Palmas
Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antonio Luiz Maya recebe peça ‘O Auto da Vida no Trânsito’
Dando continuidade às ações educativas da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), o espetáculo ‘O Auto da Vida no Trânsito’ lotou o auditório do Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, na manhã desta terça-feira, 19. A atividade faz parte das ações de educação e conscientização da Semana Nacional do Trânsito e foi apresentada pela Companhia A Barraca.
A peça teatral foi assistida por aproximadamente 400 alunos do Colégio Militar que aplaudiram e deram muitas risadas com os personagens. Durante a apresentação do espetáculo foram encenadas situações cotidianas que acontecem no trânsito, como comportamentos agressivos na direção, desrespeito à sinalização e as leis de trânsito, como dirigir falando ao celular, não usar o cinto de segurança, dirigir acima do limite de velocidade permitida, atravessar fora da faixa de pedestre, ou seja, situações que podem provocar acidentes graves, inclusive com vítimas fatais.
A peça se passa em um cenário caótico de trânsito envolvendo uma menina apressada e uma estudante que não respeita a faixa de pedestre, e ao se encontrarem provocam um acidente de trânsito. No desenrolar do espetáculo as duas personagens são julgadas e disputadas pela secretária do Diabo e pelo anjo Gabriel.
Para o aluno e fiscal de turma Joaby Henrique a peça foi uma lição de vida. “Eu achei a peça muito importante,ela diz que o trânsito foi feito para facilitar e preservar a vida, foi muito bom para nossa conscientização, saber conviver com o próximo e como cidadão saber respeitar o espaço de cada um no trânsito”, disse, acrescentando que quase todos os dias ele e outros fiscais fazem o controle durante a passagem dos alunos na faixa de pedestre que fica em frente ao colégio. “Colocamos os alunos em grupos para facilitar a travessia com mais segurança”, afirmou.
Para o diretor do Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antonio Luiz Maya, Tenente-Coronel Rafael Silva Crespo, a peça foi bem recepcionada pelos estudantes. “Precisamos conscientizar nossos alunos que serão os futuros condutores, pois ainda temos uma cultura de violência no trânsito, e a peça trouxe uma mensagem de forma lúdica e pedagógica, que tende a gerar um impacto maior no ser humano, tornando-os multiplicadores desse conhecimento”, disse.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio Militar, Capitã Nicéia Marques, o espetáculo foi uma surpresa para todos. “Esperávamos uma palestra, mas foi através de um espetáculo lúdico e educativo que nossos alunos saíram daqui mais conscientes sobre a importância de respeitar as leis no trânsito e de como ter o cuidado com o próximo quando forem condutores”, pontuou.
Uma das atrizes do espetáculo, Haru Barbosa arrancou aplausos do público ao interpretar a secretária do Diabo. “Meu papel é punir quem cometer infrações no trânsito da forma mais dolorosa, com a morte, mas o anjo Gabriel, vem para evitar isso, e buscar uma forma mais pacífica e educativa no sentido de conscientizá-las sobre o papel de cada um no trânsito, e o respeito pela vida’.
Segue a programaçao da Semana Nacional do Trânsito
Dia 19
16 horas – Mascotes do Trânsito – Escola Monteiro Lobato – Arse 102 (1006 Sul)
16 horas – Fiscalização
Dia 20
9 horas – Colégio Interação (Avenida Teotônio Segurado) – O Auto da Vida no Trânsito
16 horas – Mascotes do Trânsito – Cmei Pequeninos do Cerrado – Arse 132 (1306 Sul)
16 horas – Fiscalização
Dia 21
7h30min – Av. JK – Dia Nacional da Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência – Mascotes do Trânsito
9 horas – Escola Municipal Antônio Carlos Jobim – Arse 122 (1206 Sul) – O Auto da Vida no Trânsito
16 horas – Fiscalização
23 horas – Fiscalização
Dia 22
7h30min – Av. Tocantins – Dia Nacional da Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência – Mascotes do Trânsito
16 horas – Mascotes do Trânsito – Cmei Sítio do Picapau Amarelo – setor Santa Bárbara
9 horas – Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré – Arse 132 (1306 Sul) – O Auto da Vida no Trânsito
16 horas – Fiscalização
23 horas – Fiscalização
Dia 23
16 horas – Fiscalização
00 hora – Fiscalização
Dia 24
7 horas -Taquaralto – Passeio Ciclístico – Dia Mundial sem Carro (Mascotes do Trânsito)
Dia 25
15 horas – Premiação IV Concurso Eldon Correa de Educação para o Trânsito com apresentação da peça O Auto da Vida no Trânsito
16 horas – Fiscalização
Dia 26
16 horas – Fiscalização
Dia 27
9 horas – Mascotes do Trânsito – Colégio Dom Bosco
16 horas – Fiscalização
Dia 28
9 horas – Mascotes do Trânsito – Colégio Alegria & Cia – Arse 51 (504 Sul)
16 horas – Fiscalização
Dia 29
16 horas – Fiscalização
Dia 30
16 horas – Fiscalização