acompanha cada passo do projeto de perto. “O nosso objetivo é possibilitar que a renda dos empreendedores locais seja melhorada e, para isso, a diretoria do Sebrae juntamente com a Energisa se uniram pelo crescimento dessas comunidades. Hoje, temos muita gratidão por ver que nosso trabalho está contribuindo com o Mumbuca. Afinal, se não tiver amor pelo Jalapão, o trabalho não flui. Aqui, a gente desenvolve um senso de pertencimento e começa a fazer parte da comunidade”, destacou.
O Projeto Energia para Crescer atua diretamente no estímulo ao empreendedorismo por meio das ações de qualificação de produtos e serviços turísticos, fortalecimento da governança, promoção de produtos turísticos e do destino de base comunitária, a fim de fomentar o acesso a serviços financeiros e a atração de investimentos, considerando a inclusão social, a geração de renda e a proteção ambiental.
Governo do Tocantins
Em evento da Unitins, governador Wanderlei Barbosa reforça entrega do novo câmpus em Dianópolis para novembro e obras em Augustinópolis
Anúncio foi feito durante a Semana Integrada da Unitins, que ocorre no início de cada semestre e reúne professores de todos os câmpus

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou na manhã desta quarta-feira, 30, da Semana Integrada 2025/2, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Realizado no início de cada semestre, o evento de formação para educadores ocorre entre os dias 29 e 30, reunindo mais de 250 professores e tutores para alinhar metas, discutir ações e planejar o semestre letivo.
Durante o evento, o governador Wanderlei Barbosa reforçou que o Governo do Tocantins tem compromisso com a educação superior e destacou a prioridade da gestão em investir em educação para promover melhorias de infraestrutura e educacionais.
“A Unitins é a referência de ensino superior gratuito ofertado pelo Estado, queremos deixá-la sempre mais forte e qualificada para ofertar uma formação de qualidade. É muito importante que os educadores participem de eventos como esta formação para que possam atuar de forma integrada e atualizada no semestre. Desejo boas-vindas a todos os professores, que tenham um semestre de muito sucesso para continuarem formando profissionais que transformem o Tocantins em um lugar de prosperidade. Continuarei valorizando todos os professores, como no último concurso realizado, para trabalharem e construírem suas carreiras com dignidade”, ressaltou o chefe do Executivo.
O reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, enfatizou que a Unitins tem recebido muito apoio do governador Wanderlei Barbosa para fortalecer cada vez mais a educação profissional. “Estamos nesse processo de formação, preparando os professores e qualificando com relação a princípios, valores e condutas da sala de aula dos cinco câmpus: Palmas, Paraíso, Dianópolis, Augustinópolis e Araguatins, além do TO Graduado. Também recebemos apoio quando se trata da estrutura física, como em Dianópolis que iremos entregar o câmpus devidamente equipado em novembro, sinal de desenvolvimento para a região sudeste, e estamos caminhando para a liberação da obra do câmpus de Augustinópolis. Aqui é o local para a população buscar novas oportunidades, então esse apoio é primordial para que possamos avançar”, afirmou o reitor.
Semana Integrada 2025/2
A Semana Integrada 2025/2 compõe o calendário oficial da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) para a preparação de todo início de semestre letivo, promovendo a organização pedagógica com palestras e orientações para que professores e tutores retornem às aulas. Neste semestre, o evento ocorreu nos dias 29 e 30 de julho, reunindo educadores de todas as regiões onde a instituição está presente. Com o tema Unitins em conexão: excelência, inovação e compromisso social, o encontro marca o retorno das atividades com foco na formação continuada dos docentes diante dos desafios regionais e globais da educação superior. A vasta programação visa fortalecer a qualidade do ensino, aliando práticas pedagógicas modernas, uso de novas tecnologias e compromisso com o desenvolvimento local e regional.
Para a coordenadora do curso de Serviço Social do câmpus de Palmas, Gessyca Baracho, a Semana Integrada, além das capacitações, contribui para aproximar os docentes e promover a troca de experiências. “A Semana Integrada deixa os professores mais juntos, já que participam educadores de todos os outros campi. Conseguimos fazer uma troca muito legal dos trabalhos que são efetuados nos espaços de atuação docente. É um evento muito motivador, também, por conta da programação trazida pela Universidade. Aqui temos contato com experiências de outras localidades e, principalmente, com os professores da nossa região”, comentou a coordenadora.
“Este evento integra o professor, os servidores e a Universidade, faz com que a gente se sinta em uma cultura que a Universidade de sinta protagonista de um desenvolvimento regional e fomentar o desenvolvimento do Tocantins e da região Norte do Brasil”, expressou o professor do curso de Direito do câmpus de Palmas, Daniel Borges.
