conecte-se conosco

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins investe em ações de direitos humanos e no fortalecimento dos sistemas penal e socioeducativo

Publicadas

sobre

Entre as prioridades da gestão estadual estão o fortalecimento das políticas públicas voltadas à garantia de direitos humanos, o aparelhamento e a valorização dos policiais penais e dos agentes socioeducativos

O Governo do Tocantins completou seis meses na gestão e tem trabalhado, desde então, cuidando de todos. Entre as prioridades está o fortalecimento das políticas públicas voltadas à garantia de direitos humanos e na área de segurança dos Sistemas Penal e Socioeducativo.

Por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), o Governo atuou na promoção de direitos da população tocantinense, em especial aos grupos vulneráveis, como idosos, pessoas com deficiência, população negra, população LGBTQIA+, adictos e com medidas que priorizam os servidores, policiais penais e agentes de segurança socioeducativo.

O gestor da Pasta, Deusiano Amorim, destacou as ações da Seciju nesses seis primeiros meses. “Temos trabalhado com empenho para atender o que foi solicitado pelo governador Wanderlei Barbosa, que visa trazer um melhor atendimento das demandas frente às áreas que atuamos: Sistema Penal, Sistema Socioeducativo, Direitos Humanos e Procon”, ressaltou.

Direitos Humanos

Ações de conscientização foram o ponto alto, nesses seis meses de atuação do governador Wanderlei Barbosa, quanto ao fortalecimento da área de direitos humanos. Nas campanhas executadas, foram abordados temas como a garantia de direitos e a inclusão social, além da valorização de seus servidores.

No âmbito legal, o Governo do Tocantins instituiu a Política Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, com o objetivo de promover a autonomia e a participação efetiva da população com 60 anos ou mais na sociedade. O Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Feca) também foi uma medida governamental para a promoção da política de atendimento; e os programas de promoção, proteção e defesa da criança e do adolescente no Estado, além da Lei n° 4.123, que torna obrigatória a divulgação do Disque 100 em salas de cinemas do Estado.

Já no reforço à luta pelos direitos das pessoas negras, foi instituído o Mês Estadual da Consciência Negra, mais uma importante conquista dessa pauta no Estado e o Conselho Deliberativo do Programa de Proteção às Vítimas e Testemunhas de Violência no Tocantins que antecede a instalação do Provita, programa que terá como foco a proteção de pessoas que estejam sendo coagidas ou expostas a grave ameaça.

As ações de promoção de direitos de crianças e adolescentes não param. A gestão estadual assumiu o Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância que reúne diversas entidades e instituições públicas comprometidas a implementar políticas públicas para promover o desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos.

Além disso, foi criado o Comitê Gestor do Selo Unicef no Estado, grupo consultivo que visa apoiar o planejamento, a execução, o monitoramento, o acompanhamento e a participação nas ações previstas no Selo Unicef edição 2021-2024 e o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia-CT), que disponibiliza dados nacionais para o fortalecimento do trabalho de Conselhos Tutelares de mais de 90 municípios do Tocantins.

Aparelhamento e valorização da Polícia Penal

No âmbito do Sistema Penal, o governador Wanderlei Barbosa tem dado ainda maior destaque ao aparelhamento e à valorização da Categoria com a entrega de mais cinco novas viaturas para a Polícia Penal só nesse primeiro semestre, além de cinco bebês-conforto para unidades penais femininas de Palmas, Miranorte, Ananás e Talismã.

Em junho, o Executivo Estadual também destinou três veículos recebidos do Governo Federal para fortalecer ações de segurança e de inteligência do Sistema Penal do Tocantins. No que se refere à valorização da categoria, o Governador já iniciou os trâmites para as progressões verticais que beneficiarão os 918 policiais penais e 21 Analistas em Execução Penal do Estado em relação ao período de 2017 a 2022.

Com os objetivos de otimizar e garantir maior eficiência nos serviços prestados pelo Sistema Penal, o governador Wanderlei Barbosa divulgou, recentemente, edital para concurso de remoção interna de policiais penais e remanejamento de servidores, atendendo uma das reivindicações da categoria. Ainda com foco na valorização dos policiais penais, autorizou aumento de 85% nos plantões-extras, equiparando ao valor pago à Polícia Civil.

Fomentando a profissionalização dos policiais penais, tem-se viabilizado a participação em cursos táticos e de gestão em âmbito nacional, em parceria com outras forças de segurança. Só este ano, policiais penais foram disponibilizados para reforçar efetivo contra atos criminosos no Acre, no combate à criminalidade na Operação Tolerância Zero na área de inteligência, curso de Força Tática da Polícia Militar, participação em missão especial no Equador e em cursos de operação de instrumentos de menor potencial ofensivo (Impo).

