Tocantins
Procon Tocantins autua três bancos durante Operação Tempo Certo

Instituições financeiras foram autuadas por exceder limite de espera em fila, ausência de informações nas senhas de espera e ausência de tabela com tarifas de serviços
Três instituições financeiras foram autuadas pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor do Tocantins (Procon Tocantins) durante a Operação Tempo Certo, que percorreu 11 cidades em todo o Estado entre os últimos dias 10 e 18 de agosto. Foram autuados os bancos: Banco do Brasil (Tocantinópolis), Banco Bradesco (Porto Nacional) e Banco Itaú (Palmas). Em Tocantinópolis, a equipe de fiscalização autuou o Banco do Brasil por exceder o tempo limite de espera em fila previsto em lei. Neste caso, a Lei Estadual n° 3.454 de 15 de abril de 2019, determina que o consumidor espera em fila o prazo máximo de vinte minutos em dias normais e de trinta minutos em vésperas e após feriados. Em Porto Nacional, o Banco Bradesco foi autuado pela ausência de emissão de senhas numéricas, contendo o nome e número da instituição, número da senha e data e horário de chegada do cliente. Obrigação também prevista na Lei Estadual n° 3.454 e pela qual permite-se fazer o controle do atendimento. Já em Palmas, a equipe de fiscalização do Procon Tocantins atuou o Banco Itaú pela ausência da tabela informando o valor das tarifas cobradas dos consumidores, obrigação prevista na Resolução do Banco Central nº 3.919/2010. “O consumidor deve ser aliado do Procon na questão da demora nas filas. É preciso denunciar essas práticas que desrespeitam os direitos dos consumidores. Desta forma, as empresas vão ter que aprimorar seu atendimento”, destaca Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins. Magno Silva, diretor de Fiscalização do órgão, reforça alguns cuidados. “É importante que o consumidor guarde a senha, na qual fica registrado eletronicamente o horário de entrada no banco. Isso servirá como uma prova para que seja realizada a atuação do Procon Tocantins”. Denúncia Para denunciar, os consumidores que enfrentarem grandes filas nas agências bancárias ou qualquer outro problema podem falar com o Procon Tocantins pelo telefone 151 ou (63) 99216-6840. A Operação Tempo Certo foi realizada entre os dias 10 e 18 de agosto de 2023, em Palmas, Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Dianópolis, Guaraí, Colinas, Tocantinópolis, Araguaína e Araguatins. O que diz a lei: TEMPO DE ESPERA EM FILA SUPERIOR AO PERMITIDO EM LEI LEI N° 3.454 DE 15 DE ABRIL DE 2019. Art. 1º Fica determinado que agências bancárias de financiamento e de crédito, cooperativas de crédito, casas lotéricas, correspondentes bancários, postos de atendimento bancário e agências dos correios situados no âmbito do Estado do Tocantins deverão colocar à disposição dos seus usuários pessoal suficiente e necessário, no setor de caixas, para que o atendimento seja efetivado em tempo razoável. Parágrafo único. Entende-se por atendimento em tempo razoável o prazo máximo de vinte minutos em dias normais e de trinta minutos em vésperas e após feriados. AUSÊNCIA DE EMISSÃO DE SENHAS NUMÉRICAS: LEI N° 3.454 DE 15 DE ABRIL DE 2019 Art. 2º O controle de atendimento de que trata esta Lei, pelo cliente, será realizado por meio de emissão de senhas numéricas pela instituição bancária, onde constarão: AUSÊNCIA DA TABELA DE TARIFA: Resolução do Banco Central nº 3.919/2010 Art. 15. É obrigatória a divulgação pelas instituições mencionadas no art. 1º, em local e formato visíveis ao público no recinto das suas dependências, bem como nos respectivos sítios eletrônicos na internet, das seguintes informações relativas à prestação de serviços a pessoas naturais e pessoas jurídicas e respectivas tarifas: II – tabela, nos termos do art. 3º, incluindo lista de serviços, canais de entrega, sigla no extrato, fato gerador da cobrança e valor da tarifa; |
Tocantins
Visita presidencial ao Tocantins: Lula anuncia ações e entregas
Lula participa da visita presidencial ao Tocantins com entrega de títulos, ações de reforma agrária e anúncio de Casa do Estudante da UFT.