Rádio Unitins FM
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa participou da Rádio Unitins FM, que é transmitida ao vivo para 43 municípios, além das redes sociais. Durante a entrevista, ele aproveitou para reiterar seu compromisso com a educação. “A educação básica é o ponto inicial de formação de toda a sociedade, então estamos investindo na reforma de todas as escolas estaduais para garantir que a população chegue até o ensino superior fortalecida. Estamos com o compromisso de lançar uma obra por semana para fortalecer essa estrutura educacional e queremos chegar até o ano que vem com 55% em nível de alfabetização. Na Unitins, vamos entregar o câmpus de Dianópolis em novembro e estamos trabalhando para dar a Ordem de Serviço para a construção do câmpus de Augustinópolis. Queremos estruturas modernas e eficientes para atender os alunos e qualificá-los efetivamente para o mercado de trabalho”, assegurou o governador Wanderlei Barbosa.
Tocantins
Polícia Federal investiga esquema de fraudes bancárias eletrônicas no Tocantins
A Polícia Federal deflagrou a “Operação Laranjada Suíça” para investigar fraudes bancárias em Tocantins e Bahia. Mandados de busca foram cumpridos e R$ 318 mil foram subtraídos de contas de vítimas.

Palmas/TO – A Polícia Federal iniciou nesta quarta-feira (30/07/2025) a “Operação Laranjada Suíça”, na cidade de Vitória da Conquista/BA, como parte de uma investigação criminal que apura fraudes bancárias eletrônicas contra diversas instituições financeiras, com foco especial na Caixa Econômica Federal.
De acordo com informações divulgadas, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal do Tocantins. Durante as diligências, foram apreendidos documentos, equipamentos de informática e celulares, que serão analisados para perícia técnica.
A investigação visa esclarecer transações fraudulentas que já totalizam mais de R$ 318.000,00. O principal suspeito, identificado como um residente de Palmas/TO, teria utilizado dispositivos eletrônicos para vincular-se a diversas contas bancárias de vítimas.
Os indícios levantados apontam que as fraudes foram realizadas por meio de engenharia social e phishing, técnicas usadas para obter dados sensíveis de clientes bancários, especialmente idosos, visando transferências indevidas. A análise técnica revelou o uso de dispositivos móveis e transferências para contas de “laranjas” situadas em Vitória da Conquista/BA.
O Inquérito Policial segue em segredo de justiça e continuará com diligências complementares para esclarecer completamente os fatos e identificar outros envolvidos.
O nome da operação, “Laranjada Suíça”, faz referência à cidade de Vitória da Conquista, conhecida como “Suíça Baiana”, devido ao seu clima frio. É lá que residem os receptadores do dinheiro subtraído das contas das vítimas.
A Polícia Federal reiterou seu compromisso com o combate à criminalidade cibernética, a proteção dos direitos fundamentais e a segurança do sistema financeiro nacional.
Governo do Tocantins
Embaixador da Suíça visita Tocantins e reforça laços
Governo do Tocantins e Suíça fortalecem relações estratégicas com visita do embaixador Pietro Lazzeri.
Visita institucional reforça parceria estratégica iniciada em missão oficial do governador Wanderlei Barbosa na Europa, em janeiro.

O Governo do Tocantins recebeu, nesta terça-feira, 29, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, para uma agenda institucional voltada ao fortalecimento das relações bilaterais. A visita, que faz parte da programação do diplomata durante três dias no estado, reforça o compromisso de ampliar parcerias econômicas, tecnológicas e ambientais entre o Tocantins e a Suíça.
O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, representou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e destacou o fortalecimento das relações institucionais e econômicas entre o Estado e o país europeu. “Estamos recebendo o embaixador em razão das relações que estamos construindo com a Suíça, o que reforça a boa expectativa de continuidade dessa parceria. O Tocantins tem um grande potencial, não apenas no agronegócio, mas também na mineração e no turismo. Por isso, fortalecer esse diálogo é muito importante, pois vivemos um momento de crescimento acelerado, com segurança jurídica, logística organizada e capacidade de atrair investimentos”, afirmou o secretário.
O embaixador Pietro Lazzeri está há três dias no Tocantins, onde participou de eventos em Palmas, além de um passeio pelo Jalapão. Ele agradeceu a recepção e avaliou positivamente a agenda no estado. “Assim como o governador Wanderlei Barbosa, gosto de ir a campo para trabalhar e, durante estes três dias, identifiquei um estado muito rico e com grande potencial. Na Suíça, temos um país aberto e dinâmico, como o Brasil, que é nosso maior parceiro nas áreas econômica, de inovação e sustentabilidade. Somos economias complementares e mercados que precisam de recursos naturais, como os que vocês possuem, além de tecnologia. O Jalapão é um tesouro que, com a chegada do aeroporto e do asfalto, irá potencializar o desenvolvimento. Avalio esta visita como muito positiva para criarmos um diálogo construtivo entre os nossos mercados”, ressaltou o embaixador.