Pessoas privadas de liberdade e egressos

O Governo do Tocantins também tem investido em tecnologia e segurança no âmbito do Sistema Penal com o início do cadastramento biométrico de pessoas privadas de liberdade que facilitará o acesso a programas sociais, cursos educacionais e o fortalecimento do exercício da cidadania.

Em maio, o Governo também deu início à integração dos bancos de dados do Sistema Penal e da Polícia Federal (PF), que permitirá o acesso remoto e em tempo real de dados oficiais de ambas forças de segurança, proporcionando maior agilidade na localização de pessoas em cumprimento de medidas alternativas em caso de tentativas de fuga do país nos aeroportos e auxílio em ações durante emissão de passaportes.

Por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo e o Instituto Travessia, 20 monitorados com tornozeleira eletrônica que cumprem medida no regime semiaberto estão sendo contratados para trabalhar em uma empresa de iniciativa privada no ramo de limpeza urbana, fortalecendo a reinserção na sociedade e contribuindo para a não reincidência no sistema penal.

Pela segunda vez consecutiva, o Sistema Penal do Tocantins participou da maior feira de Tecnologia Agropecuária da região Norte, a Agrotins 2023 com exposição de produtos feitos por mão de obra carcerária de mais de 12 unidades penais.

E na área da educação, o Sistema Penal tem se destacado com a participação de mais de 600 custodiados no Enem PPL e o aumento de 44% no número de aprovados no Encceja PPL de 2022, o que dá direito à certificação no ensino fundamental ou médio e computa para remição de parte da pena.

Na profissionalização, custodiados têm participado de cursos de panificação e confeitaria, pedreiro em alvenaria, corte e costura, encanador hidráulico e eletricista, além de oficinas de biojoias com sementes, cultivo e produção de mandioca e suinocultura na Fazenda Penal de Cariri do Tocantins, entre outros, com parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Já na política dos egressos, o Governo firmou parcerias com o Sistema S, que tem ofertado cursos profissionalizantes por meio do Escritório Social em sistemas mecânicos de motocicleta, assistente administrativo e assistente de recursos humanos.

A gestão estadual também divulgou Portaria, que visa instituir a metodologia de mobilização de pré-egressos do Sistema Penal para direcionar as ações e os serviços necessários à preparação para a liberdade durante os seis meses que antecedem suas progressões.

 Sistema Socioeducativo

Reforçando as ações de segurança no Sistema Socioeducativo, o Governo do Tocantins entregou duas novas viaturas para uso do Grupamento de Ações Especializadas de Escolta Tática (Gaet) na movimentação de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa do Estado.

Com o trabalho conjunto entre o Governo do Tocantins e a Prefeitura de Palmas, o Sistema Socioeducativo ganhou reforço no acolhimento de adolescentes em conflito com a lei, apreendidos em flagrante, contando com serviços especializados de diversas instituições.

O Governo também fomentou o Projeto Sociocultural para socioeducandos nas nove unidades socioeducativas com a entrega de Kit Multimídia adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep/TO), que disponibilizou mais de R$ 1,3 milhão para execução do Projeto.

Por meio da Seciju, o Governo do Tocantins tem firmado parcerias importantes com o Senac e o Ministério Público do Tocantins (MPTO) na oferta de cursos profissionalizantes para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, fortalecendo os eixos da medida socioeducativa.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Governo do Tocantins5 horas atrás

Instituto Histórico e Geográfico do Tocantins é fundado em Palmas com a missão de preservar e promover o patrimônio cultural do estado

Governo do Tocantins5 horas atrás

Com apoio do Governo do Estado, Tocantins é representado em festival internacional de cinema no Chile

