Economia
Donas do Negócio fortalece empreendedorismo feminino em Gurupi
O projeto Donas do Negócio, uma iniciativa da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, voltado para capacitar e fortalecer mulheres empreendedoras, está ampliando suas fronteiras e agora está alcançando mais mulheres com sua chegada à cidade de Gurupi, sul do Estado. Nesta segunda-feira, 21, o projeto foi lançado na cidade e reuniu mulheres empreendedoras que assistiram a uma palestra com o tema ‘A Chave da Liberdade’, ministrada por Tudy Vieira, e tiveram a oportunidade de trocar experiências e fazer networking.
Em Gurupi, o evento mobilizou as associadas empreendedoras. Segundo a gerente exclusiva do programa Donas do Negócio na cidade, Maria do Socorro Carvalho Duarte, a iniciativa busca valorizar o empreendedorismo feminino.
“Assistir às necessidades das micro e pequenas empreendedoras é acreditar no potencial e na expansão de seus negócios. Levar o programa Donas do Negócio para nossa comunidade terá um impacto positivo no desenvolvimento local e econômico do nosso município. Isso, por sua vez, contribuirá para a qualidade de vida dessas mulheres, buscando a valorização do empreendedorismo feminino”, afirma.
A empresária gurupiense Lilian Soares Maranhão, dona de uma franquia de sandálias femininas na cidade e também atuante no agronegócio, acredita no sucesso do programa. “Participo do comitê mulher e, para mim, é de extrema importância ver uma cooperativa de crédito preocupada com as mulheres. Acredito na força da união. No evento em Gurupi, percebi a amplitude que o projeto está alcançando globalmente. Ressalto a relevância de todas as cooperativas investirem em capacitação. Costumo dizer que o conhecimento sempre é valioso, especialmente para ajudar outras mulheres. O conhecimento nos transforma em protagonistas das nossas próprias histórias. Empreender apresenta desafios, mas quando temos pessoas que nos apoiam nessa jornada, tudo se torna mais leve”, enfatiza.
Além de Gurupi, o projeto Donas do Negócio já está em andamento nas cidades de Guaraí, Dianópolis, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Araguaína, demonstrando um compromisso contínuo em impulsionar o empreendedorismo feminino e contribuir para o desenvolvimento das regiões em que a cooperativa atua.
No último mês, o projeto recebeu reconhecimento internacional no World Council Young Credit Union People (WYCUP), um concurso que busca estimular a formação de jovens líderes e reconhecer projetos com potencial para influenciar o cooperativismo de crédito globalmente. Desde seu lançamento, cerca de um ano atrás, o projeto envolveu 555 empreendedoras em 45 rodadas de negócios, realizou mais de 570 visitas a empresas e promoveu seis feiras voltadas para o empreendedorismo. Atualmente, o programa atende mais de 1.700 associadas em 9 agências e impactou mais de 1.165 associadas com suas iniciativas educacionais.
Plataforma Digital
O Donas do Negócio dispõe de uma plataforma digital, donasdonegociosicredi