Governo do Tocantins
Governo do Tocantins avança na modernização dos serviços públicos por meio da transformação digital do Estado

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), iniciou o ano de 2023 com foco em uma gestão voltada para a transformação digital do Estado. O objetivo é modernizar os serviços que são oferecidos para a população e torná-los mais ágeis, podendo ser acessados pelo meio digital. Além disso, a disponibilização de sistemas, ferramentas de qualidade e todo apoio voltado para infraestrutura tecnológica têm otimizado as atividades administrativas dos servidores públicos estaduais.
Neste semestre, o grande marco para impulsionar a tecnologia foi a instituição do Comitê de Gestão e Governança Digital, criado por meio do Decreto n° 6.637, com a proposta de auxiliar estrategicamente o Conselho de Governança Pública (Cgov) na implementação das ações e no uso de recursos relacionados à Tecnologia da Informação (TI). O Comitê é fruto da missão institucional para a Estônia e a Finlândia, realizada de 28 de maio a 2 de junho deste ano, que teve a participação efetiva de gestores do Governo do Tocantins. Durante a agenda de trabalho nos países, foram discutidas as melhores práticas da transformação digital no setor público, realizadas visitas técnicas e uma imersão de três dias na E-Governance Conference.
No âmbito das atividades administrativas, a ATI tem disponibilizado sistemas que dinamizam os trabalhos. Entre eles, está o Sistema de Gestão de Documentos (SGD) 2.0. Além do novo layout, funcionalidades modernas têm possibilitado mais agilidade no serviço público estadual e a economia de papel, uma vez que, por meio dele, é possível criar, editar e tramitar processos e documentos para múltiplas unidades.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que a gestão tem buscado soluções e serviços digitais para melhorar a eficiência da administração pública tocantinense. “Já estamos fazendo a digitalização dos nossos serviços, mas nosso objetivo é a integração para servir bem a população tocantinense”, expressa Wanderlei Barbosa.
A Agência também viabilizou a capacitação do seu quadro de servidores em Acordo de Cooperação Técnica celebrado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que propõe descontos de 20% em cursos de Formação Inicial e Continuada e visitas técnicas. A atual gestão também atendeu à demanda antiga dos servidores em TI que foi estudar e reavaliar a sua estrutura com base na reestruturação dos cargos e carreiras dos profissionais, em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e Secretaria de Estado da Administração (Secad).
Todas essas ações são pautadas em um modelo de gestão voltado para parcerias integradas com as secretarias e as autarquias, com foco em ações, governança, integração e resultado: o Programa Agir. Com o programa, a ATI tem o grande objetivo de alavancar as atividades da Agência e transformá-las em uma gestão mais próspera no sentido de entregar os melhores resultados para a população tocantinense e parceiros. Em seis meses, a Agência avançou nessa proposta, uma vez que o Governo tem priorizado a tecnologia da informação, buscado boas práticas e, a cada dia, feito do Tocantins um Estado mais ágil, moderno e inteligente.
Segurança Cibernética
A Agência ainda fortaleceu a segurança cibernética do Estado, por meio da aquisição e da implantação do Firewall NGFW (Next Generation Firewall), uma solução de última geração que oferece uma série de benefícios e garante a proteção dos dados, preservando a confidencialidade e a integridade das informações sensíveis.
Com a implantação do Firewall NGFW, as informações governamentais estarão protegidas contra as ameaças virtuais, e abrange toda a infraestrutura de rede dos órgãos da Administração Direta e Indireta do Governo do Tocantins, incluindo dispositivos físicos e virtuais, conexões de rede e aplicativos e dados em trânsito, garantindo ampla cobertura.
Apoios técnicos
Uma das atribuições da ATI é prestar todo suporte tecnológico aos eventos realizados pelos órgãos do Governo. No Plano Plurianual 2024-2027 (PPA), os profissionais de Suporte e Manutenção têm prestado todos os serviços de cabeamento lógico, instalação de equipamentos de rede, configuração de roteadores wi-fi, montagem e configuração de computadores, tablets e impressoras em atendimento às consultas públicas realizadas nas sete regionais, como também para o PPA Participativo 2024-2027 do Governo Federal.
