Cultura e eventos locais
Longa tocantinense “O Barulho da Noite” concorre a melhor filme em Gramado

“O Barulho da Noite”, produção genuinamente tocantinense, dirigida pela cineasta e roteirista Eva Pereira, é um dos seis concorrentes no 51º Festival de Cinema de Gramado, que estreou na noite dessa terça-feira, 15. O longa-metragem, que recebeu apoio Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), teve uma boa recepção do público, marcando um momento histórico para a produção cinematográfica regional, que pela primeira vez tem uma obra cinematográfica concorrendo no principal festival de cinema do País.
O filme foi selecionado dentre 300 inscritos e é o único concorrente desta edição dirigido por uma mulher, sendo a primeira vez que uma produção do Tocantins entra na programação oficial do festival, passando por uma curadoria assinada pelo ator e diretor, Caio Blat; o jornalista, escritor, crítico de cinema e professor, Marcos Santuário; e a atriz e cantora argentina, Soledad Villamil. O resultado do filme vencedor será divulgado no sábado, 19.
Gravado na zona rural de Palmas, além da diretora que é natural de Miracema do Tocantins, conta com técnicos e atores locais, como Luiz Melchiades, Léo Pinheiro, Mercês Campelo, Cícero Belém, Antista do Acordéon, Wetemberg Nunes e Chiquinho Chocolate. Sem contar as atrizes mirins, Alícia Santana, 8 anos, de Mateiros, e Ana Alíce Dias, de apenas 4 anos (quando da filmagem em 2018), que é de Miracema. Já a produção é da MZN filmes, empresa de Palmas, em coprodução com a Bananeira Filme.
“Apoiar produções locais faz parte da missão da Fundação Cultural de Palmas, e ver um filme idealizado e dirigido por uma mulher tocantinense ser um dos principais concorrentes em um dos maiores festivais de cinema do País nos enche de orgulho”, afirma a presidente da FCP, Cleizenir Divina. Segundo ela, o longa mostra “que temos grandes talentos e que podemos alcançar o nível de produções de locais com maior tradição na produção de cinema”.
Já o presidente da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Giovanni Assis, que representou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, na estreia do filme em Gramado, ressaltou a qualidade da produção, a qual esteve junto desde o início. “Acompanhei todo o processo de filmagem, o lado que não é glamouroso e agora ver o resultado no principal festival de cinema do Brasil e da América Latina, é presenciar o Tocantins ser muito bem representado na sétima arte. É um orgulho estar aqui representando a Prefeitura de Palmas nesse momento histórico para a nossa produção artística.”
Ainda emocionada com a estreia, Eva Pereira afirma que a receptividade do público e da crítica especializada de cinema, até agora, superou as expectativas. “Estamos no festival com muita humildade, disputando o prêmio com grandes produções do cinema nacional. Por isso, só de termos chegado até aqui, colocado o Tocantins sobre o tapete vermelho e na tela do Festival de Cinema de Gramado, já representa uma grande vitória”, disse a diretora, destacando a importância do apoio da Prefeitura para a divulgação do filme.
De acordo com Eva, o apoio da Prefeitura foi fundamental no processo de finalização que antecede a entrada do filme nas salas de cinema. “Também é importante o apoio ter sido de uma prefeita mulher para um filme feito, em sua grande parte, por mulheres, tendo essa temática, que é um problema grave que afeta milhares de meninas e mulheres no Brasil”, concluiu a diretora ao falar da temática do longa, o abuso infantil.
“O Barulho da Noite”
Estrelado por Marcos Palmeira, Emanuelle Araújo, Alice Santana, Ana Alice Dias, Mercês Campelo e Wetemberg Nunes, o filme conta o drama de Maria Luíza, uma menina de 7 anos, a primeira a perceber que sua família está por um fio quando descobre que a mãe está apaixonada pelo sobrinho.
O filme coloca os holofotes nas crianças, para falar sobre abuso infantil, um tema difícil e espinhoso. “Apesar de recentemente começar a ser discutido de forma mais calorosa nas redes sociais e na mídia, no dia a dia, esse tema continua velado, pairando como uma sombra de um mal recorrente em universos distintos, extrapolando privilégios econômicos, sociais e culturais”, diz a diretora.
Em “O Barulho da Noite”, o olhar de Maria Luíza é o esconderijo de tudo que ela cala, da dor silenciada, da denúncia, do pedido mudo de socorro contra os abusos que sofre, dos seus anseios e medos. Após o avanço do tempo, Maria Luíza perderá brutalmente sua inocência, e o olhar de Ritinha, a irmã mais nova e sua cúmplice na história. (Com informações da assessoria do filme)
Cultura e eventos locais
A memorável festa de aniversário do advogado e secretário de justiça de São Paulo, Fernando José da Costa