A visita presidencial ao Tocantins nesta sexta-feira (27) reuniu autoridades e lideranças em Araguatins, com anúncios importantes para o estado e para a Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Entregas e anúncios durante a visita presidencial
Durante o evento, o presidente Lula participou da entrega de títulos de regularização fundiária para famílias assentadas da região e lançou ações do Governo Federal voltadas à reforma agrária.
Além disso, foram anunciados novos programas para impulsionar o desenvolvimento rural e garantir a segurança jurídica de propriedades em áreas de assentamento.
Casa do Estudante da UFT é anunciada em Palmas
Um dos destaques da visita presidencial ao Tocantins foi a assinatura do termo de cessão de uso gratuito de um imóvel da União, localizado em Palmas, destinado à criação da Casa do Estudante no câmpus da UFT.
Esse espaço será fundamental para garantir melhores condições de permanência para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Reitores da UFT presentes no evento
A Universidade Federal do Tocantins foi representada pelo reitor Luís Eduardo Bovolato, pela futura reitora Maria Santana e pelo vice-reitor Marcelo Lineker, que destacaram a importância da nova estrutura para a comunidade acadêmica.
Links úteis
Essa ação reforça o compromisso do Governo com o desenvolvimento social e educacional do Tocantins, fortalecendo o papel da UFT Tocantins na formação de jovens em todo o estado.
Continue acompanhando as atualizações sobre política, educação e desenvolvimento em nosso portal.
Governo do Tocantins
Em Araguatins, governador Wanderlei Barbosa assina adesão do Estado a programa nacional de gestão para aprimorar prestação de serviços públicos
Iniciativa possibilita acesso a diversos serviços tecnológicos de forma colaborativa com o Governo Federal

Em agenda oficial com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no município de Araguatins, na região do Bico do Papagaio, o governador Wanderlei Barbosa e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assinaram, nesta sexta-feira, 27, o Termo de Adesão do estado do Tocantins ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI).
A iniciativa, realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), oferece diversos serviços e soluções tecnológicas gratuitas para otimizar a gestão pública em áreas estratégicas, aproximando o cidadão da administração pública e aprimorando a digitalização de processos.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa afirmou que a adesão à medida reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a modernização da gestão pública. “Nosso objetivo é modernizar os sistemas institucionais para facilitar o acesso das pessoas aos serviços que elas precisam. É um compromisso do nosso Governo seguir realizando melhorias e este acordo com o Governo Federal vem para fortalecer ainda mais este trabalho, ampliando a eficiência, a transparência e a qualidade nos serviços oferecidos”, destacou o chefe do Executivo.
Com a adesão, o Tocantins passa a ter acesso a diversos serviços que são contemplados nos sete eixos do programa. Entre os recursos estão o Login Único e a Prova de Vida Digital, do GOV.BR; o Sistema Eletrônico de Informações (SEI); a plataforma Transferegov.br; Compras.gov: plataforma gratuita para compras públicas; Imóvel da Gente: uso social de terrenos da União; além de capacitações ofertadas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Rede de Parcerias.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ressaltou a importância da cooperação entre os entes federativos. “A adesão do Tocantins reforça o espírito colaborativo do Governo Federal que inspira o programa: o de compartilhar experiências bem-sucedidas e soluções que funcionam, ampliando o alcance de políticas públicas que melhoram a vida da população”, enfatizou a ministra Esther Dweck.
Para garantir a efetividade da implantação, o MGI designa um gerente técnico que acompanhará o Tocantins por um período de dois anos. A Secretaria de Estado da Administração (Secad) será responsável por coordenar a articulação colaborativa entre os órgãos estaduais. O próximo passo após a assinatura do Termo de Adesão é a elaboração do Plano de Trabalho, que deverá ser entregue em até 60 dias. O documento definirá as prioridades e as ações a serem executadas com o apoio das ferramentas disponibilizadas pelo PNGI.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, ressaltou que a adesão representa um avanço estratégico para o Estado. “Estamos investindo em uma gestão mais eficiente, moderna e conectada com as necessidades do cidadão. O PNGI oferece ferramentas robustas que nos permitirão economizar recursos, desburocratizar processos e ampliar o acesso da população aos serviços públicos digitais. Nós já utilizamos essa parceria por meio da nossa Escola de Governo, que tem um acordo de cooperação com a Escola Nacional de Administração, a Enap, com oferta variada de cursos para todos os servidores”, frisou o secretário.
Programa Nacional de Gestão e Inovação
O Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) é uma iniciativa estratégica do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) voltada para o fortalecimento da administração pública nos estados e nos municípios brasileiros. O principal objetivo é apoiar as gestões locais na modernização de processos, na inovação de políticas públicas e na digitalização de serviços, por meio de soluções gratuitas desenvolvidas e coordenadas pelo Governo Federal.
Como funciona?
Ao aderir ao PNGI, o estado ou município passa a integrar um pacto federativo de cooperação. Com isso, possui acesso a um catálogo robusto de ferramentas, plataformas e metodologias que auxiliam na melhoria da governança pública. O PNGI é reconhecido como um importante instrumento de apoio às gestões locais, promovendo um modelo de administração pública mais ágil, inovador e transparente.
Essas soluções abrangem diversas áreas, como: Governo digital (Login Único, Prova de Vida Digital, Conecta GOV.BR); Gestão de pessoas e planejamento institucional (Dimensionamento da Força de Trabalho); Capacitação e formação de servidores (Escola Virtual de Governo, Enap Aqui, Liderando para o Desenvolvimento); Contratações públicas e transparência (Compras.gov.br, Portal Nacional de Contratações Públicas, Transferegov.br); Inovação e transformação de serviços (Cidades que Transformam, CoLabs, LA!BoraGov, Plataforma Desafios); Inclusão social e equidade (cota de 8% para mulheres em situação de violência nos contratos terceirizados).
Secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, ressalta os avanços trazidos pelo PNGI para a digitalização e a eficiência na prestação de serviços à população – Marcio Vieira /Governo do Tocantins
Ministra Esther Dweck explica os benefícios do PNGI, que oferece soluções tecnológicas e capacitações para otimizar a gestão pública nos estados e nos municípios – Esequias Araujo/Governo do Tocantins
Ministra Esther Dweck explica os benefícios do PNGI, que oferece soluções tecnológicas e capacitações para otimizar a gestão pública nos estados e nos municípios – Esequias Araujo/Governo do Tocantins
Prefeitura de Porto Nacional
Porto Nacional vai ganhar novo Centro Administrativo com apoio do governo federal
Prefeito Ronivon Maciel e presidente Lula assinam cessão de área para novo Centro Administrativo de Porto Nacional. Localizado no Anel Viário, terreno de mais de 119 mil m² abrigará a nova sede do Executivo Municipal, secretarias e Câmara Municipal

Porto Nacional deu mais um importante passo rumo ao desenvolvimento administrativo e urbanístico. Nesta sexta-feira, 27, o prefeito Ronivon Maciel e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinaram, em Araguatins, o termo de cessão de uma área da União onde será construído o novo Centro Administrativo do município.
A ação integra o programa federal Imóvel da Gente, que destina imóveis públicos não utilizados para projetos de interesse social e governamental. Com mais de 119 mil metros quadrados, localizados no anel viário, o terreno será transformado na nova sede da prefeitura de Porto Nacional, abrigando ainda secretarias municipais e a Câmara Municipal, com foco em um modelo de gestão mais eficiente e sustentável.
Conquista construída em parceria
A cessão da área representa o resultado de um trabalho iniciado em abril de 2024, quando o prefeito Ronivon Maciel e o superintendente do Patrimônio da União (SPU), Edy Cesar, firmaram um protocolo de intenções com apoio da Câmara Municipal.
A obra será viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes, no valor de R$ 3,4 milhões, repassados pelo Ministério da Defesa.
Desenvolvimento local com reconhecimento federal
O programa Imóvel da Gente garante que espaços antes ociosos sejam revertidos em benefícios diretos à população, seguindo os princípios da governança participativa e da sustentabilidade.
A construção do novo complexo administrativo representa um avanço na descentralização dos serviços públicos, promovendo mais comodidade aos cidadãos e um ambiente de trabalho mais integrado e funcional para os servidores municipais.
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