Na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), pela primeira vez, o público pôde desfrutar de um ambiente mais interativo e propício para negócios. Totens com QR Code distribuídos na praça de alimentação para o acesso à internet gratuita fizeram com que a ATI contabilizasse o total de 5.134 conexões feitas por 1.794 usuários. O saldo positivo fez com que a tecnologia fosse, posteriormente, disponibilizada em alta velocidade no auditório e na sala de reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.
Portal de Serviços
Ainda com foco na transformação digital, a ATI projeta, para o segundo semestre deste ano, lançar o Portal de Serviços, um ambiente que abrigará, inicialmente, 50 serviços digitais das secretarias e das autarquias do Governo do Tocantins. Já na fase de homologação, todas as ferramentas do sistema vêm sendo testadas pela equipe técnica responsável.
Para garantir que os serviços que serão ofertados no portal estejam em conformidade com as normas vigentes e sejam eficazes, uma Comissão Permanente de Análise e Controle de Qualidade dos Serviços Digitais foi instituída. Composta por servidores da Agência, é ela quem planejará e conduzirá, também, ações de análise, controle de qualidade e emitirá relatórios que darão suporte às tomadas de decisões da gestão.
“A ATI tem sido parceira das secretarias e das autarquias. Os trabalhos direcionados às melhorias contínuas evidenciam o compromisso do Governo do Tocantins em uma administração que tem como foco o cidadão tocantinense. Nesse sentido, planejamos, para o segundo semestre deste ano, a continuidade e o aprimoramento das nossas ações tendo como finalidade atender a determinação do governador Wanderlei Barbosa que é de garantir um estado mais tecnológico e que a população seja bem assistida”, finaliza o presidente da ATI, Alirio Felix.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para recuperação de barragem no Projeto Rio Formoso nesta segunda-feira, 14
Assinatura para o início das obras será realizada em solenidade às 10 horas, no Ginásio da Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares, em Formoso do Araguaia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assina nesta segunda-feira, 14, a Ordem de Serviço para a obra de recuperação da Barragem Taboca – Eixo 1, localizada no Projeto Rio Formoso. A solenidade ocorre às 10 horas, no Ginásio da Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares, em Formoso do Araguaia.
A obra será executada pela Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) e representa um investimento de R$ 33,35 milhões.
Projeto Rio Formoso
Com estruturas construídas entre 1979 e 1982, quando a região ainda integrava o estado de Goiás, a barragem necessita de adequações para atender à Política Nacional de Segurança de Barragens e garantir segurança hídrica ao projeto, que é um dos maiores polos agrícolas do Tocantins.
O Projeto Rio Formoso abrange cerca de 28 mil hectares irrigáveis e utiliza sistemas de irrigação por inundação para o cultivo de arroz no período chuvoso. Durante a seca, o modelo adotado é o de subirrigação, voltado para a produção de sementes de soja, além do cultivo de milho, feijão e melancia. A obra visa assegurar a continuidade e expansão dessas atividades produtivas, fundamentais para o desenvolvimento da região.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins realiza ação de arrecadação de alimentos no Taquaruçu Fest
Doações serão encaminhadas a instituições e projetos sociais por meio programa Tocantins Alimenta Quem Precisa, realizado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais; evento ocorre nesta sexta-feira, 11, com show nacional de Bell Marques

O Governo do Tocantins realiza, nesta sexta-feira, 11, a segunda edição do Taquaruçu Fest e convida a população a participar da festa e também de uma ação solidária: a doação de 1 kg de alimento não perecível para o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa. Coordenado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), o programa destina os alimentos arrecadados a instituições, projetos sociais e comunidades em situação de vulnerabilidade. O evento ocorre na Praça Tarcísio Machado, no distrito de Taquaruçu, em Palmas, com entrada gratuita, show nacional de Bell Marques e apresentações de artistas regionais.
