Governo do Tocantins
Governo do Tocantins investe em segurança pública com ações efetivas em todo Estado

Grandes operações da Polícia Civil têm desarticulado organizações criminosas no Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), desenvolveu, neste primeiro semestre de 2023, diversas ações que possibilitaram o fortalecimento da segurança nos municípios tocantinenses e uma resposta efetiva ao crime organizado. Prisões, mais de 100 operações policiais, investimentos em treinamento, utilização de tecnologia para combate a crimes e fortalecimento de parcerias com a comunidade estão entre as ações.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, reforça que investir em segurança é preservar os direitos humanos e que todos os servidores da pasta trabalham incansavelmente para oferecer o melhor, com agilidade e eficiência.
“Seguindo as diretrizes da Gestão Estadual, temos buscado investir em segurança de forma integrada, com vistas a prevenir e reprimir a criminalidade. Para este próximo semestre, vamos continuar no mesmo ritmo de trabalho, atuando diuturnamente para desestimular a prática de delitos, interromper a escalada da criminalidade e criar um ambiente seguro aos cidadãos”, afirma o secretário.
Operações e prisões
Nas diversas frentes de atuação da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), dá-se destaque à prisão de membros de facções e ao desmantelo de organizações criminosas. Fruto desse trabalho incansável foi a prisão de um homem de 30 anos conhecido no mundo do crime como Dad Charada. A prisão ocorreu no início de julho e só foi possível graças ao trabalho conjunto dos investigadores das unidades especializadas e do serviço de inteligência da SSP-TO e da PC-TO, ao longo dos primeiros seis meses.
Ele é suspeito de ser um dos principais articuladores dos homicídios que vinham ocorrendo na Capital e tinha o objetivo de matar 100 rivais até o final do ano. A prisão, que ocorreu dentro da operação Gotham City, foi possível graças ao fortalecimento das delegacias especializadas e do importante trabalho dos serviços de inteligência da SSP/TO.
Outras operações de destaque foram as duas fases da Broken Windows; a Orange Couch; a Fauda; e a Pertinácia, que resultaram na prisão de mais de 40 pessoas e na apreensão de armas e drogas. Apenas na operação Fauda, foram retirados de circulação mais de 90 kg de crack e 25 kg de maconha.
No último mês de junho, divisões especializadas que compõem a Diretoria de Combate à Corrupção e o Crime Organizado (Dracco) do Tocantins realizaram 62 prisões e apreenderam mais de 136 kg de substâncias entorpecentes, 22 armas de fogo, nove veículos e quase R$ 50 mil em espécie.
Palmas
Com o objetivo de trazer mais paz e tranquilidade à população de Palmas, a SSP/TO tem se unido às demais forças de segurança por meio do Gabinete de Gestão Integrada e desenvolvido as operações Todos pela Vida – Palmas Segura e Tolerância Zero.
Essas ações intensificaram abordagens e prisões especialmente na região sul de Palmas e por meio de ações da 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (1ª DHPP – Palmas), até o dia 7 de julho, foram relatados 53 inquéritos policiais, sendo 38 com autoria definida, resultando em 43 indiciamentos. Sobre esses homicídios, foram instaurados 75 inquéritos e efetuadas 45 prisões.
Tecnologia e prevenção a crimes
Outros destaques da Segurança Pública levam em conta a utilização de ferramentas tecnológicas para prevenir crimes e fortalecer o diálogo com a comunidade. Exemplos são os aplicativos Salve Mulher, Fale com a Ouvidoria, Escola Segura e o Canal Direto com a DHPP para recebimento de denúncias.
O Salve Mulher tem fortalecido o combate à violência contra a mulher, evitando que elas tenham que se deslocar até a delegacia para receber atendimento imediato e agilizando pedidos de medida protetiva.
O Fale com a Ouvidoria permite que o cidadão faça denúncias, reclamações, elogios e sugestões. E em casos de homicídio ou tentativa de homicídio ocorridos em Palmas, a população pode passar informações por meio do WhatsApp (63) 98131-8454, sendo garantido absoluto sigilo.
