Governo do Tocantins
Governo do Tocantins investe em segurança pública com ações efetivas em todo Estado

Grandes operações da Polícia Civil têm desarticulado organizações criminosas no Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), desenvolveu, neste primeiro semestre de 2023, diversas ações que possibilitaram o fortalecimento da segurança nos municípios tocantinenses e uma resposta efetiva ao crime organizado. Prisões, mais de 100 operações policiais, investimentos em treinamento, utilização de tecnologia para combate a crimes e fortalecimento de parcerias com a comunidade estão entre as ações.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, reforça que investir em segurança é preservar os direitos humanos e que todos os servidores da pasta trabalham incansavelmente para oferecer o melhor, com agilidade e eficiência.
“Seguindo as diretrizes da Gestão Estadual, temos buscado investir em segurança de forma integrada, com vistas a prevenir e reprimir a criminalidade. Para este próximo semestre, vamos continuar no mesmo ritmo de trabalho, atuando diuturnamente para desestimular a prática de delitos, interromper a escalada da criminalidade e criar um ambiente seguro aos cidadãos”, afirma o secretário.
Operações e prisões
Nas diversas frentes de atuação da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), dá-se destaque à prisão de membros de facções e ao desmantelo de organizações criminosas. Fruto desse trabalho incansável foi a prisão de um homem de 30 anos conhecido no mundo do crime como Dad Charada. A prisão ocorreu no início de julho e só foi possível graças ao trabalho conjunto dos investigadores das unidades especializadas e do serviço de inteligência da SSP-TO e da PC-TO, ao longo dos primeiros seis meses.
Ele é suspeito de ser um dos principais articuladores dos homicídios que vinham ocorrendo na Capital e tinha o objetivo de matar 100 rivais até o final do ano. A prisão, que ocorreu dentro da operação Gotham City, foi possível graças ao fortalecimento das delegacias especializadas e do importante trabalho dos serviços de inteligência da SSP/TO.
Outras operações de destaque foram as duas fases da Broken Windows; a Orange Couch; a Fauda; e a Pertinácia, que resultaram na prisão de mais de 40 pessoas e na apreensão de armas e drogas. Apenas na operação Fauda, foram retirados de circulação mais de 90 kg de crack e 25 kg de maconha.
No último mês de junho, divisões especializadas que compõem a Diretoria de Combate à Corrupção e o Crime Organizado (Dracco) do Tocantins realizaram 62 prisões e apreenderam mais de 136 kg de substâncias entorpecentes, 22 armas de fogo, nove veículos e quase R$ 50 mil em espécie.
Palmas
Com o objetivo de trazer mais paz e tranquilidade à população de Palmas, a SSP/TO tem se unido às demais forças de segurança por meio do Gabinete de Gestão Integrada e desenvolvido as operações Todos pela Vida – Palmas Segura e Tolerância Zero.
Essas ações intensificaram abordagens e prisões especialmente na região sul de Palmas e por meio de ações da 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (1ª DHPP – Palmas), até o dia 7 de julho, foram relatados 53 inquéritos policiais, sendo 38 com autoria definida, resultando em 43 indiciamentos. Sobre esses homicídios, foram instaurados 75 inquéritos e efetuadas 45 prisões.
Tecnologia e prevenção a crimes
Outros destaques da Segurança Pública levam em conta a utilização de ferramentas tecnológicas para prevenir crimes e fortalecer o diálogo com a comunidade. Exemplos são os aplicativos Salve Mulher, Fale com a Ouvidoria, Escola Segura e o Canal Direto com a DHPP para recebimento de denúncias.
O Salve Mulher tem fortalecido o combate à violência contra a mulher, evitando que elas tenham que se deslocar até a delegacia para receber atendimento imediato e agilizando pedidos de medida protetiva.
O Fale com a Ouvidoria permite que o cidadão faça denúncias, reclamações, elogios e sugestões. E em casos de homicídio ou tentativa de homicídio ocorridos em Palmas, a população pode passar informações por meio do WhatsApp (63) 98131-8454, sendo garantido absoluto sigilo.
