conecte-se conosco

ALETO

Em ação que beneficia um terço da população do Estado, deputado Mantoan apresenta PEC para impulsionar Região Metropolitana de Palmas

Proposta também beneficia aglomerados urbanos e microrregiões; deputado quer audiência pública na Assembleia Legislativa para ampliar o debate do tema

Publicadas

sobre

Foto: Mirdad

Com o objetivo de fazer a Região Metropolitana de Palmas, criada por lei estadual complementar há 10 anos, sair do papel e passar a funcionar de forma que a população seja beneficiada, o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) apresentou Proposta de Emenda à Constituição incluindo dois artigos na Carta Magna Estadual. A PEC ainda beneficiaria a Região Metropolitana de Gurupi, também já existente em lei, bem como seria muito útil aos aglomerados urbanos e às microrregiões.

Atualmente, conforme a Região Metropolitana de Palmas (prevista na Lei Complementar 90/2013) engloba 16 municípios e comporta uma população de mais de 495 mil habitantes, conforme o Censo 2022 divulgado em junho pelo IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. “Só nesta Região Metropolitana de Palmas estamos falando de um terço da população do Tocantins que poderia ser beneficiada com serviços públicos integrados, de qualidade e de grande alcance”, destaca o deputado.

 Pelo texto da PEC, os seguintes serviços e áreas poderiam funcionar de forma integrada: transporte e sistema viário; segurança pública; saneamento básico; saúde pública; ocupação e uso do solo, abertura e conservação de estradas vicinais; aproveitamento dos recursos hídricos; distribuição de gás canalizado; cartografia e informações básicas; preservação e proteção ao meio ambiente e no combate à poluição; planejamento integrado do desenvolvimento socioeconômico e outras definidas em lei complementar.

 “No Estado do Tocantins, as Leis Complementares nº 90/2013 e 93/2014, as quais instituíram, respectivamente, as Regiões Metropolitanas de Palmas e Gurupi, tem por finalidade o desenvolvimento socioeconômico da região metropolitana, a partilha equilibrada dos seus benefícios e a definição de políticas compensatórias dos efeitos da polarização, de interesse regional comum”, frisa a justificativa da PEC.

 Assim como a de Palmas, a região Metropolitana de Gurupi também não foi efetivamente implantada.

 Audiência pública para debater o assunto

O deputado estadual também apresentou requerimento para realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater o tema. As justificativas principais são que apesar dos 10 anos da lei criando a Região Metropolitana de Palmas, ela efetivamente não está implantada e a necessidade de atualizar a legislação vigente ao Estatuto da Metrópole.

“Apesar da Lei Complementar Estadual nº 90/2013 vir a completar quase uma década em dezembro deste ano, não houve implantação efetiva, e quem perde é a população, especialmente de municípios circunvizinhos e pertencentes à Região Metropolitana de Palmas, que poderiam usufruir de um transporte metropolitano com serviço público eficiente e tarifas mais acessíveis, ou mesmo a parametrização do sistema de saúde metropolitano, somente para citar alguns exemplos. Evidentemente, a atualização da legislação se torna igualmente inevitável, posto que a Lei nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015, a qual institui o Estatuto da Metrópole, traz inúmeras novidades para o planejamento, gestão e execução das funções de interesse comum das regiões metropolitanas”, destaca o texto do requerimento.

 Confira abaixo as cidades atuais da Região Metropolitana de Palmas conforme a Lei Complementar 90/2013 e as respectivas populações que podem ser beneficiadas:

