Tocantins
Luto na Política Tocantinense: Morre Dolores Nunes, Ex-Deputada Federal e Matriarca de Família Tradicional na Política de Gurupi
Na tarde desta sexta-feira, 08, a cidade de Gurupi e o estado do Tocantins perderam uma figura emblemática da política local, a ex-deputada federal Dolores Nunes. Após 26 dias de luta intensa contra complicações pulmonares, cardíacas e renais desencadeadas pela Covid-19, Dolores não resistiu e faleceu em um hospital particular de Palmas. A informação foi confirmada pela prefeita de Gurupi, Josi Nunes, sua filha, através de uma nota oficial enviada pela sua assessoria.
Nascida em 4 de abril de 1941, em Natividade, Maria das Dores Braga Nunes, carinhosamente conhecida como Dolores Nunes, dedicou grande parte de sua vida ao serviço público e à política. Sua trajetória foi marcada por cargos de grande relevância, demonstrando sua competência e dedicação em cada função que assumiu.
Dolores Nunes teve uma atuação destacada como primeira-dama de Gurupi de 1983 a 1988, durante a gestão de seu marido, Jacinto Nunes. Além disso, sua carreira política foi marcada por cargos expressivos, como deputada estadual e federal, secretária estadual de Ação Social em Goiás, secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social no Tocantins, e ainda vice-prefeita de Gurupi em duas gestões consecutivas, de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020, ao lado de Laurez Moreira (PDT).
Apesar de uma leve melhora no decorrer da semana, a ex-deputada não conseguiu superar as complicações da doença. A notícia de seu falecimento trouxe uma onda de luto e pesar, não apenas para sua família, mas para toda a comunidade que a respeitava e admirava como uma líder política.
Dolores deixa um legado de luta e dedicação à política tocantinense, sendo uma das pioneiras na representação feminina em cargos de alta gestão no estado. Ela deixa seis filhos — sendo um deles já falecido —, cinco netos e cinco bisnetos.
Até o momento, a família não divulgou detalhes sobre o velório e sepultamento. A cidade de Gurupi, assim como todo o estado do Tocantins, se despede de uma grande mulher, que dedicou sua vida ao serviço público, deixando um legado de trabalho e dedicação à população.
Neste momento de profunda tristeza, a comunidade política e os cidadãos de Gurupi e do Tocantins prestam suas homenagens e se solidarizam com a família e amigos de Dolores Nunes, uma mulher que escreveu seu nome na história política do estado com coragem, determinação e amor ao próximo.
Nota de pesar do governador Wanderlei Barbosa
Nota de Pesar da Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro
Uma mulher forte, destemida e vanguardista na política tocantinense. Aos 82 anos, nossa querida Dolores Nunes nos deixa. Contudo, deixa um legado: viver é correr o risco de assumir lutas e construir vitórias.
Dolores Nunes foi secretária estadual de Ação Social em Goiás, primeira mulher eleita para a Assembleia Legislativa do Tocantins, deputada federal, secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social no Tocantins e, foi primeira-dama e por duas vezes, vice-prefeita de Gurupi. Acima de tudo, uma grande mãe, avó e bisavó, dividindo e administrando, com maestria, tantas atribuições.
Neste momento de dor, eu desejo que Deus, em sua infinita bondade, conforte o coração de seus cinco filhos, a quem cumprimento em nome da minha amiga e prefeita de Gurupi, Josi Nunes. Estendo meu abraço a todos os familiares e aos inúmeros amigos que se ressentem dessa perda. Que a paz do Senhor esteja com todos.
Cinthia Ribeiro
Prefeita de Palmas
Nota de pesar deputado estadual Eduardo Mantoan
O Tocantins se despede hoje da pioneira na representatividade feminina na política, Dolores Nunes. Primeira mulher eleita deputada estadual e deputada federal pelo Estado, Dolores representou bem o povo tocantinense com outras passagens por cargos importantes no Estado e em Goiás.
Mãe da amiga e prefeita de Gurupi, Josi Nunes, Dolores deixou sua marca na história do Tocantins.
Quero prestar minhas condolências à família enlutada e aos amigos. Estou em orações para que o Senhor os ampare com sua misericórdia.
“Que este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; Ele será o nosso guia até o fim”, Salmos 48:14
Eduardo Mantoan
Deputado estadual