O Escola Segura é direcionado para a comunidade escolar, sendo possível fazer denúncias em casos de emergência e também relatar situações que preocupam a unidade escolar, no sentido de prevenir futuras situações. Essas denúncias serão direcionadas a um plantão permanente e atendidas em tempo real, com o acionamento imediato das equipes policiais.
Ainda com foco na segurança nas escolas, a Segurança Pública e a Secretaria de Estado da Educação estão trabalhando na criação de um ambiente tecnológico capaz de compartilhar informações cadastrais entre as instituições.
Para modernizar e dar mais celeridade ao trabalho investigativo, foi implantado o projeto Delegacia Digital, inicialmente adotado pela 2ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (2ª DHPP) de Araguaína. A ideia é estabelecer uma delegacia totalmente digital com a extinção de inquéritos físicos.
Investimentos e valorização
A valorização da atuação profissional foi bastante destacada neste primeiro semestre com a entrega de medalhas condecorativas de bravura e mérito policial a 36 policiais civis que contribuíram para a construção e o fortalecimento da instituição.
Além disso, sabendo que é fundamental oferecer treinamento regular e adequado aos agentes de segurança, teve início mais uma edição do Integra PC. O programa, que oferece aperfeiçoamento intelectual e operacional, deve capacitar cerca de 250 policiais civis. Desses, 60 já foram capacitados, em Gurupi, no último mês de junho. A Escola Superior de Polícia (Espol) também oferece regularmente cursos que aprimoram as habilidades dos agentes, a exemplo do Curso de Investigação de Homicídios.
“O treinamento contínuo ajuda a atualizar os conhecimentos e garantir que os profissionais estejam preparados para lidar com os desafios do ambiente em que atuam. Não podemos deixar isso de lado e, neste segundo semestre, vamos continuar aprimorando as habilidades de nossos agentes de segurança”, afirma o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira.
Ainda no eixo da valorização, a SSP/TO tem desenvolvido ações que visam ao cuidado com a saúde física e psicossocial dos profissionais.
Participação da comunidade – Consegs
A Segurança Pública também vem investindo em iniciativas que estreitam a relação entre polícia e população. Por meio da Polícia Comunitária, estão sendo implantados Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) em várias cidades do Estado. Na região do Bico do Papagaio, dez já estão em funcionamento. Luzimangues, Taquaruçu e o Jardim Aureny IV, em Palmas, também já contam com conselhos promovendo a participação cidadã na segurança.
Investimentos em infraestrutura
Neste ano, a Segurança Pública já recebeu equipamentos do Governo do Estado, que têm contribuído para o fortalecimento das ações. Foram entregues mais de 390 computadores, sendo 285 para a Polícia Civil, 15 para as Delegacias de Atendimento à Vulneráveis do Estado e 7 para a Polícia Científica.
Já em Brasília (DF), local em que o secretário Wlademir Mota e sua equipe têm agenda constante, o gestor recebeu seis viaturas, três para as Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher.
Em Palmas, durante visita do ministro da Justiça, Flávio Dino, a SSP-TO foi contemplada com outros oito veículos.
Cidade da Polícia
Mais uma grande ação que ocorreu neste semestre trata-se da destinação, pelo governador Wanderlei Barbosa, de área de mais de 120 mil m² para a construção do Complexo Cidade da Polícia, localizado na região sul da capital Palmas.
Em Gurupi, a PC-TO também vai contar com prédio próprio, já que foi aprovado o Projeto de Lei que doa dois lotes de 900 m², que serão destinados à construção do futuro prédio da Cidade da Polícia Civil de Gurupi.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa anuncia Taquaruçu Fest com Bell Marques e atrações regionais.
Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques. Evento promovido pelo Governo do Tocantins será realizado no dia 11 de julho, no distrito de Taquaruçu, e contará com atrações regionais como Wglemerson Lima

A ação integra o calendário de eventos promovidos pelo Estado com foco na valorização do turismo e da cultura entre os meses de junho e agosto.
A primeira edição do Taquaruçu Fest, realizada em 2023, contou com apresentação da dupla Rio Negro e Solimões. Neste ano, a expectativa é de um evento ainda maior, com estrutura reforçada, segurança e incentivo à participação de empreendedores locais.