 Palmas – 302.692 habitantes

Aparecida do Rio Negro – 4.856 habitantes

Barrolândia – 4.846 habitantes

Brejinho de Nazaré – 4.725 habitantes

Fátima – 3.467 habitantes

Ipueiras – 1.590 habitantes

Lajeado – 3.357 habitantes

Miracema do Tocantins – 18.566 habitantes

Miranorte – 12.701 habitantes

Monte do Carmo – 5.694 habitantes

Oliveira de Fátima – 1.164 habitantes

Paraíso do Tocantins – 52.360 habitantes

Porto Nacional – 64.418 habitantes

Pugmil – 2.193 habitantes

Silvanópolis – 5.108 habitantes

Tocantínia – 7.459 habitantes

TOTAL – 495.196 habitantes

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ALETO

Presidente da Aleto garante celeridade na votação do novo PCCR da Educação

Publicadas

sobre

Segundo Cayres, o projeto está pronto e legitimado pela classe e pelos sindicatos. Foto Clayton Cristus
Segundo Cayres, o projeto está pronto e legitimado pela classe e pelos sindicatos. Foto Clayton Cristus

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), garantiu que o novo PCCR da Educação será votado com celeridade assim que for encaminhado ao Parlamento. A proposta deve chegar à Casa de Leis em setembro, após a publicação do Relatório de Gestão Fiscal do segundo quadrimestre.

Compromisso do Legislativo com o novo PCCR da Educação

Durante reunião no Palácio Araguaia, Amélio Cayres destacou que a proposta representa um avanço legítimo e aguardado pela categoria. “Chegamos a um denominador: o projeto está pronto, legítimo e legitimado pelos sindicatos. Assim que chegar à Aleto, vamos votar imediatamente, valorizando os profissionais da Educação”, afirmou o presidente.

Construção do novo PCCR da Educação

O novo PCCR da Educação foi construído por uma comissão técnica formada por representantes das secretarias da Educação (Seduc), Fazenda (Sefaz), Administração (Secad) e Planejamento (Seplan), além do Igeprev, Assembleia Legislativa e Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (Sintet).

Impacto financeiro e abrangência

A proposta contempla servidores ativos e inativos, com impacto financeiro estimado em mais de R$ 150 milhões por ano. A nova tabela salarial será unificada e organizada de acordo com a titulação dos profissionais da Educação, promovendo ganhos para professores com especialização, mestrado ou doutorado.

Declaração do secretário da Educação sobre o novo PCCR

Para o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, o novo plano é um marco de valorização. “É justiça sendo feita. Como professor de carreira, esperei por isso durante anos. Agora é realidade com o compromisso do Governo e da equipe gestora”, afirmou.

Efeito financeiro do novo PCCR da Educação

Conforme anunciado, o projeto terá efeito financeiro a partir do mês de sua aprovação. O pagamento das novas remunerações está previsto para outubro. O envio do projeto à Assembleia depende da comprovação de que o Estado voltou a se enquadrar no limite prudencial de gastos com pessoal, conforme a legislação fiscal.

Novo PCCR da Educação será votado na Assembleia Legislativa do Tocantins
#legendaparacegover: Imagem mostra reunião no Palácio Araguaia com presença de deputados, representantes do Governo e do Sintet discutindo o novo PCCR da Educação.

Links úteis

Acompanhe o Portal Jaciara Barros para atualizações sobre o novo PCCR da Educação e outras pautas que impactam o funcionalismo público no Tocantins.

Continue lendo

ALETO

Região Metropolitana de Palmas terá 10 novos municípios

Assembleia aprova inclusão de 10 municípios na Região Metropolitana de Palmas. Projetos alteram a Lei Complementar nº 90/2013.

Publicadas

sobre

Dez novos municípios passam a integrar a região Koró Rocha
Dez novos municípios passam a integrar a região. Foto Koró Rocha

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira, 2, dois Projetos de Lei Complementar (PLCs) que atualizam a composição da Região Metropolitana de Palmas, ampliando o número de municípios integrantes. Com a nova redação, 10 cidades passam a integrar oficialmente a estrutura metropolitana do Tocantins.

Novos municípios na Região Metropolitana de Palmas

Passam a integrar a Região Metropolitana de Palmas os municípios de: Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Lagoa da Confusão, Lizarda, Mateiros, Monte Santo, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono e São Félix do Tocantins. A inclusão foi aprovada por meio de alterações na Lei Complementar nº 90/2013.