Palmas5 horas atrás

Chefe do Executivo estadual concedeu entrevista à emissora de notícias na manhã deste sábado, 23 Governo do Tocantins Em entrevista à CNN Brasil, na manhã deste sábado, 23, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, falou sobre os R$ 2,5 bilhões que o Tocantins deve receber pela venda de créditos de carbono gerados pelo estado entre 2020 e 2030. A projeção potencial é de mais de 50 milhões de créditos, caso o estado tenha sucesso na redução do desmatamento e degradação de suas florestas. A entrevista ocorreu uma semana após o Governo do Tocantins submeter o documento de registro do Programa Jurisdicional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) ao padrão ART TREES, durante a 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 29), no Azerbaijão. “O Tocantins saiu à frente já em 2023. Assinamos o primeiro contrato do país com uma empresa multinacional suíça (Mercuria Energy Trading), que tem feito investimento no nosso território de maneira que ocorra a preservação ambiental das nossas terras e associado com o desenvolvimento econômico do Estado. Esse projeto já está vigente. Temos cuidado das comunidades tradicionais, com projetos definidos neste aspecto, e das comunidades ribeirinhas também. Temos ainda políticas direcionadas ao combate aos focos de incêndio’, ressaltou o Governador já no início da entrevista. R$ 1 bilhão para 2025 Ao ser questionado sobre o plano do estado na venda de crédito de carbono para o ano de 2025, Wanderlei Barbosa explicou que o Tocantins foi o primeiro estado brasileiro a negociar créditos de carbono no mercado internacional e espera receber cerca de R$ 1 bilhão no próximo ano. Ele explicou também que esses recursos serão divididos entre vários setores. “Temos 20 milhões de toneladas para serem vendidas, já podemos receber em torno de R$ 1 bilhão das vendas de carbono em 2025. Esses recursos serão repartidos aos beneficiários de maneira percentual”, frisou. Para as comunidades tradicionais e ribeirinhas, ele comentou que estão sendo acordados investimentos em projetos da ordem de 25% desses recursos. Para o agronegócio, algo em torno de 25% para que o setor tenha a responsabilidade de continuar preservando parte do seu território. “Ou seja, produzir em menor espaço já aberto”, pontuou. Já para obras de infraestrutura, educação, rodovias, hospitais, Wanderlei Barbosa garantiu que serão destinados 50% desse capital do crédito de carbono. Crescimento econômico sustentável Ainda durante a entrevista à CNN, o governador destacou a importância do crescimento econômico, alinhado a políticas de preservação do meio ambiente. “Estamos em amplo crescimento econômico. Mas esse crescimento econômico precisa, também, ver a questão ambiental. Temos que preservar as matas, as nossas nascentes. Os nossos empresários do setor têm feito migração da pecuária para a produção de grãos. Nós já somos o maior produtor de grãos do Norte do nosso país”, destacou. O Chefe do Executivo tocantinense também foi questionado sobre a ida do Estado a COP 29. Ele comentou que o Tocantins foi apresentado em Baku, no Azerbaijão, como um Estado atrativo.”O que fazemos no Tocantins é uma política de segurança jurídica. Nós queremos que o investidor, que tenha a vocação para esse negócio, tenha responsabilidade ambiental consigo. Não permitimos que crimes ambientais sejam promovidos no nosso território. Então, dessa forma, tanto no agronegócio, que é a nossa vertente mais importante, como também no setor industrial, que o Tocantins vem se destacando, e ainda no comércio e nas áreas urbanas, temos que ter o cuidado ambiental especial”, enfatizou. COP 29 Durante a 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 29), realizada em Baku, no Azerbaijão, entre os dias 11 e 21 de novembro deste ano, o Governo do Tocantins destacou seu trabalho com o Programa Jurisdicional REDD+ (Redução de Emissões dos gases de efeito estufa provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal), apresentando o estado como um território seguro para investidores do mercado de carbono. Na ocasião, em um marco histórico para o Brasil e para o mercado de créditos de carbono, o Governo do Tocantins anunciou, no dia 14, a submissão oficial do documento de registro do Programa Jurisdicional de Redução de Emissões dos Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) ao padrão ART TREES. Em parceria com a Mercuria Energy Group, o projeto prevê a transação dos créditos de carbono a serem gerados pelo estado até 2030, com uma projeção potencial de mais de 50 milhões de créditos, o que representa uma receita estimada superior a R$ 2,5 bilhões, caso o estado tenha sucesso na redução do desmatamento e degradação florestal. Estes recursos serão aplicados em ações de combate ao desmatamento, especialmente voltados para a sociedade, e no fortalecimento das políticas ambientais do estado.

Governo do Tocantins5 horas atrás

Governador Wanderlei Barbosa fala na CNN sobre os R$ 2,5 bilhões que o Tocantins deve receber por créditos de carbono

Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador Wanderlei Barbosa comemora suspensão de reajuste da BRK após ação do Governo do Tocantins

Sebrae1 dia atrás

Programa Acredita do Sebrae terá uma carteira exclusiva de crédito para mulheres empreendedoras

Tocantins1 dia atrás

Após vitória nas urnas, Gedeon Pitaluga se licencia da presidência da OABTO até 31 de dezembro de 2024

Hospedagem e hotelaria1 dia atrás

Setor de hotelaria segue com tendência de crescimento no Tocantins

Faet e Senar1 dia atrás

Sistema FAET reúne presidentes de sindicatos para Seminário de Excelência Sindical

Brasil1 dia atrás

Governo Federal destina R$ 703 milhões para coleta e tratamento de resíduos sólidos no Novo PAC Seleções