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Palmas abre segundo semestre letivo debatendo competências socioemocionais no ambiente escolar
A rede municipal de ensino de Palmas deu início nesta segunda-feira, 31, às atividades do segundo semestre letivo 2023, com a realização de um encontro pedagógico com abordagem sobre as ‘Competências socioemocionais no ambiente educacional – o que podemos observar e fazer?’. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), no espaço de eventos Comics Pub, localizado na Avenida Teotônio Segurado e reuniu diretores das unidades educacionais, coordenadores, orientadores e supervisores e educadores da rede.
A secretária da Educação, professora Fátima Sena, deu boas-vindas a todos os educadores e aproveitou o momento para agradecer o empenho e dedicação de todos. “Hoje é mais um dia para agradecer e reforçar as nossas metas para os próximos meses deste novo semestre. Conto com todos vocês para garantir que ao final do ano letivo, nossos meninos e meninas tenham as suas habilidades e competências consolidadas. A educação de Palmas é considerada referência nacional e isso é fruto do trabalho de cada um de vocês. Mais uma vez, obrigada pelo empenho e continuaremos mostrando que o trabalho feito aqui tem muita qualidade e principalmente muito amor”, disse emocionada, pedindo que todos façam uma grande recepção nesta terça, 1º, aos mais 44 mil alunos que retornam às salas de aula na Capital.
A condução da programação seguiu com a palestra do psicólogo e doutor em psicologia comportamental, Iran de Oliveira, que deu início pontuando os cinco principais eixos que definem as competências socioemocionais, sendo elas: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamentos e tomada de decisão responsável.
Desafios
Ainda durante sua apresentação, o especialista falou sobre os desafios diários de educar, considerando a complexidade do mundo atual. A orientação sugerida pelo profissional é que cada educador estimule o pensamento crítico e a criatividade dos alunos, para que eles possam se tornar adultos emocionalmente mais saudáveis, profissionais mais capacitados e cidadãos mais conscientes. “Cuidar das emoções tem sido mais uma tarefa do professor. Entender as emoções, além de auxiliar a reconhecer suas próprias limitações e forças pessoais, ajuda os seus alunos a melhorarem na relação com a escola, com os relacionamentos, a resolver conflitos de forma mais eficiente, além de contribuir na tomada de decisões responsáveis”, orienta.
Iran também chamou a atenção sobre exercitar a empatia e respeito no ambiente escolar, pois para ele também é uma forma de criar laços duradouros e relações de segurança e confiança. “Por muito tempo a função da escola foi promover o desenvolvimento de habilidades. A grade curricular se concentrava em ensinar conteúdos como matemática, língua portuguesa, biologia, geografia, história e afins. Estes conteúdos ainda seguem na rotina, mas o atual cenário exige ainda mais, o desenvolvimento de novas habilidades, que também são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. Estimular o pensamento crítico e proatividade são habilidades altamente necessárias, e que passaram a fazer parte do projeto pedagógico das escolas”, avaliou.
Oportunidade
Para a diretora da Escola de Tempo Integral – ETI Luiz Gonzaga, localizada na Arno 61 (503 Norte), professora Michele Morais, o encontro está sendo muito satisfatório e gratificante, por ser mais uma oportunidade de reencontrar os colegas de outras unidades para troca de vivências. “Fico muito feliz de estar aqui, ouvindo palavras e experiências que nos trazem mais motivação. Escutar palavras de sentimento, de direcionamento, fortalece o nosso trabalho. Seremos multiplicadores dentro das nossas escolas que atuamos, pois o que escutamos aqui, levaremos para os outros colegas e também para os alunos. Principalmente para dentro da sala de aula, pois é lá que a boa condução impacta diretamente no nosso trabalho positivamente, porque quando o nosso aluno se sente capaz é que a gente consegue atingir o coração dele que o resultado vem.”
Ela diz que os bons desempenhos que a educação de Palmas têm é fruto do cuidado constante com o emocional dos alunos, dando destaque nas suas capacidades.