Projeto do Executivo e emendas do Legislativo

O PLC nº 04/2025, de autoria do governador Wanderlei Barbosa, teve como objetivo “aprimorar a técnica legislativa” da lei vigente. Já o PLC nº 02/2025, do Legislativo, foi apensado ao projeto original e recebeu emendas aditivas propostas pelos deputados Valdemar Júnior, Professora Janad Valcari e Nilton Franco.

Divisão das indicações parlamentares

Os municípios de Lizarda, Mateiros, Ponte Alta, Rio Sono e São Félix foram indicados por Valdemar Júnior na Comissão de Constituição e Justiça. Já Chapada de Areia, Monte Santo, Divinópolis, Cristalândia e Lagoa da Confusão foram propostos pelos deputados Nilton Franco e Professora Janad Valcari na Comissão de Administração.

Composição atual da Região Metropolitana de Palmas

Com a aprovação, a Região Metropolitana de Palmas passa a ter mais de 30 municípios. Antes da alteração, a composição incluía cidades como Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Miracema, Lajeado, Tocantínia, Santa Tereza, Novo Acordo, entre outras.

Finalidade da Região Metropolitana de Palmas

A criação e ampliação da Região Metropolitana de Palmas visa a promover a integração entre municípios vizinhos para enfrentar desafios comuns. A proposta é coordenar ações públicas em áreas como transporte, saneamento, desenvolvimento urbano e meio ambiente, promovendo um planejamento regional mais eficiente e sustentável.

Desenvolvimento regional e planejamento conjunto

Com funções públicas que transcendem os limites de cada cidade, a Região Metropolitana de Palmas permite que os municípios planejem e executem políticas públicas de forma integrada, reduzindo custos, ampliando o alcance dos serviços e fomentando o desenvolvimento econômico regional.

Links úteis

Acompanhe o Portal Jaciara Barros para entender os impactos da ampliação da Região Metropolitana de Palmas e os projetos que definem o futuro urbano e regional do Tocantins.

Continue lendo

ALETO

Deputados aprovam alienação de ações da Energisa Tocantins

Assembleia aprova projetos que autorizam a alienação de ações da Energisa Tocantins. Recursos serão destinados a obras e infraestrutura.

Publicadas

sobre

Mesa Diretora: deputados encerraram a pauta do primeiro semestre Koró Rocha
Mesa Diretora: deputados encerraram a pauta do primeiro semestre. Foto Koró Rocha

Na véspera do recesso parlamentar, os deputados estaduais aprovaram, nesta quarta-feira, 2, dois projetos que autorizam a alienação de ações da Energisa Tocantins, em iniciativa proposta pelo Governo do Estado.

Projeto autoriza alienação de ações da Energisa Tocantins

O Projeto de Lei nº 10/2025 autoriza o Poder Executivo a alienar a participação acionária do Estado na empresa Energisa Tocantins Distribuidora de Energia S.A.. A matéria estabelece que a venda deve observar o valor mínimo fixado em laudo técnico, elaborado por instituição especializada e independente.

Recursos serão destinados a obras e infraestrutura

De acordo com o texto aprovado, os valores arrecadados com a alienação de ações da Energisa Tocantins deverão ser recolhidos ao Tesouro Estadual. Um substitutivo ao projeto especificou que os recursos terão como destino prioritário a execução de obras estruturantes, hospitalares e de infraestrutura urbana.

Transparência e manutenção do controle estatal

Em mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa, o governador Wanderlei Barbosa destacou que a medida visa garantir a justa precificação dos ativos públicos, com transparência e responsabilidade. Ele ressaltou ainda que a operação não implicará na perda do controle acionário do Estado sobre a distribuidora de energia.

Atualização do marco legal da gestão patrimonial

O segundo projeto aprovado, PL nº 9/2025, revoga dispositivos da legislação estadual considerados obsoletos. Entre eles, o artigo 5º da Lei nº 15/1989, que exigia participação mínima de 20% do Estado na antiga Celtins, e o § 2º do artigo 2º da Lei nº 3.704/2020, que tratava da destinação de recursos da venda de ações na empresa Lajeado Energia S.A.