“Nós acreditamos no poder da solidariedade e sabemos que cada show, cada festa, pode ser também uma oportunidade de fazer o bem. Por isso, aproveitamos este momento de celebração para convidar as pessoas a doarem. É um gesto simples, mas que transforma a realidade de muita gente”, destaca a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, enfatiza que o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa tem sido um grande aliado nas ações e nos eventos do estado. “É uma parceria que dá certo, porque além de levar alegria às pessoas, fortalece o espírito de solidariedade do nosso povo, algo que vem sendo muito bem conduzido pela nossa primeira-dama Karynne Sotero e pelo nosso governador Wanderlei Barbosa. Por isso, é fundamental reforçarmos sempre essa união entre o turismo e as ações sociais, pois juntos construímos um Tocantins mais justo, acolhedor e forte para todos”, reforça.
Solidariedade em rede
Criado em 2024, o Tocantins Alimenta Quem Precisa integra a Rede Cuidar, iniciativa do Governo do Estado que articula ações voltadas para a proteção social, a geração de renda e a cidadania. Desde então, o programa tem promovido a arrecadação de alimentos em shows e eventos realizados pelo Estado, como a 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), onde cerca de 140 toneladas de alimentos foram arrecadados e seguem sendo encaminhados a quem mais precisa.
Entre as instituições já beneficiadas, estão as casas de idosos Sagrado Coração de Jesus (Araguaína), Conferência São Vicente de Paula (Arraias) e Abrigo João XXIII (Porto Nacional). O Lar Batista F. F. Soren, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade, também recebeu doações, assim como a Associação das Mulheres Bem Vividas de Pedro Afonso e a Casa Azul, que apoia famílias da região sul de Palmas.
As doações também têm chegado às famílias de pacientes em tratamento, por meio da Associação Amigos do HGP, da Fundação Pró-Rim, da Casa de Apoio Vera Lúcia, da Liga Feminina de Combate ao Câncer e da Comunidade Terapêutica Rhema, que atua na recuperação de dependentes químicos no Jardim Taquari, em Palmas, bem como a Fazenda da Esperança Feminina.
Taquaruçu Fest
Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o Taquaruçu Fest celebra a cultura local e o turismo com shows de artistas regionais e nacionais. Nesta sexta-feira, 11, a grande atração será Bell Marques, conhecido por hits que marcaram gerações. Também sobem ao palco os artistas Viola D’Júnior, Paulinho & Banda e Wglemerson Lima.
Governo do Tocantins
Com mais de 77 mil processos, Detran/TO registra aumento de 27% no número de atendimento no mês de junho
No primeiro semestre de 2025, órgão ultrapassou 300 mil atendimentos referentes aos serviços de habilitação, veículo e banca examinadora

Com mais de 77 mil processos, Detran/TO registra aumento de 27% no número de atendimento no mês de junho
No primeiro semestre de 2025, órgão ultrapassou 300 mil atendimentos referentes aos serviços de habilitação, veículo e banca examinadora
Por Gabriel Moraes / Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), realizou 77.518 mil atendimentos relacionados aos serviços de habilitação, veículo, nas 43 unidades do órgão no estado, e da banca examinadora, em 83 municípios tocantinenses, no mês de junho.
Com uma média de 4.080 atendimentos por dia, os números representam um aumento de 27,01% em relação ao mês de maio, quando o órgão atendeu a 61.036 solicitações de serviços.
Nos seis primeiros meses do ano, o Detran/TO registrou um total de 301.601 mil atendimentos. Esses resultados não levam em consideração os serviços realizados pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e pelo setor jurídico do órgão.