O Escola Segura é direcionado para a comunidade escolar, sendo possível fazer denúncias em casos de emergência e também relatar situações que preocupam a unidade escolar, no sentido de prevenir futuras situações. Essas denúncias serão direcionadas a um plantão permanente e atendidas em tempo real, com o acionamento imediato das equipes policiais.
Ainda com foco na segurança nas escolas, a Segurança Pública e a Secretaria de Estado da Educação estão trabalhando na criação de um ambiente tecnológico capaz de compartilhar informações cadastrais entre as instituições.
Para modernizar e dar mais celeridade ao trabalho investigativo, foi implantado o projeto Delegacia Digital, inicialmente adotado pela 2ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (2ª DHPP) de Araguaína. A ideia é estabelecer uma delegacia totalmente digital com a extinção de inquéritos físicos.
Investimentos e valorização
A valorização da atuação profissional foi bastante destacada neste primeiro semestre com a entrega de medalhas condecorativas de bravura e mérito policial a 36 policiais civis que contribuíram para a construção e o fortalecimento da instituição.
Além disso, sabendo que é fundamental oferecer treinamento regular e adequado aos agentes de segurança, teve início mais uma edição do Integra PC. O programa, que oferece aperfeiçoamento intelectual e operacional, deve capacitar cerca de 250 policiais civis. Desses, 60 já foram capacitados, em Gurupi, no último mês de junho. A Escola Superior de Polícia (Espol) também oferece regularmente cursos que aprimoram as habilidades dos agentes, a exemplo do Curso de Investigação de Homicídios.
“O treinamento contínuo ajuda a atualizar os conhecimentos e garantir que os profissionais estejam preparados para lidar com os desafios do ambiente em que atuam. Não podemos deixar isso de lado e, neste segundo semestre, vamos continuar aprimorando as habilidades de nossos agentes de segurança”, afirma o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira.
Ainda no eixo da valorização, a SSP/TO tem desenvolvido ações que visam ao cuidado com a saúde física e psicossocial dos profissionais.
Participação da comunidade – Consegs
A Segurança Pública também vem investindo em iniciativas que estreitam a relação entre polícia e população. Por meio da Polícia Comunitária, estão sendo implantados Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) em várias cidades do Estado. Na região do Bico do Papagaio, dez já estão em funcionamento. Luzimangues, Taquaruçu e o Jardim Aureny IV, em Palmas, também já contam com conselhos promovendo a participação cidadã na segurança.
Investimentos em infraestrutura
Neste ano, a Segurança Pública já recebeu equipamentos do Governo do Estado, que têm contribuído para o fortalecimento das ações. Foram entregues mais de 390 computadores, sendo 285 para a Polícia Civil, 15 para as Delegacias de Atendimento à Vulneráveis do Estado e 7 para a Polícia Científica.
Já em Brasília (DF), local em que o secretário Wlademir Mota e sua equipe têm agenda constante, o gestor recebeu seis viaturas, três para as Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher.
Em Palmas, durante visita do ministro da Justiça, Flávio Dino, a SSP-TO foi contemplada com outros oito veículos.
Cidade da Polícia
Mais uma grande ação que ocorreu neste semestre trata-se da destinação, pelo governador Wanderlei Barbosa, de área de mais de 120 mil m² para a construção do Complexo Cidade da Polícia, localizado na região sul da capital Palmas.
Em Gurupi, a PC-TO também vai contar com prédio próprio, já que foi aprovado o Projeto de Lei que doa dois lotes de 900 m², que serão destinados à construção do futuro prédio da Cidade da Polícia Civil de Gurupi.
Governo do Tocantins
Vice-governador Laurez recebe bispo Dom José Moreira e comitiva de Minas Gerais em missão cultural no Tocantins

Na manhã desta sexta-feira, 29, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu em seu gabinete, no Palácio Araguaia, o bispo da Diocese de Porto Nacional, Dom José Moreira, acompanhado de uma comitiva de Minas Gerais que veio ao Estado em missão de intercâmbio cultural e institucional.
O vice-governador falou da sua alegria de receber o bispo juntamente com a comitiva que o acompanhava. “É uma alegria receber o bispo Dom José e toda a comitiva aqui no meu gabinete. Para nós, é sempre uma honra acolher visitantes que vêm conhecer o Tocantins, compartilhar experiências e fortalecer laços culturais e institucionais.”