Governo defende modernização institucional

Segundo a justificativa do Governo, as revogações atualizam o marco legal da gestão patrimonial do Tocantins, eliminando restrições normativas que não condizem com o atual contexto econômico. A proposta foi aprovada em esforço concentrado antes do início do recesso parlamentar.

Links úteis

Acompanhe o Portal Jaciara Barros para entender os impactos da alienação de ações da Energisa Tocantins e as decisões que movimentam o cenário político e econômico do Estado.

Continue lendo
Propaganda
Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas
Entretenimento15 minutos atrás

Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas

Campanha Julho Amarelo reforça a importância do diagnóstico precoce e da prevenção contra as hepatites virais no Brasil.
Saúde e Bem Estar1 hora atrás

Julho Amarelo alerta para o avanço silencioso das hepatites virais

Estágio_Energisa_Tocantins_02
Energisa1 hora atrás

Vagas no setor elétrico no Tocantins: Energisa contrata mais de 90 pessoas em seis meses

Festival da Literatura Independente do Tocantins
Entretenimento1 hora atrás

Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita

Segundo Cayres, o projeto está pronto e legitimado pela classe e pelos sindicatos. Foto Clayton Cristus
ALETO1 hora atrás

Presidente da Aleto garante celeridade na votação do novo PCCR da Educação

Dez novos municípios passam a integrar a região Koró Rocha
ALETO1 hora atrás

Região Metropolitana de Palmas terá 10 novos municípios

Mesa Diretora: deputados encerraram a pauta do primeiro semestre Koró Rocha
ALETO1 hora atrás

Deputados aprovam alienação de ações da Energisa Tocantins

O prefeito em exercicio, Pastor Carlos Velozo nomeia a advogada Priscila Alencar Veríssimo como Procuradora-Geral de Palmas. Ato foi publicado no Diário Oficial.
Palmas2 horas atrás

Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas

Governador Wanderlei Barbosa participou da 13ª edição do Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal - Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 horas atrás

Fórum Jurídico de Lisboa: Governador Wanderlei Barbosa discute democracia e sustentabilidade

Sepot garante apoio à tradicional festa da colheita do capim-dourado - Crédito: Dalvanilde Serra/ Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 horas atrás

Festa da Colheita do Capim-Dourado recebe apoio da Sepot

Governador Wanderlei Barbosa articula parceria com a Universidade de Lisboa para trabalhos de iniciação científica e pesquisa em conjunto com a Unitins - Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Em Portugal, governador Wanderlei Barbosa articula parceria com a Universidade de Lisboa

Wanderlei Barbosa tem o menor salário entre os governadores da região Norte
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso com o campo em acordo histórico para governança fundiária

Vice-presidente do Senado Eduardo Gomes participa de evento sobre inovação e inteligência artificial em Portugal
Senado Federal1 dia atrás

Vice-presidente do Senado Eduardo Gomes participa de evento sobre inovação e inteligência artificial em Portugal

Projeto conta com o suporte logístico da Sepot e com financiamento de edital da Secult (Lei Aldir Blanc)
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins contribui para o resgate da língua Inỹ entre o povo Karajá-Xambioá

Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins
Entretenimento1 dia atrás

Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins

Tocantins participa da Conferência ILAP Segurança 2025, em Brasília, com o comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa, e gestores da SSP, CBMTO e Seciju, reforçando o compromisso do Estado com a integração, inovação e fortalecimento da segurança pública nacional.
Polícia Militar do TO1 dia atrás

Conferência ILAP Segurança 2025 reúne líderes em Brasília

SPU reforça acesso livre às praias e explica quando é necessário pedir autorização
Tocantins1 dia atrás

SPU reforça que acesso às praias é livre, mas uso estruturado exige autorização

LIDE Brasil Forum Marrocos 2025
Governo do Tocantins1 dia atrás

LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas

Encontro de Mestres Cantores e Cantoras conecta o tempo presente com o passado e com o futuro, trabalha a memória e estimula as novas gerações.
Entretenimento2 dias atrás

Festival Todas as Músicas Krahô – Encontro de Mestres Cantores e Cantoras

Governador Wanderlei Barbosa anunciou a realização da segunda edição do Taquaruçu Fest - Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Governador Wanderlei Barbosa anuncia Taquaruçu Fest com Bell Marques e atrações regionais.

Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas
Entretenimento15 minutos atrás

Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas

Campanha Julho Amarelo reforça a importância do diagnóstico precoce e da prevenção contra as hepatites virais no Brasil.
Saúde e Bem Estar1 hora atrás

Julho Amarelo alerta para o avanço silencioso das hepatites virais

Estágio_Energisa_Tocantins_02
Energisa1 hora atrás

Vagas no setor elétrico no Tocantins: Energisa contrata mais de 90 pessoas em seis meses

Festival da Literatura Independente do Tocantins
Entretenimento1 hora atrás

Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita

Segundo Cayres, o projeto está pronto e legitimado pela classe e pelos sindicatos. Foto Clayton Cristus
ALETO1 hora atrás

Presidente da Aleto garante celeridade na votação do novo PCCR da Educação

Dez novos municípios passam a integrar a região Koró Rocha
ALETO1 hora atrás

Região Metropolitana de Palmas terá 10 novos municípios

Mesa Diretora: deputados encerraram a pauta do primeiro semestre Koró Rocha
ALETO1 hora atrás

Deputados aprovam alienação de ações da Energisa Tocantins

O prefeito em exercicio, Pastor Carlos Velozo nomeia a advogada Priscila Alencar Veríssimo como Procuradora-Geral de Palmas. Ato foi publicado no Diário Oficial.
Palmas2 horas atrás

Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas

Governador Wanderlei Barbosa participou da 13ª edição do Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal - Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 horas atrás

Fórum Jurídico de Lisboa: Governador Wanderlei Barbosa discute democracia e sustentabilidade

Sepot garante apoio à tradicional festa da colheita do capim-dourado - Crédito: Dalvanilde Serra/ Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 horas atrás

Festa da Colheita do Capim-Dourado recebe apoio da Sepot

Governador Wanderlei Barbosa articula parceria com a Universidade de Lisboa para trabalhos de iniciação científica e pesquisa em conjunto com a Unitins - Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Em Portugal, governador Wanderlei Barbosa articula parceria com a Universidade de Lisboa

Wanderlei Barbosa tem o menor salário entre os governadores da região Norte
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso com o campo em acordo histórico para governança fundiária

Vice-presidente do Senado Eduardo Gomes participa de evento sobre inovação e inteligência artificial em Portugal
Senado Federal1 dia atrás

Vice-presidente do Senado Eduardo Gomes participa de evento sobre inovação e inteligência artificial em Portugal

Projeto conta com o suporte logístico da Sepot e com financiamento de edital da Secult (Lei Aldir Blanc)
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins contribui para o resgate da língua Inỹ entre o povo Karajá-Xambioá

Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins
Entretenimento1 dia atrás

Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins

Tocantins participa da Conferência ILAP Segurança 2025, em Brasília, com o comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa, e gestores da SSP, CBMTO e Seciju, reforçando o compromisso do Estado com a integração, inovação e fortalecimento da segurança pública nacional.
Polícia Militar do TO1 dia atrás

Conferência ILAP Segurança 2025 reúne líderes em Brasília

SPU reforça acesso livre às praias e explica quando é necessário pedir autorização
Tocantins1 dia atrás

SPU reforça que acesso às praias é livre, mas uso estruturado exige autorização

LIDE Brasil Forum Marrocos 2025
Governo do Tocantins1 dia atrás

LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas

Encontro de Mestres Cantores e Cantoras conecta o tempo presente com o passado e com o futuro, trabalha a memória e estimula as novas gerações.
Entretenimento2 dias atrás

Festival Todas as Músicas Krahô – Encontro de Mestres Cantores e Cantoras

Governador Wanderlei Barbosa anunciou a realização da segunda edição do Taquaruçu Fest - Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Governador Wanderlei Barbosa anuncia Taquaruçu Fest com Bell Marques e atrações regionais.

Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas
Entretenimento15 minutos atrás

Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas

Campanha Julho Amarelo reforça a importância do diagnóstico precoce e da prevenção contra as hepatites virais no Brasil.
Saúde e Bem Estar1 hora atrás

Julho Amarelo alerta para o avanço silencioso das hepatites virais

Estágio_Energisa_Tocantins_02
Energisa1 hora atrás

Vagas no setor elétrico no Tocantins: Energisa contrata mais de 90 pessoas em seis meses

Festival da Literatura Independente do Tocantins
Entretenimento1 hora atrás

Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita

Segundo Cayres, o projeto está pronto e legitimado pela classe e pelos sindicatos. Foto Clayton Cristus
ALETO1 hora atrás

Presidente da Aleto garante celeridade na votação do novo PCCR da Educação

Dez novos municípios passam a integrar a região Koró Rocha
ALETO1 hora atrás

Região Metropolitana de Palmas terá 10 novos municípios

Mesa Diretora: deputados encerraram a pauta do primeiro semestre Koró Rocha
ALETO1 hora atrás

Deputados aprovam alienação de ações da Energisa Tocantins

O prefeito em exercicio, Pastor Carlos Velozo nomeia a advogada Priscila Alencar Veríssimo como Procuradora-Geral de Palmas. Ato foi publicado no Diário Oficial.
Palmas2 horas atrás

Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas

Governador Wanderlei Barbosa participou da 13ª edição do Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal - Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 horas atrás

Fórum Jurídico de Lisboa: Governador Wanderlei Barbosa discute democracia e sustentabilidade

Sepot garante apoio à tradicional festa da colheita do capim-dourado - Crédito: Dalvanilde Serra/ Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 horas atrás

Festa da Colheita do Capim-Dourado recebe apoio da Sepot

Governador Wanderlei Barbosa articula parceria com a Universidade de Lisboa para trabalhos de iniciação científica e pesquisa em conjunto com a Unitins - Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Em Portugal, governador Wanderlei Barbosa articula parceria com a Universidade de Lisboa

Wanderlei Barbosa tem o menor salário entre os governadores da região Norte
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso com o campo em acordo histórico para governança fundiária

Vice-presidente do Senado Eduardo Gomes participa de evento sobre inovação e inteligência artificial em Portugal
Senado Federal1 dia atrás

Vice-presidente do Senado Eduardo Gomes participa de evento sobre inovação e inteligência artificial em Portugal

Projeto conta com o suporte logístico da Sepot e com financiamento de edital da Secult (Lei Aldir Blanc)
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins contribui para o resgate da língua Inỹ entre o povo Karajá-Xambioá

Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins
Entretenimento1 dia atrás

Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins

Tocantins participa da Conferência ILAP Segurança 2025, em Brasília, com o comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa, e gestores da SSP, CBMTO e Seciju, reforçando o compromisso do Estado com a integração, inovação e fortalecimento da segurança pública nacional.
Polícia Militar do TO1 dia atrás

Conferência ILAP Segurança 2025 reúne líderes em Brasília

SPU reforça acesso livre às praias e explica quando é necessário pedir autorização
Tocantins1 dia atrás

SPU reforça que acesso às praias é livre, mas uso estruturado exige autorização

LIDE Brasil Forum Marrocos 2025
Governo do Tocantins1 dia atrás

LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas

Encontro de Mestres Cantores e Cantoras conecta o tempo presente com o passado e com o futuro, trabalha a memória e estimula as novas gerações.
Entretenimento2 dias atrás

Festival Todas as Músicas Krahô – Encontro de Mestres Cantores e Cantoras

Governador Wanderlei Barbosa anunciou a realização da segunda edição do Taquaruçu Fest - Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Governador Wanderlei Barbosa anuncia Taquaruçu Fest com Bell Marques e atrações regionais.

DESTAQUES