Turismo
Belezas do litoral norte baiano começam por Camaçari
Guarajuba e Arembepe estão entre os atrativos mais conhecidos, mas o município tem muito mais a oferecer aos turistas.
Camaçari pode ser um nome ainda desconhecido para boa parte dos turistas, ou lembrada pelo importante polo industrial e petroquímico existente no município. E quando falamos em Guarajuba, Arembepe, Aldeia Hippie, Projeto Tamar? Pois é, está tudo lá!
Dentre tantas belezas existentes em território baiano, a região de Camaçari pode ser apontada como uma excelente opção para se começar a desbravar este incrível estado. Um dos principais motivos é o acesso: apenas 50 km separam o município da Capital, Salvador, o que favorece roteiros envolvendo as duas localidades, e o centro da cidade a apenas 9 km do principal Aeroporto da região.
Uma bela costa
São 42 km de costa e mais de 30 praias! A primeira é Busca Vida, com 9 km de extensão e trechos propícios à prática do surf, com acesso principal controlado pelo Bahia Plaza Hotel. A última é Itacimirim, reconhecida por suas águas mornas e areia limpa – Selo Bandeira Azul de qualidade -, pontos ideais para a prática de esportes como o kite surf e o surf.
Entre os extremos encontram-se praias para todos os gostos!
Na lista de melhores do litoral norte baiano, na chamada Costa dos Coqueiros, Guarajuba é sempre lembrada pela qualidade das praias – também ostenta o título de Bandeira Azul -, pela prática de esportes com vela e boa infraestrutura de restaurantes na orla, pousadas “pé na areia”, casas e lofts de veraneio e um resort, o Vila Galé Resort Marés.
Em Abrantes, o diferencial é o foco histórico e a oferta de passeios a cavalo por trilhas atravessando dunas, lagoas e braços de rios. Já a praia do Jauá traz uma variedade de possibilidades, das práticas com sand board (surf na areia) a passeios calmos de caiaque por suas lagoas.
Arembepe
Esta praia, uma das primeiras da Estrada do Coco e a apenas 23 km do Aeroporto de Salvador, merece um capítulo especial. Tudo começou com uma vila de pescadores que foi “descoberta” por hippies no final dos anos de 1960. Um pedaço de paraíso que se tornaria conhecido internacionalmente graças à visita de Mick Jagger, Janis Joplin, Rita Lee, Caetano Veloso e outros artistas.
Sim, com mais de 50 anos de existência, a Aldeia Hippie continua com sua essência de vida comunitária preservada, localizada entre as dunas do rio Capivara e o mar – uma das mais belas orlas da região, com areia e águas totalmente limpas e preservadas. E ainda se tem a oportunidade de uma experiência imersiva com a comunidade local.
Fora a Aldeia, há uma sequência de praias gostosas e com características próprias. Boa parte de sua orla é protegida por recifes, o que propicia a formação de diversas piscinas na maré baixa, mas também há áreas propícias para a prática do surf, como Piruí.
Outro detalhe é que a região é um berçário natural de desova das tartarugas marinhas. Levar as crianças (e adultos de todas as idades) para sua sede é propiciar momentos de aprendizado sobre animais marinhos e, com sorte, a depender da época do ano, até acompanhar o momento em que as tartaruguinhas são soltas no mar!
Desenvolvimento
Camaçari tem uma extensão territorial maior que Salvador, com apenas 10% da população soteropolitana – 334 mil habitantes –, sendo 51% desta área localizada na zona rural. Para incentivar o desenvolvimento de setores produtivos além do polo industrial, a Prefeitura de Camaçari vem atuando em vários projetos, a partir da elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e do Estudo de Impacto Ambiental
O Investe Camaçari é um plano de investimento com isenções de taxas e outros benefícios para atração de investidores. Já o projeto Caminhos do Mar levará obras de acesso e revitalização das praias. Um investimento em torno de R$ 150 milhões, segundo informações da Secretaria de Turismo do Município.
A proposta é voltada para vários segmentos da economia, com destaque para o turismo, por sua reconhecida capacidade de geração de renda com preservação da qualidade de vida.
A Vila Hippie preserva o clima de vida em comunidade_Divulgação
Vista aérea de Arembepe, em Camaçari_Carol Garcia