Governo do Tocantins
Em Araguatins, governador Wanderlei Barbosa assina adesão do Estado a programa nacional de gestão para aprimorar prestação de serviços públicos
Iniciativa possibilita acesso a diversos serviços tecnológicos de forma colaborativa com o Governo Federal

Em agenda oficial com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no município de Araguatins, na região do Bico do Papagaio, o governador Wanderlei Barbosa e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assinaram, nesta sexta-feira, 27, o Termo de Adesão do estado do Tocantins ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI).
A iniciativa, realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), oferece diversos serviços e soluções tecnológicas gratuitas para otimizar a gestão pública em áreas estratégicas, aproximando o cidadão da administração pública e aprimorando a digitalização de processos.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa afirmou que a adesão à medida reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a modernização da gestão pública. “Nosso objetivo é modernizar os sistemas institucionais para facilitar o acesso das pessoas aos serviços que elas precisam. É um compromisso do nosso Governo seguir realizando melhorias e este acordo com o Governo Federal vem para fortalecer ainda mais este trabalho, ampliando a eficiência, a transparência e a qualidade nos serviços oferecidos”, destacou o chefe do Executivo.
Com a adesão, o Tocantins passa a ter acesso a diversos serviços que são contemplados nos sete eixos do programa. Entre os recursos estão o Login Único e a Prova de Vida Digital, do GOV.BR; o Sistema Eletrônico de Informações (SEI); a plataforma Transferegov.br; Compras.gov: plataforma gratuita para compras públicas; Imóvel da Gente: uso social de terrenos da União; além de capacitações ofertadas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Rede de Parcerias.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ressaltou a importância da cooperação entre os entes federativos. “A adesão do Tocantins reforça o espírito colaborativo do Governo Federal que inspira o programa: o de compartilhar experiências bem-sucedidas e soluções que funcionam, ampliando o alcance de políticas públicas que melhoram a vida da população”, enfatizou a ministra Esther Dweck.
Para garantir a efetividade da implantação, o MGI designa um gerente técnico que acompanhará o Tocantins por um período de dois anos. A Secretaria de Estado da Administração (Secad) será responsável por coordenar a articulação colaborativa entre os órgãos estaduais. O próximo passo após a assinatura do Termo de Adesão é a elaboração do Plano de Trabalho, que deverá ser entregue em até 60 dias. O documento definirá as prioridades e as ações a serem executadas com o apoio das ferramentas disponibilizadas pelo PNGI.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, ressaltou que a adesão representa um avanço estratégico para o Estado. “Estamos investindo em uma gestão mais eficiente, moderna e conectada com as necessidades do cidadão. O PNGI oferece ferramentas robustas que nos permitirão economizar recursos, desburocratizar processos e ampliar o acesso da população aos serviços públicos digitais. Nós já utilizamos essa parceria por meio da nossa Escola de Governo, que tem um acordo de cooperação com a Escola Nacional de Administração, a Enap, com oferta variada de cursos para todos os servidores”, frisou o secretário.
Programa Nacional de Gestão e Inovação
O Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) é uma iniciativa estratégica do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) voltada para o fortalecimento da administração pública nos estados e nos municípios brasileiros. O principal objetivo é apoiar as gestões locais na modernização de processos, na inovação de políticas públicas e na digitalização de serviços, por meio de soluções gratuitas desenvolvidas e coordenadas pelo Governo Federal.
Como funciona?
Ao aderir ao PNGI, o estado ou município passa a integrar um pacto federativo de cooperação. Com isso, possui acesso a um catálogo robusto de ferramentas, plataformas e metodologias que auxiliam na melhoria da governança pública. O PNGI é reconhecido como um importante instrumento de apoio às gestões locais, promovendo um modelo de administração pública mais ágil, inovador e transparente.
Essas soluções abrangem diversas áreas, como: Governo digital (Login Único, Prova de Vida Digital, Conecta GOV.BR); Gestão de pessoas e planejamento institucional (Dimensionamento da Força de Trabalho); Capacitação e formação de servidores (Escola Virtual de Governo, Enap Aqui, Liderando para o Desenvolvimento); Contratações públicas e transparência (Compras.gov.br, Portal Nacional de Contratações Públicas, Transferegov.br); Inovação e transformação de serviços (Cidades que Transformam, CoLabs, LA!BoraGov, Plataforma Desafios); Inclusão social e equidade (cota de 8% para mulheres em situação de violência nos contratos terceirizados).
Secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, ressalta os avanços trazidos pelo PNGI para a digitalização e a eficiência na prestação de serviços à população – Marcio Vieira /Governo do Tocantins
Ministra Esther Dweck explica os benefícios do PNGI, que oferece soluções tecnológicas e capacitações para otimizar a gestão pública nos estados e nos municípios – Esequias Araujo/Governo do Tocantins
Ministra Esther Dweck explica os benefícios do PNGI, que oferece soluções tecnológicas e capacitações para otimizar a gestão pública nos estados e nos municípios – Esequias Araujo/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa anuncia projeto do novo Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins, com apoio da União
Obra será financiada com recursos do PAC Saúde e contrapartida estadual, somando mais de R$ 60 milhões em investimentos

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou, nesta sexta-feira, 27, a construção do novo Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins. O projeto é resultado de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal, e foi comunicado pelo chefe do Executivo estadual durante evento realizado no município, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A obra será financiada com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Ministério da Saúde, no valor de R$ 60.000.072,00, com a contrapartida do Governo do Tocantins de R$ 2.724.691,76.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da união de esforços para a construção da nova unidade de saúde. “Agradeço muito por esta parceria. Vamos construir, juntos, o Hospital da Mulher e Maternidade em Araguatins, com R$ 60 milhões do Governo Federal e quase R$ 3 milhões do Governo do Tocantins. Tenho certeza de que os recursos virão para fazermos esse hospital que vai atender toda a região do Bico do Papagaio”, enfatizou o chefe do Executivo estadual.
Presente no evento, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, reforçou a importância do novo projeto. “Esta será uma obra muito importante, não só para Araguatins, mas para toda a região do Bico do Papagaio. A unidade contará com 150 leitos, incluindo leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] obstétrica e neonatal, além de toda a infraestrutura necessária para o funcionamento adequado de uma maternidade. Estamos nas etapas de finalização, o processo com a Vigilância Sanitária está concluído, o convênio com a Caixa Econômica também está firmado e, agora, seguimos para a finalização do projeto arquitetônico e para a fase de licitação”, explicou o secretário.
Estrutura
A nova unidade será construída na Rua Nero Macedo, no Setor Irial, em um terreno de 25 mil m² doado pela Prefeitura de Araguatins. O hospital faz parte da estratégia de fortalecimento da Rede Alyne de Atenção Materno Infantil, implantada pelo Governo Federal.
O Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins contará com 150 leitos, distribuídos entre suítes de Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP), de alto risco, Centro de Parto Normal (CPN) intra-hospitalar, UTI Materna e UTI Neonatal, Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), além de leitos de alojamento conjunto. A unidade terá também dez dormitórios na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, quatro salas de centro cirúrgico e toda a infraestrutura necessária para garantir o atendimento de qualidade às mulheres da região.
O novo hospital será referência na Macrorregião Norte do Tocantins, que abrange 64 municípios e uma população estimada em 626.407 habitantes. O prefeito de Araguatins, Aquiles Pereira, comemorou o avanço do projeto. “Finalizamos todas as etapas e, agora, é partir para a execução. Acredito que, em até 60 dias, estaremos dando o pontapé inicial”, salientou o gestor.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, detalhou a estrutura da nova maternidade, com 150 leitos, incluindo UTIs obstétrica e neonatal – Esequias Araújo/Governo do Tocantins
O prefeito de Araguatins, Aquiles Pereira, celebrou a etapa final do projeto e anunciou a expectativa de início das obras nos próximos 60 dias – Esequias Araújo/Governo do Tocantins
-
Turismo17 horas atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Turismo17 horas atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Palmas3 dias atrás
Prefeito em exercício de Palmas é Carlos Eduardo Velozo
-
Sebrae4 dias atrás
Conexão LetsLo valoriza o autocuidado como ferramenta de liderança entre médicas empreendedoras da Capital
-
Palmas4 dias atrás
Secretário Sérgio Vieira manifesta apoio incondicional a Eduardo Siqueira Campos e reafirma confiança na Justiça