A visita dá continuidade ao diálogo iniciado em janeiro deste ano, quando o governador Wanderlei Barbosa esteve em missão oficial na Suíça. Na ocasião, o chefe do Executivo participou de encontros estratégicos com lideranças empresariais e ambientais do país e assinou o Protocolo de Negociação para Restauração Florestal. O documento prevê a criação de uma entidade para a recuperação de áreas degradadas no Tocantins, a Tocantins Restaura. A primeira área a ser restaurada deverá ter até 12 mil hectares e proporcionará, além de benefícios ambientais, o envolvimento direto das comunidades. O investimento inicial estimado para a ação é de R$ 120 milhões.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, acompanhou o embaixador durante a visita ao Jalapão e destacou o perfil participativo do diplomata, que quis conhecer de perto as paisagens e a realidade local. “O embaixador se parece com o governador Wanderlei Barbosa no sentido de gostar de estar em campo, de agir. Passamos horas conversando sobre geopolítica mundial, o Tocantins e as potencialidades de investimentos. É um homem de diálogo, que se expressa e escuta com atenção. O que mais chamou a atenção dele foi quanto aos atrativos do Jalapão, que considerou extraordinários, e também as comunidades locais. Dialogamos ainda sobre o Jalapão atual e o que está por vir, incluindo as oportunidades e os desafios com o aumento do turismo após a entrega do aeroporto. Ele não veio apenas com uma missão diplomática, mas demonstrou interesse real em estabelecer relações concretas com o Tocantins”, relatou o secretário.
Potencialidades
Durante a recepção, os secretários de Estado apresentaram as potencialidades do Tocantins, com destaque para as áreas do agronegócio, economia, logística, turismo e projetos de sustentabilidade. O secretário de Estado da Fazenda, Donizeth Aparecido Silva, enfatizou o cenário de crescimento econômico do Tocantins. “Estamos com um desenvolvimento potencializado, contribuindo significativamente para o agronegócio do país. O governador Wanderlei Barbosa estabeleceu uma estabilidade jurídica favorável aos investimentos, não apenas na captação de recursos, mas também tornando o estado atrativo para novos negócios. Temos credibilidade jurídica e mantemos rigorosamente em dia todas as obrigações, tanto com os servidores quanto com fornecedores e instituições. Estamos passando por mudanças no sistema tributário nacional e, a partir do ano que vem, iniciaremos o período de transição, que vai até 2032. É um desafio, por isso estamos nos preparando e apostando em logística e na revitalização de rodovias, com foco na geração de renda, já que o novo modelo tributário será baseado no consumo”, explicou o titular da Sefaz.
Já o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei Silva de Moura, salientou a posição estratégica do Tocantins no cenário logístico, destacando o planejamento voltado à infraestrutura de transportes e à atração de investimentos. “O Tocantins está no centro do Brasil e, efetivamente, atrai os principais fluxos de transporte rodoviário, ferroviário e aeroviário do Matopiba, além de áreas do Mato Grosso e do Pará. Todo o transporte ferroviário converge para o Tocantins e se integra aos projetos de exportação. Na área de planejamento, temos investido fortemente em infraestrutura de transporte para que o estado esteja preparado para receber grandes investidores e oferecer uma logística ágil, tornando-se competitivo no mercado internacional. Nosso objetivo é consolidar o Tocantins como referência logística no Matopiba, ampliando as oportunidades de escoamento de cargas e de competitividade frente aos incentivos fiscais”, concluiu.
A expectativa é de que, a partir dessa aproximação, novos acordos e projetos conjuntos sejam desenvolvidos futuramente, especialmente nas áreas de inovação, energia limpa e educação técnica. Ainda estiveram presentes na recepção ao embaixador Pietro Lazzeri, os secretários de Estado da Comunicação (Secom), Márcio Rocha; da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café; da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto; da Pesca e Aquicultura do Tocantins (Sepea), Rodrigo de Carvalho Ayres; e das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), Ubiratan Carvalho; além dos presidentes da Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), Milton Neris; e da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias, Aleandro Lacerda.
-
Social1 dia atrás
Alessandra Andrade resgata o brilho dos concursos de beleza em Palmas
-
Social3 dias atrás
Rogerio e Marttha Ramos celebram formatura da filha
-
Social4 dias atrás
Núbia Frazão recebe homenagens pelo seu aniversário
-
Social4 dias atrás
Júlia d’Paula celebra 13 anos de arte com sarau intimista
-
Social4 dias atrás
Lu Montelo celebra nova primavera com carinho