Tocantins
Com crescente aumento de visitantes, Parque Estadual do Jalapão intensifica ações de manejo
Com o crescente aumento no número de visitantes, o Parque Estadual do Jalapão tem intensificado suas ações de manejo para preservar e conservar a riqueza ambiental dessa importante Unidade de Conservação, sob a gestão do Instituto Natureza do Tocantins.
O Parque Estadual do Jalapão, localizado na região Sudeste do Tocantins, consolidou-se como um destino ecoturístico, atraindo um grande número de turistas para suas famosas Dunas, que receberam 24.123 visitantes de janeiro a junho deste ano, um aumento de 1.100 pessoas em comparação ao mesmo período do ano anterior. A Serra do Espírito Santo também é outro atrativo muito visitado, com 1.718 agendamentos no primeiro semestre.
Espera-se que o número de turistas deste ano supere o de 2022, quando o Parque recebeu 47 mil visitantes. É importante mencionar que em 2021, esse número foi ainda maior, com mais de 59 mil turistas visitando o PEJ.
Com o aumento da visitação, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) tem intensificado suas ações de manejo no parque. A fauna e flora ricas do Parque Estadual do Jalapão são objetos de pesquisa e, por isso, recebem cuidados especiais, incluindo rondas periódicas das equipes de guarda-parque e brigadistas, bem como prevenção de incêndios florestais por meio do Manejo Integrado do Fogo (MIF).
O gerente das Unidades de Conservação, Rodrigo Sávio de Carvalho Soares, destaca que o Naturatins não trabalha sozinho nesse esforço de preservação e conservação. A comunidade local, guias turísticos, empresas de turismo que atuam na região e os próprios visitantes também têm responsabilidade na tarefa de manter a segurança ambiental do PEJ.
É importante ressaltar que a atuação dos guias, condutores locais e empresas de turismo na área do Parque Estadual do Jalapão é regulamentada. Todos esses atores devem ser licenciados de acordo com a Instrução Normativa (IN) nº 04, de 26 de maio de 2022, que estabelece os procedimentos para emissão da Autorização para Realização de Atividade de Uso Público referente à prestação de serviços de condução de visitantes nas Unidades de Proteção Integral e nas Áreas Públicas das demais Unidades de Conservação do Estado do Tocantins.
Para obter a licença, é necessário entrar no Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Sigam), disponível no site do Naturatins (naturatins.gov.to.br), e atender aos critérios definidos na IN n° 04.
A entrada no Parque Estadual do Jalapão é permitida apenas para aqueles que estão acompanhados por um guia ou condutor local e possuem um voucher emitido pela administração do parque. Essa medida é adotada para controlar diariamente o número de visitantes e gerenciar as visitações de forma adequada, garantindo que todos possam apreciar a beleza dos atrativos naturais do parque. Os horários de visita são definidos, sendo de 7 às 11 horas e das 14 às 17h30 nas Dunas, e das 4 às 11 horas na Serra do Espírito Santo.
Com essas ações de manejo e conscientização de todos os envolvidos, o Parque Estadual do Jalapão busca garantir que suas belezas naturais sejam preservadas para as gerações futuras, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência turística sustentável e segura para seus visitantes.