Na noite mais badalada do ano, o cenário era o Villagio JK, onde as luzes cintilantes e o burburinho das conversas davam o tom de uma festa que ficará gravada nas páginas da sociedade paulistana. Fernando José da Costa, renomado advogado e Secretário Municipal de Justiça de São Paulo, celebrava mais um aniversário, e o evento não foi nada menos que espetacular.
Ao lado da sempre elegante Cristiane Zanetti da Costa, sua esposa e pedagoga, Fernando recebeu seus convidados com o calor e o charme de quem sabe exatamente como criar uma noite memorável. O ambiente, um verdadeiro desfile de personalidades ilustres, contava com políticos de alto escalão, empresários influentes e figuras icônicas do mundo das artes e da sociedade. O ex-presidente Michel Temer, o prefeito Ricardo Nunes e sua esposa Regina, e os ex-governadores Rodrigo Garcia e João Doria foram apenas alguns dos nomes que abrilhantaram a noite.
Os convidados se deleitaram com uma experiência culinária sofisticada, escolhendo entre a delicadeza da gastronomia italiana e a precisão dos sabores japoneses. A festa ainda contou com uma “ilha” exclusiva de uísques raros, onde apreciadores poderiam brindar à saúde do anfitrião com rótulos de primeira linha. E para quem gosta de música, os destaques foram os DJs badalados e as apresentações ao vivo de Maurício Manieri e da dupla Bruno e Marrone, que levaram os convidados ao delírio.
O ponto alto da noite foi o momento de homenagem, onde Cristiane e as filhas do casal, Júlia e Giovana, emocionaram o público com palavras que refletiram o carinho e a admiração pela figura de Fernando, tanto como pai quanto como profissional.
Mas a festa não foi apenas um evento de glamour e luxo. Demonstrando seu compromisso com o bem-estar social, Fernando pediu aos seus convidados que, em vez de presentes tradicionais, fizessem doações à “Missão Belém”, uma instituição que realiza um trabalho fundamental cuidando de pessoas em situações de vulnerabilidade.
Assim, a comemoração de Fernando José da Costa foi um evento que uniu celebração e solidariedade, marcando não apenas uma nova etapa em sua vida, mas também reafirmando seu compromisso com a justiça e o cuidado com os mais necessitados. Uma noite para ser lembrada, sem dúvida, como um marco na sociedade paulistana.
Créditos de fotos: Iara Morselli, Paulo Freitas e Sidnei Rodrigues

Show Mauricio Manieri

Fernando José da Costa e Ricardo Nunes

Maurício Manieri e Izabelle Manieri

Mariana e Zeco Auriemo

Luiz Fernando Furlan

Lucilia Diniz e Luiz Carlos Trabuco

Tutu Sartori e Mylla Christie

Toninho Abdalla

Michel Temer

Fernando José da Costa entre Mauricio Manieri e a dupla Marrone e Bruno

Fernando José da Costa e João Doria Jr

Fernando José da Costa e Cristiane Zanetti da Costa

Daniela Filomeno e José Seripieri Junior

Bete e Marcos Arbaitman com Silvio Tini

Augusto Arruda

Augusto Aras

A dupla Bruno e Marrone com a familia de Fernando Jose da costa

A dupla Bruno e Marrone
Cultura e eventos locais
Projeto Ocris divulga lista dos selecionados para oficina de criatividade sonora

Músicos receberão auxílio no valor de R$ 1.440,00; aulas iniciam no próximo dia 15, em Palmas
O projeto Ocris divulgou nesta segunda-feira, 13, o resultado dos músicos selecionados para a Oficina de Criatividade Sonora com o diretor artístico Heitor Martins Oliveira. Os quatro selecionados (Bárbara Peixe Boi; Diogo Goltara; Mira Benvenuto e Ruiter Castro) receberão auxílio no valor de R$ 1.440,00 de subsídio.
Os encontros, presenciais e online, com carga horária de aproximadamente 5 horas, ocorrerão no Laboratório de Música e Sonoplastia da UFT – Campus Palmas, entre os dias 15 e 30 deste mês.
Oliveira pontua que a seleção de instrumentistas foi realizada por meio de análise dos materiais enviados pelos candidatos, considerando os seguintes critérios: formação sólida, experiência de apresentações em público, conhecimento de leitura de partituras e afinidade de trabalhos anteriores com a proposta estética a ser desenvolvida nas aulas. “Nosso objetivo é realizar o intercâmbio de saberes em práticas sonoras musicais, tendo como resultado o registro de uma criação coletiva, uma vez que, as oficinas abordam as práticas de criação sonora e musical como forma de enriquecer a cultura tocantinense”, aposta.
Stella Antunes, produtora executiva do projeto, informa que além desta primeira fase, que é das oficinas, o projeto conta com mais duas etapas. A segunda, prevista entre os meses de junho e agosto, será a imersão dos músicos selecionados.
Nesta etapa, os artistas participarão de intercâmbios com grupos musicais do Tocantins, nas cidades de Palmas, Porto Nacional e Miracema, sob a condução do diretor artístico do projeto. “Durante essas vivências, além da troca de saberes, serão realizadas gravações de experimentações sonoras, um dos grupos convidados é o Vereda de Taquaruçu”, completa a produtora executiva.
A última etapa do projeto, em setembro, será a disponibilização de um podcast com as composições criadas durante as vivências de pesquisa e gravação dos resultados da Oficina de Criatividade Sonora.
Projeto
A Oficina de Criatividade Sonora é patrocínio do Edital 19 LPG Artes Tocantins – 2023. A proposta do projeto é fomentar um núcleo de experimentações criativas e estabelecer intercâmbio entre espaços de formação e prática musical. “Por meio de uma série de ações conectadas, o projeto irá explorar possibilidades da criação musical e sonora em seus aspectos conceituais e práticos e concretizar propostas criativas individuais e coletivas em trocas de experiências, vivências, partituras e gravações”, completa Stella.
Créditos Foto: Capturacor
Cultura e eventos locais
Grupo Samba Mais apresenta rodas de samba em feiras livres da Capital

Com o objetivo de levar a riqueza e a tradição do samba e pagode para um dos ambientes de entretenimento preferido do tocantinense: as feiras livres, o Grupo Samba Mais vai desenvolver neste mês de Maio o projeto “Tem Roda de Samba na Feira”. O circuito de apresentações vai incluir a Feira de 307 Norte (05/05), Feira do Bosque (12/05) e Feira do Aureny I (26/05) com shows gratuitos.
De acordo com a produtora cultural Jacqueline Galvão, responsável pelo Projeto, a proposta é de levar a tradição do samba a diversos pontos da Capital, atendendo às regiões Norte, Centro e Sul. Os shows têm cerca de 1 hora e 30 minutos de duração e o repertório é influenciado por sambistas ilustres, como os Originais do Samba e Demônios da Garoa. “O repertório inclui canções do samba de roda ao partido alto passando pelo samba romântico e as misturas com o pagode e o baião”, adianta Jaqueline.
O diretor-geral do Grupo Samba Mais, Márcio Martins, complementa que, além do repertório de sucessos nacionais e internacionais do samba, o show trará canções autorais inéditas do Grupo e releituras e adaptações de outros gêneros musicais como o sertanejo e a livre improvisação. “As composições falam de amor, de situações do cotidiano e de questões sociais”, complementa.
Ele ressalta que a proposta é de homenagear e exaltar o Samba. “O samba caiu no gosto popular e conquistou depois da massa, os corações de todas as classes sociais. Ele carrega em si a história e a alma do povo brasileiro”, defende o diretor, que é também músico no projeto.
De acordo com Márcio Martins, a proposta é democratizar o acesso ao samba a todas as camadas da sociedade, independemente de classe social, cumprindo assim a função deste ritmo musical, que tem na raiz o encontro de culturas, gêneros e classes sociais. “Da mesma forma, as feiras livres são espaços frequentados por pessoas de todas as idades e classes sociais, tornando-se locais ideais para a promoção da cultura e da música brasileira. A presença do Grupo Samba Mais nas feiras proporcionará uma experiência cultural única, enriquecendo o ambiente com o ritmo contagiante do samba e do pagode”, conclui.
Projeto
O projeto é proposto por Jacqueline Galvão e é patrocinado pelo edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Estadual de Cultura.
Grupo
O Grupo Samba Mais é referência no Tocantins pelo trabalho de valorização e resgate da música brasileira e sua habilidade na interpretação do repertório do samba e pagode. Formado por uma família de músicos, a banda leva para o palco essa energia familiar e o prazer de partilhar afetos e paixão pela música, em um espetáculo que transborda alegria e compromisso com a boa música e uma proposta que vai além do entretenimento e diversão, promovendo trocas e partilhas exaltando a beleza e grandiosidade deste ritmo brasileiro que é Patrimônio Imaterial Brasileiro.
Ficha Técnica
Direção-Geral e Prestação de Contas: Márcio Martins
Realização: Grupo Samba Mais
Produção-executiva: Jacqueline Galvão
Músicos: Gemerson do Amaral Machado (vocal), Gilson Pinto da Silva (pandeiro), Márcio Augusto Monteiro Martins (reco reco e tamborim), José Claudio da Silva (bateria), Mario Gerson Rodrigues (cuíca), João José de Souza Filho (cavaco e vocal), Robson Moreira de Jesus (percussão), Edmilson Alves Barbosa (violão) e Nilson Adriano Siqueira do Nascimento ( teclado, flauta e sax)
Agenda:
– Feira de 307 Norte (05/05) às 10 horas
– Feira do Bosque (12/05) às 19 horas
– Feira do Aureny I (26/05) às 10 horas
-
Turismo3 dias atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Turismo3 dias atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Palmas3 dias atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes3 dias atrás
Generosidade: um gesto que transforma a vida