O grupo, composto por representantes de diferentes instituições mineiras, entre elas a Secretaria Municipal de Turismo de Januária, a Superintendência Regional de Ensino, além de empresários e autônomos, veio conhecer as potencialidades naturais, culturais e turísticas do Tocantins.
Na ocasião, Laurez destacou a importância histórica da criação do Tocantins e contou aos visitantes as principais fases de ocupação e desenvolvimento do território. “O Tocantins é um Estado jovem, mas que nasceu da luta de um povo que sempre acreditou em sua terra. Nossa formação se deu em quatro grandes frentes. A primeira foi no século XVIII, a extração de ouro, o que trouxe os primeiros povoamentos para cá. Depois, já na década de 1940, tivemos a segunda frente com a exploração do cristal de rocha. A terceira foi a construção da rodovia Belém-Brasília, que abriu caminhos para a integração do Tocantins ao restante do país. E, por fim, a quarta frente, que veio com o projeto de irrigação do Rio Formoso, junto com a criação do nosso Estado e a construção de Palmas, que se tornou o símbolo da nossa identidade e do nosso futuro. Hoje, poder compartilhar essa história e mostrar nossas potencialidades é também um convite para que novos laços sejam construídos”, afirmou Laurez Moreira.
Dom José Moreira ressaltou o simbolismo do intercâmbio entre Minas Gerais e Tocantins, lembrando sua própria trajetória de vida. “Essa visita tem uma importância enorme, porque une duas terras que fazem parte da minha história: Minas, onde morei por 14 anos, e o Tocantins, minha origem. Sou jalapoeiro e lutei pela criação deste Estado. Ver essa comitiva sendo recebida aqui no Palácio, conhecendo nossas raízes e nossa cultura, é motivo de gratidão. Louvo a Deus por essa oportunidade e pelo acolhimento que tivemos”, destacou o bispo.
A educadora mineira Stela Aparecida Abreu Santos, integrante da comitiva, descreveu a experiência no Tocantins como inesquecível. “Desde nossa chegada, fomos recebidos com muito carinho e acolhimento. Passamos dias em Porto Nacional e depois seguimos para o Jalapão, conhecendo fervedouros, cachoeiras, a Lagoa do Japonês e a Pedra Furada. Ficamos encantados com a organização, o engajamento dos guias, das pousadas e restaurantes. Foi uma experiência que nos deixou com vontade de voltar e explorar ainda mais as riquezas desse Estado”, relatou.
Stela também elogiou a postura do vice-governador Laurez Moreira. “É a segunda vez que temos a oportunidade de encontrar o vice-governador, e mais uma vez nos surpreendeu a forma tão próxima que ele tem de estar com a comunidade. Percebemos isso quando Dom José tomou posse em Porto Nacional e confirmamos agora. Diferente do que vemos em outros gabinetes ou palácios de governo, aqui encontramos um vice-governador que conhece a história do seu povo, valoriza sua terra e, acima de tudo, pensa o futuro do Estado de forma coletiva. Ele transmite essa visão de futuro com naturalidade, esperança, fé e alegria”, concluiu.
Governo do Tocantins
Com foco em educação ambiental e práticas sustentáveis, Governo do Tocantins lança Caravana do Meio Ambiente em Dianópolis

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), iniciou nessa quinta-feira, 28, a Caravana do Meio Ambiente, no município de Dianópolis, região sudeste do estado. A iniciativa objetiva promover a educação ambiental e incentivar práticas sustentáveis para a comunidade.
Durante a solenidade, o titular da Semarh, Marcello Lelis, destacou que a criação da caravana surgiu da necessidade de ampliar o debate sobre meio ambiente em todas as regiões do estado. “Temos levado a política ambiental do Tocantins para o mundo, onde ela é respeitada. Agora, sentimos a necessidade de descentralizar essa discussão, aproximando-a das comunidades locais, das escolas e dos municípios do interior, para fortalecer ainda mais essa política pública”, enfatizou.
