ALETO
Regularização fundiária e licenciamento ambiental são temas centrais na 4ª Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico.

A 4ª Reunião Ampliada do Colegiado de Deputadas e Deputados do Parlamento Amazônico, realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) nesta quinta-feira, abordou principalmente os temas da regularização fundiária e licenciamento ambiental.
O evento foi iniciado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (Republicanos), que deu as boas-vindas aos parlamentares dos estados amazônicos e concedeu ao deputado Sinésio Campos, vice-presidente do Parlamento Amazônico e representante do Amazonas, a Comenda Ordem do Mérito do Legislativo, a mais alta honraria da Aleto.
A solicitação para a concessão da honraria foi feita pelo deputado Nilton Franco (Republicanos-TO), em reconhecimento aos serviços prestados por Sinésio ao parlamento tocantinense, liderando o movimento bem-sucedido pela implementação das emendas parlamentares em todas as Assembleias Legislativas da Amazônia Legal.
Posteriormente, a presidência da sessão foi transferida para a deputada estadual Edna Auzier, do Amapá, presidente do Parlamento Amazônico. Os parlamentares presentes assistiram a uma palestra proferida por Moisés Savian, secretário Nacional de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, seguida por um debate intenso.
Em seguida, o deputado estadual José Afonso Vasconcelos Fernandes, do Acre, foi empossado como Secretário de Relações Institucionais do Parlamento Amazônico.
Ao encerrar a sessão e finalizar a agenda do semestre, a presidente do Parlamento Amazônico, deputada Edna Auzier, enfatizou a importância do momento para a Amazônia. Ela destacou a necessidade de todos os estados da região estarem unidos, não apenas em discursos, mas também na prática. Auzier mencionou a intenção de entregar um documento com reivindicações ao presidente Lula no final de outubro, buscando gerar empregos e oportunidades para a Amazônia, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Ela ressaltou a importância de ser uma referência no desenvolvimento com conservação do meio ambiente.
O encontro foi organizado pelo deputado Nilton Franco, vice-presidente da entidade, e reuniu parlamentares dos estados da região norte, bem como do Mato Grosso, que também faz parte do Parlamento.
Nilton Franco destacou a relevância do Parlamento Amazônico, ressaltando a necessidade de debates e busca por soluções e medidas de proteção coletivas a serem adotadas pelos parlamentares que compõem a Associação. Ele afirmou que é indispensável discutir questões relacionadas aos estados da Amazônia Legal e gerar demandas que beneficiem a população amazônica.
O Parlamento Amazônico é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, com mais de 20 anos de existência. Ele reúne parlamentares das Assembleias Legislativas que compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso. O compromisso da entidade é reunir os deputados estaduais mensalmente em uma unidade federativa que integra a associação.
ALETO
Pela primeira vez, Tocantins celebra Dia do Senhor do Bonfim como feriado estadual
Tocantins celebra pela primeira vez o Dia do Senhor do Bonfim como feriado estadual, valorizando a tradição e o turismo religioso.

Este ano, os tocantinenses e milhares de peregrinos católicos comemoram, pela primeira vez, o Dia do Senhor do Bonfim — celebrado em 15 de agosto — como feriado estadual.
A Lei nº 4.509/24, que institui a data como feriado, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e sancionada pelo Governo do Estado em setembro de 2024. A medida, além de valorizar uma das mais importantes manifestações culturais do Tocantins, também fortalece o turismo religioso e incentiva a integração sociocultural das comunidades locais.
Os festejos do Senhor do Bonfim incluem novenas, missas campais e a peregrinação de milhares de fiéis aos pontos de devoção em Natividade, de 6 a 17 de agosto, e em Araguacema e Tabocão, de 6 a 15 de agosto.
A Romaria do Senhor do Bonfim, em Natividade, é considerada a maior do Estado. Sua tradição remonta a 1750, quando um vaqueiro encontrou uma imagem de Cristo Crucificado em um tronco de árvore na zona rural do município, próximo ao povoado que mais tarde seria chamado de Bonfim. O vaqueiro levou a imagem para casa, mas ela desapareceu misteriosamente e reapareceu no mesmo local onde havia sido descoberta. O fato foi interpretado como um milagre, motivando a construção do primeiro santuário e de uma capela na região.
Com a nova lei, a celebração do Dia do Senhor do Bonfim passa a integrar o Calendário Cultural do Tocantins, reforçando o reconhecimento da data como patrimônio histórico e cultural do Estado.
ALETO
Emenda paga: deputado Amélio garante R$ 200 mil para aquisição de ambulância em Piraquê

