conecte-se conosco

Sebrae

Comidas típicas, apresentações, shows e cavalgada marcam o início da 9ª Festa da Rapadura no Jalapão

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Crédito da foto: José Eduardo de Azevedo
Nesta sexta-feira, 14 de julho, teve início a aguardada 9ª Edição da Festa da Rapadura, um evento repleto de cultura, gastronomia e diversão. Realizada na comunidade quilombola do Prata, em São Felix do Tocantins no Jalapão, a festa é organizada pela Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais da Comunidade do Prata. A festa também conta com o apoio do Governo do Tocantins, Prefeitura de São Félix, Sebrae e Energisa. O evento continua até este sábado, 15 de julho, com uma programação repleta de atrações para a comunidade local, turistas e moradores de toda a região.
A presidente da Associação, Luzia Passos, avaliou como positivo o primeiro dia do evento, ressaltando a presença de um grande público e a realização de atividades que promoveram a identidade cultural da comunidade. “Durante o dia, tivemos a cavalgada, uma roda de conversa com os idosos da comunidade e, à noite, a tradicional quadrilha, shows e deliciosas comidas típicas da nossa região. Está sendo ótimo, estamos recebendo um grande público e, graças a Deus, tudo está ocorrendo conforme planejado. Convidamos todos a visitarem nossa festa, saborearem nossa rapadura e conhecerem essa tradição que acontece todos os anos”, declarou.
Durante a cerimônia de abertura, a analista do Sebrae Tocantins, Admary Monteiro, destacou as ações empreendidas em prol do desenvolvimento regional por meio do fortalecimento do empreendedorismo local. Ela enfatizou a importância do Projeto “Energia Para Crescer”, realizado em parceria com a Energisa Tocantins, que tem impactado positivamente a vida das comunidades no Jalapão. “Temos realizado uma série de ações em conjunto e ainda queremos fazer mais. A união tem sido muito proveitosa, e juntos estamos conseguindo promover cada vez mais mudanças nas comunidades. Isso é muito gratificante”, destacou.
O Diretor de Relações Institucionais da Energisa Tocantins, Alan Kardec Moreira, também discursou na abertura do evento sobre o projeto e suas conquistas em benefício das comunidades. Ele ressaltou a transformação positiva que tem ocorrido na realidade das pessoas e o sucesso que alcançaram em seus empreendimentos. “Cada depoimento que ouvimos demonstra claramente que esse trabalho tem mudado a realidade das pessoas e que todos têm o potencial de empreender e alcançar sucesso em seus projetos. Estamos extremamente felizes em estar aqui junto à comunidade, apoiando eventos como esse, que fortalecem toda a região”, afirmou.
Também estiveram presentes na abertura do evento o Prefeito de São Félix do Tocantins, Carlão, o Prefeito de Mateiros, Pastor João, a Secretária Executiva dos Povos Tradicionais e Indígenas do Tocantins, Cris Freitas, entre outras autoridades regionais.
Energia Para Crescer
Iniciado em 2021 e com previsão de término neste ano, o projeto Energia Para Crescer é uma parceria do Sebrae Tocantins junto à Energisa Tocantins. A iniciativa propõe apoiar a melhoria da qualidade de vida das comunidades quilombolas através do estímulo ao empreendedorismo. Isso ocorre por meio das ações de qualificação de produtos e serviços turísticos, fortalecimento da governança, promoção de produtos turísticos e do destino de base comunitária, a fim de fomentar o acesso a serviços financeiros e a atração de investimentos, considerando a inclusão social, a geração de renda e a proteção ambiental.
O Projeto é executado em três comunidades quilombolas do Jalapão, Povoado do Prata (São Félix-TO), Mumbuca (Mateiros-TO) e Rio Novo (Mateiros-TO).
Créditos das fotos: José Eduardo de Azevedo
Foto ilustrativa referente ao tema abordado Foto ilustrativa referente ao tema abordado Foto ilustrativa referente ao tema abordado Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *