Saúde e Bem Estar
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência promove inclusão e conscientização no Tocantins
No período de 21 a 28 de agosto, o estado do Tocantins se prepara para uma série de eventos significativos durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do estado estão unindo esforços para organizar uma série de ações que visam promover a inclusão, disseminar o conhecimento e sensibilizar a sociedade sobre a importância de eliminar barreiras para um ambiente mais igualitário, inclusivo e acessível.
Com o lema “Conectar e somar para construir inclusão”, a Semana tem como objetivo principal engajar a sociedade em torno do tema da inclusão. O entendimento é claro: a inclusão não é uma responsabilidade apenas das pessoas com deficiência e suas famílias, mas sim um compromisso coletivo que deve ser abraçado por todos os membros da comunidade.
Marciane Machado Silva, Superintendente da Federação das APAEs do Estado do Tocantins (FEAPAES-TO), ressaltou a diversidade de atividades planejadas para ocorrer nos diversos municípios do estado. Cada APAE terá sua própria programação, composta por palestras, atividades culturais e iniciativas de conscientização em locais públicos das cidades. Todas essas ações têm um objetivo comum: fortalecer o tema central deste ano e consolidar os fundamentos da inclusão. “Estamos construindo uma corrente de transformação e a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é um momento ímpar para dar visibilidade a esse esforço conjunto”, afirmou Marciane.
Um dos parceiros-chave para a realização dessa Semana é a Energisa Tocantins. Domingos Júnior, Analista de Eficiência Energética da empresa, destacou a importância da parceria com as APAEs, enfatizando o compromisso da empresa em apoiar projetos e iniciativas das Associações. “Estamos empenhados em apoiar a inclusão em todas as esferas da sociedade. Essa parceria para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma oportunidade de continuarmos contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Estamos muito satisfeitos em poder contribuir nesse sentido”, declarou.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla surge como um momento crucial para impulsionar discussões relevantes e estimular ações práticas que solidifiquem uma sociedade verdadeiramente inclusiva. A data foi estabelecida pela Lei nº 13.585/2017 e tem como objetivo promover conteúdos que conscientizem a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e políticas públicas que impulsionem a inclusão desse segmento populacional, enquanto combatem o preconceito e a discriminação.
Programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência no Tocantins:
21 de agosto – segunda-feira
- Carreata pelas ruas da cidade.
- Apresentações culturais na Praça Darcy Marinho.
- Acolhida no Hotel da Katia às 8 horas.
22 de agosto – terça-feira
- Momento Cultural na Escola Especial “Um Passo Diferente – APAE” às 8 horas.
23 de agosto – quarta-feira
- Explanação das ações dos Projetos:
- “Libras eu Falo”.
- “Autismo: Tudo Por Uma Vida Melhor”.
- “Educação Fiscal e Financeira: Consumidor Mais Consciente” às 8 horas.
24 de agosto – quinta-feira
- Palestra: A Importância de “Conectar e Somar para Construir a Inclusão” às 8 horas.
25 de agosto – sexta-feira
- Realização de ações do Projeto Viver Melhor com a Equipe da Ótica Popular da cidade de Imperatriz MA – Consultas de Vista para os estudantes às 9 horas.
26 de agosto – sábado
- Intercâmbio entre as APAEs na cidade de Wanderlândia – TO às 6 horas.
28 de agosto – segunda-feira
- Momento interno da Unidade Escolar às 7 horas.
01 de setembro – sexta-feira
- Momento de lazer para os estudantes APAEANOS, familiares e servidores no Balneário Ribeirão Grande Pedro Bento às 8 horas.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla representa não apenas uma celebração da diversidade e inclusão, mas também um chamado à reflexão e à ação para criar uma sociedade mais igualitária e acolhedora para todos os indivíduos, independentemente de suas habilidades e limitações.