Segundo o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, “esses números refletem o crescimento da demanda e o empenho do órgão em atender as necessidades da população tocantinense. Nosso trabalho segue tendo como foco a inovação, ampliação dos canais de atendimento e otimização dos serviços, visando sempre à excelência no suporte ao cidadão”, destacou o titular da pasta.
Habilitação
No mês de junho, o setor de habilitação registrou 11.340 atendimentos envolvendo requerimentos e aberturas de processos, dos quais houveram a emissão de 8.804 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH).
Com 3.845 mil emissões, a renovação da CNH foi o serviço mais solicitado do órgão no mês, seguido de primeira habilitação, com 2.242 processos, e troca para definitiva, com 1.569 pedidos. O órgão contabilizou também 25 pedidos de Permissão Internacional para Dirigir (PID).
Veículos
Os serviços de veículos seguiram como os mais procurados do Detran/TO, registrando 55.748 mil atendimentos no mês de junho.
A Transferência de propriedade foi o serviço mais procurado pelos usuários com 8.903 atendimentos, seguido de alienação fiduciária, 4.846, e primeiro emplacamento, com 4.573 solicitações, não considerando a auditoria, já que todos os serviços passam por este procedimento.
Banca Examinadora
A banca examinadora do Detran/TO aplicou 10.430 provas em 83 municípios tocantinenses. Desse total, 6.592 foram provas práticas e 3.838 teóricas. Nos municípios onde não possui banca fixa, o serviço é oferecido por agendamento.
Primeiro Emplacamento 100% digital
O Detran/TO agora passa a oferecer o serviço de primeiro emplacamento 100% digital, não sendo mais presencial. O serviço foi ampliado para os usuários, que antes estava restrito aos despachantes, o que irá diminuir filas e garantir celeridade nos processos do órgão.
O serviço está disponível no Portal de Serviços do Governo do Tocantins, por meio do link:
https://servicos.to.gov.br/servico_detalhado.aspx?cod_assunto_documento_tipo=8502 .
Credenciamento para CFC 100% digital
Já está valendo também para os Centros de Formação de Condutores (CFC´s), os serviços de credenciamento, renovação de credenciamento, inclusão de veículos e cadastro de profissionais pelo Portal de Serviços do Governo do Estado. Os referidos processos serão realizados de maneira 100% digital.
“Essa atualização do sistema representa mais um avanço na transformação digital do Detran. Estamos tornando os processos mais rápidos e acessíveis, beneficiando diretamente os Centros de Formação de Condutores e os cidadãos tocantinenses”, enfatiza o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga.
Link de acesso aos serviços: https://servicos.to.gov.br/listar_servico.aspx?txt_pesquisa=inclus%u00e3o
Ampliação dos serviços online
Com o primeiro emplacamento e o credenciamento para os CFC´s, o Detran/TO amplia seus serviços disponibilizados de forma online, por meio do Detran TO Fácil, Carteira Digital de Trânsito (CDT) e do site institucional, permitindo que os usuários do órgão possam ter acesso a eles sem a necessidade de se deslocaram até alguma unidade do órgão presencialmente.
Essa ampliação dos serviços digitais contempla o amplo projeto do Governo do Tocantins de modernização da administração pública do estado, em busca de oferecer mais celeridade e eficiência aos cidadãos tocantinenses.
Confira os serviços disponibilizados nas ferramentas:
Detran TO Fácil
Troca da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provisória para a definitiva;
Permissão Internacional para Dirigir (PID);
Emissão de segunda via;
Consulta ao prontuário (multas e débitos).
Carteira Digital de Trânsito
Intenção de venda;
Desconto de 40% nas multas;
Indicação do real condutor;
Consulta ao prontuário;
Credencial para vaga especial em estacionamentos para pessoas idosas, com deficiência e mobilidade reduzida.
Site institucional / Portal de serviços
Primeiro Emplacamento
Emissão do licenciamento e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
Cartão de vaga especial no estacionamento para pessoas idosas;
Credenciamento, renovação de credenciamento, inclusão de veículos e cadastro de profissionais para CFC´s
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