Sebrae
Barbiecore: pequenos negócios apostam em tendências e saem na frente

Há menos de 15 dias nos cinemas, o filme “Barbie” já quebrou recorde de bilheteria no Brasil neste ano. Além dos impactos na indústria cinematográfica, a produção do live-action também tem movimentado a economia. Os pequenos negócios que apostaram no Barbiecore (tendência que já era notada no mundo da moda desde 2021, marcada pela predominância da cor rosa), antes do lançamento do filme, conseguiram se preparar para melhor atender às altas demandas do mercado.
No Rio Grande do Sul, a empresa RR Componentes, que atua no ramo de enfeites e ornamentos de moda, conseguiu sair na frente da concorrência com a produção de diversos itens na cor rosa. No ano passado, a pequena indústria teve acesso à pesquisa de tendências produzida pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com o Sebrae.
O estudo já previa a chegada da onda rosa no mundo da moda há dois anos. Segundo o estilista e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da associação, Walter Rodrigues, em março de 2022, a marca italiana Valentino realizou um desfile marcado pelo pink, sinalizando que a cor estava em alta. Logo depois, começaram a ser divulgadas notícias sobre as gravações do filme.
“As indústrias da moda e do entretenimento são muito próximas. Nosso trabalho é dedicado a buscar essas referências e identificar o que vai criar o desejo no consumidor. Nossas pesquisas apoiam os empresários neste sentido e mostram o caminho mais fácil. Nesse caso, mostramos que seguir a rota do pink iria dar certo”, afirmou.
Peça da coleção que está sendo comercializada pela RR Componentes.
O diretor da RR Componentes, Robson Nascimento, conta que as informações sobre tendências são fundamentais para que a empresa atue de forma mais assertiva, com menos riscos de desperdícios. “Conseguimos desenvolver produtos que se conectassem com o universo do filme. A cor rosa é muito versátil e se encaixou em muitas coleções. Foi possível aplicar em forros e em cabedais, usando vários tons”, disse.
Diferencial no mercado
A gestora Nacional da carteira de moda do Sebrae, Kamila Merle, explica que acompanhar tendências do mercado é um diferencial competitivo importante para as micro e pequenas empresas (MPE). “Quando um pequeno negócio leva em consideração as pesquisas de tendências da moda, ele se prepara para atender à demanda dos clientes que que desejam produtos alinhados com a tendência de consumo. Esse tipo de consumidor está cada dia mais exigente, informado e consumindo em uma velocidade muito maior”, ressalta.
Segundo ela, os pequenos negócios que conseguirem usar o rosa, colocando identidade da marca ou empresa no produto têm ainda mais chance de se destacar. “Não é apenas surfar nessa onda cor-de-rosa, mas criar modelagens com inspirações dos modelos do filme, estampas e aplicações”, acrescentou.
A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destaca que a parceria com o Sebrae tem sido fundamental para o desenvolvimento do setor, pois colocou as empresas em outro patamar, devido às capacitações oferecidas. “As empresas desenvolvem produtos que possuem valor agregado por meio do auxílio da pesquisa desenvolvida pelo nosso Núcleo. Em um cenário global, em que micro e pequenas empresas não possuíam acesso a informações de moda com antecipação de tendências, o esforço se tornou ainda mais importante”, frisou.
Além de viabilizar pesquisas, a parceria entre Sebrae e a Assintecal também apoia a realização do Inspira Mais. O evento acontece duas vezes ao ano, com o lançamento de materiais inovadores para o setor da moda. São mais de sete mil visitantes e mais de 150 expositores. A próxima edição será realizada nos dias 23 e 24 de janeiro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre (RS).
Itens em exposição no Inspira Mais de 2022. Crédito: divulgação Assintecal.
Sebrae
Zico leva lições dos gramados ao mundo dos negócios em palestra do Jogada de Líder em Araguaín
Sebrae Tocantins une futebol, liderança e inspiração para empreendedores e gestores da região

Sebrae
Pousada Casa de Naná é inaugurada em Taquaruçu com apoio do Sebrae Tocantins
Com consultorias do Sebraetec em turismo e segurança alimentar, novo empreendimento de André Simonesi reforça o potencial turístico da região

Sebrae
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 destaca empreendedoras do Tocantins
Evento estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 em Palmas reconhece histórias de coragem, inovação e transformação social. 123 participantes em cinco categorias.

Histórias de inovação, coragem e transformação social marcaram a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios PSMN 2025. Realizado na noite de terça-feira, 19, em Palmas, o evento destacou vencedoras de diferentes regiões do Tocantins e inspirou outras mulheres a investirem em seus sonhos e desenvolverem seu potencial empreendedor. Nesta edição, 123 empreendedoras participaram da competição, com premiação em cinco categorias.
Vozes do evento
“O PSMN reconhece e dá visibilidade às histórias de mulheres que empreendem, transformam suas comunidades e abrem espaço para outras. Queremos fomentar o empreendedorismo regional, dar destaque a negócios, fortalecer a economia tocantinense e estimular novas oportunidades.” — Sirlene Martins, analista do Sebrae
Segundo a organização, ao premiar categorias como Pequenos Negócios, MEI, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais, o Sebrae valoriza tradição e inovação e amplia o alcance do reconhecimento.
Vencedoras
Pequenos Negócios
- 1º lugar Amanda Mayana Torres Silva — Empresa Controll Contabilidade e Gestao de Negocios
- 2º lugar Maria Silva — Empresa Carne de Jaca
- 3º lugar Patrícia Victorino — Empresa Top 10 Pneus
Microempreendedora Individual MEI
- 1º lugar Deise Nayara Colombari — Empresa Delótus Moda Fitness Feminina
- 2º lugar Nayara Maria Pereira Da Silva — Empresa Nay Balões artigos para festas e balões personalizados
- 3º lugar Maria Aparecida Alves Oliveira Palmiere — Empresa Dona Maria Palmiere Eventos
Produtora Rural
- 1º lugar Inara Mota Rodrrigues Machado — Fazendas Trevo
- 2º lugar Graciele Helena Enéias Figueiredo — Fazenda Ipê
- 3º lugar Cristiane Sampaio Meato — Fazenda Arrendamento São Pedro
Ciência e Tecnologia
- 1º lugar Jussara Xavier De Souza Almeida — Empresa Vitalio
Negócios Internacionais
- 1º lugar Marliene Severiano — Empresa Amazonia Comex
Leia também
-
Social4 dias atrás
Vantuil Junior fala do Show de Henrique & Juliano em Palmas
-
Social16 horas atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Social4 dias atrás
Carlos Alberto e Caroline Marques celebram noivado
-
Entretenimento4 dias atrás
Exposição “ENTREMEIO” chega a Palmas após sucesso em Goiânia com novas obras e experiências imersivas
-
Social5 dias atrás
Lu Tranchesi organiza o chá de bebê de João, segundo filho de Lelê Saddi