O secretário também apresentou as ações de combate às queimadas por meio do projeto Foco no Fogo, que é integrado ao Plano de Controle e Combate aos Incêndios Florestais; e fez uma breve explanação sobre o funcionamento do Programa Jurisdicional de Redução das Emissões dos Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) do Tocantins.
Palestras e atividades educativas
O evento também contou com palestras voltadas à comunidade. A diretora de Planejamento e Gestão em Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Amaral, apresentou as técnicas de transformação de lixo orgânico em adubo, os diferentes métodos de compostagem e a utilização desses adubos em hortas familiares; e destacou a importância da destinação correta de resíduos eletrônicos.
A Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh apresentou as ações de monitoramento da água, o projeto Plantando Água e os trabalhos dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios Manuel Alves e Rio Palma.
Também foi exposta, pela Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, a importância da educação ambiental para manutenção do clima equilibrado e de ecossistemas saudáveis.
O vice-prefeito de Dianópolis, Hormides Rodrigues, elogiou a iniciativa do Governo do Tocantins. “Para nós, é um prazer tratar deste tema tão importante em nossa comunidade”, pontuou.
Lixão Zero
Na ocasião, o secretário Marcello Lelis, acompanhado da diretora de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, Ellen Amaral, participou da 12ª Reunião do Grupo de Trabalho do programa Lixão Zero, que contou com a presença de secretários da área ambiental dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) do Vale do Rio Manuel Alves.
No encontro, foram discutidas a implantação e a operação do aterro sanitário, bem como a aplicação dos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na construção e na instalação da Central de Beneficiamento, Processamento e Comercialização de Resíduos Recicláveis.
O titular da Semarh, Marcello Lelis, reiterou que os lixões a céu aberto são uma grande fábrica de doenças e um grave problema ambiental; e que dos 139 municípios tocantinenses, apenas 29 destinam corretamente seus resíduos sólidos. “Isto é um grande desafio para a política ambiental do nosso estado, que precisa ser enfrentado”, enfatizou.
Presenças
A abertura do evento contou com a participação da deputada estadual Cláudia Lelis; da prefeita de Taipas, Maria do Socorro; do prefeito de Chapada de Natividade, Hélio Dionísio; da prefeita de Rio da Conceição, Edinalva Oliveira; do vereador de Dianópolis, Antônio Quirino; do secretário de Meio Ambiente de Dianópolis, Bilsan Rodrigues de França, entre outras autoridades.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins reforça prazo final para inscrições em eventos nacionais e internacionais de turismo

As inscrições para empresas interessadas em participar da 29ª Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) e da 52ª Abav Expo Internacional de Turismo encerram no dia 3 de setembro. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), reforça que os processos seletivos estão abertos conforme os critérios estabelecidos nos Chamamentos Públicos nº 4/2025 e nº 5/2025, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) de 19 de agosto.
A FIT será realizada em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 27 e 30 de setembro deste ano. Já a Abav Expo Internacional de Turismo ocorrerá no Rio de Janeiro/RJ, entre os dias 8 e 10 de outubro, com a participação de empresas selecionadas como coexpositoras no estande do Tocantins.
Feira internacional
A FIT é uma das maiores plataformas de turismo do mundo, reunindo os principais players do setor. O evento promove a integração de mercados, o fortalecimento de parcerias comerciais e a apresentação das mais recentes inovações que estão transformando o turismo global.
Abav Expo
Organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a Abav Expo Internacional de Turismo é considerada uma das mais tradicionais e relevantes feiras do segmento no Brasil. O evento reúne cerca de 2 mil marcas nacionais e internacionais, proporcionando acesso direto a produtos, serviços e destinos diversificados, ampliando as oportunidades de negócios e as parcerias estratégicas.
Grandes marcas, destinos e empresas do setor estarão presentes, oferecendo aos participantes a oportunidade de networking qualificado e contato direto com os principais nomes do turismo.
-
Tocantins2 dias atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
-
Social5 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi
-
Economia5 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Entretenimento5 dias atrás
Projeto de formação em audiovisual de Karolyne Rosa encerra ciclo com oficina de teatro em Palmas
-
Sebrae5 dias atrás
Sebrae Tocantins abre seleção para empresários participarem da maior feira de negócios do mundo na China