O município de Piraquê vai receber um importante reforço para a área da saúde. Atendendo ao pedido do prefeito Neto SOS, o deputado estadual Amélio Cayres destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil para a aquisição de uma ambulância. O recurso já foi pago e está nos cofres da Prefeitura.
O veículo, que será adquirido para atender a população local, vai garantir mais agilidade e segurança no atendimento de urgência e emergência, especialmente para moradores da zona rural, que enfrentam dificuldades de transporte até unidades de saúde em municípios vizinhos.
O prefeito destacou que a ambulância será fundamental para “salvar vidas e assegurar um atendimento mais digno e eficiente, facilitando também o encaminhamento de pacientes para hospitais regionais”, pontuou Neto.
Amélio Cayres reforçou seu compromisso com a melhoria dos serviços de saúde no Estado e afirmou que o recurso é uma resposta à necessidade urgente apresentada pela gestão municipal.
“Nós queremos fortalecer a estrutura de saúde e garantir que a população tenha acesso rápido e seguro ao atendimento médico, evitando a perda de vidas por falta de transporte adequado”, ressaltou o parlamentar.
ALETO
Casa de Apoio Nova Esperança é inaugurada em Palmas com apoio da Aleto

Com a previsão de realizar mais de 100 atendimentos por dia, entre refeições gratuitas e hospedagem, a Casa de Apoio Nova Esperança foi inaugurada em Palmas nessa terça-feira, 12, com apoio da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). O centro de acolhimento, instalado nas proximidades do Hospital de Amor, foi idealizado pelo deputado Eduardo Fortes (PSD).
A solenidade de inauguração contou com a participação do presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), que destacou a sua admiração pelo projeto criado por Eduardo Fortes. “Eu cresci vendo a minha mãe acolher as pessoas. Ela levava para nossa casa, para comer e dormir, pessoas que vinham do Pará e do Maranhão fazer tratamento de saúde e sempre ajudou com muito carinho todos que precisavam; e foi esse exemplo de cuidado que minha mãe tinha com as pessoas que me motivou a trabalhar pelo povo”, revelou.
Amélio disse que o projeto da Casa de Apoio do deputado Eduardo Fortes o inspirou a criar uma unidade semelhante em Augustinópolis. “Vejo como é importante esse tipo de ajuda para as pessoas”, destacou.
O deputado Eduardo Fortes agradeceu o apoio da Assembleia e dos parceiros do projeto. “O presidente Amélio nunca mediu esforços para apoiar nossos projetos sociais. Tudo o que eu pedi ele liberou. Tenho certeza de que ainda vai fazer muito mais por este Estado e vai ajudar muitas famílias, seja com a Casa de Apoio de Augustinópolis, seja com outros projetos para o Bico do Papagaio e para o Tocantins”, disse.
De acordo com Fortes, o projeto surgiu pela necessidade de ajudar as pessoas que acompanham seus familiares doentes e que precisam de um ponto de apoio durante o tratamento, um lugar seguro de acolhimento e descanso.
Participaram da inauguração empresários, profissionais da Saúde, vereadores, secretários e prefeitos de 10 municípios tocantinenses. O centro de acolhimento será mantido pela Associação Nova Esperança do Tocantins (Aneto) e pelas doações de voluntários. Além de oferecer hospedagem e alimentação, a unidade também contará com uma equipe de acolhimento, que realizará atendimento assistencial e na área da saúde.
Importância da Casa de Apoio para a Comunidade
Esta é a segunda unidade do projeto Casas de Apoio, lançado pelo deputado Eduardo Fortes. A primeira foi inaugurada em Gurupi, em fevereiro de 2010. A Casa de Apoio de Palmas, instalada nas proximidades do Hospital de Amor, vai atender pacientes em tratamento nos hospitais da Capital que moram no interior do Estado e seus acompanhantes.
-
Social5 dias atrás
Kátia Chaves celebra aniversário
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Por Todas as Marias 2025: Tocantins reforça combate à violência contra a mulher
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Governador participa de missa campal do Senhor do Bonfim
-
Entretenimento5 dias atrás
Palmas recebe ‘Hermanoteu na Terra de Godah’, sucesso da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo
-
Saúde e Bem Estar5 dias atrás
Sabin oferece curso gratuito para PCDs em Palmas