conecte-se conosco

Saúde e Bem Estar

Golpista do Tinder: como identificar um estelionatário ou abusador emocional

Mais perto da vida real do que você imagina, os crimes contra as mulheres estão cada vez mais presentes; especialistas esclarecem as principais dúvidas sobre o assunto.

Publicadas

sobre

 Recentemente o documentário “Golpista do Tinder” chamou atenção ao mostrar golpes utilizando o aplicativo Tinder, em que além de realizar o abuso emocional das mulheres, também foi acusado de roubar mais de 10 milhões de dólares. Mas, não é apenas nas redes sociais que acontece esse tipo de crime. Para se ter uma ideia, uma em cada cinco mulheres já foi vítima de golpes ou ameaças virtuais e que o maior medo de 75% das entrevistadas é o de ter suas informações pessoais vazadas na Internet, segundo pesquisa realizada pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe.

De acordo com a psicóloga e especialista em Psicologia Clínica pela PUC de SP, Vanessa Gebrim, geralmente esses golpistas são pessoas que têm o perfil manipulador com a necessidade de colher o máximo de informações para cometer o crime.  “Eles têm no seu repertório emocional a arte de estabelecer relações com o dó, a caridade, a piedade ou, no outro sentido, pela ganância. Ou seja, ou é o coitadinho ou é o esperto. Mas o ponto em comum desses tipos sentimentais é que ele sensibiliza a vítima para obter vantagem”, alerta a especialista.

Ainda de acordo com ela, suspeitar sobre solicitações de valores financeiros, pagamentos de contas ou transferências é fundamental para não entrar  nos golpes. “É muito comum no golpe de romance a pessoa pedir dinheiro para o pagamento de viagens, de forma que encontros virtuais possam se encontrar pessoalmente. Para não cair nesses golpes o ideal é não ficar passando informações pessoais que jamais devem ser passadas em situações desse tipo, a não ser que você tenha confiança extrema no indivíduo que está pedindo ou no serviço utilizado”, complementa Vanessa.

Mayra Cardozo, especialista em Direitos Humanos, Penal e stalking também alerta que abusador geralmente “mora longe” deixando para vítima o sonho de que “um dia se encontraram”, mas mantendo um distanciamento presencial para que se permaneça a idealização. “Os golpistas enchem a vítima de amor, até que elas estejam apaixonadas, para começar a executar as manobras financeiras. Muitas vezes sugerem uma viagem em casal, solicitando o cartão da vítima. Ou pedindo uma ajuda financeira para isso ou para aquilo. Vamos dizer que os golpistas “mais aperfeiçoados” eles não vão deixar a vítima saber que eles passam por uma dificuldade financeira, geralmente eles passam a imagem de ricos e milionários, mas que o cartão não passou por algum motivo específico”, explica.

Ela ainda revela que sempre eles vão ter desculpas elaboradas para fazer um jogo de manipulação com a vítima até que ela ceda, em casos de resistências maiores eles ameaçam “terminar” o “relacionamento virtual” porque estão “chateados” porque a vítima “não confia neles”.”Até que um dia, depois de conseguir o que querem, bloqueiam a vítima e desaparecem gerando tristeza, angústia e traumas emocionais e patrimoniais”, conta.

Abaixo, as especialistas esclarecem as principais dúvidas sobre o assunto. Confira:

1 – É possível identificar um golpista? Há um padrão?

Mayra Cardozo conta que existe um padrão desses criminosos, eles geralmente sabem disso e exploram emocionalmente essa necessidade. “Geralmente esses golpistas aparecem como o “príncipe encantado”, eles são perfeitos, bem educados e amorosos, querem um compromisso e falam que é a primeira vez deles no aplicativo, deixam bem claro que querem construir uma família. Eles são constantes, mandam mensagens todo dia e toda hora, mandam flores, resumindo eles fazem um “love bombing” até que a vítima tenha certeza que encontrou o que a sociedade sempre introjetou em sua mente o que estava “faltando”, complementa.

2 – Como evitar cair em golpes?

Aquela frase “quando a esmola é grande o santo desconfia” é real, desconfie quando a situação parece muito boa para ser verdade, outra situação é ter muito cuidado com o pagamento que vai fazer é checar as informações da conta que receberá aquele valor. “Se um conhecido te manda mensagem e diz que está precisando de dinheiro naquele momento, por mais que você confie na pessoa e queira ajudar, investigue se aquele contato é verdadeiro. Ligue para o número, tente uma chamada de vídeo ou faça perguntas para saber se a pessoa conseguirá te responder. Isso também ajuda. Um estelionatário geralmente pede informações desnecessárias. Desconfie de contatos que peçam informações demais sobre você. No caso de mensagens e e-mails, fique atento ao remetente e confira se quem enviou é de confiança”, revela Vanessa Gebrim.

Mayra Cardozo, especialista em Direitos Humanos, Penal e stalking também enfatiza que é fundamental fazer uma verificação do perfil é sempre importante, buscar amigos em comum. Jogar as fotos da pessoa no Google, pesquisar a vítima. Ficar alerta também com o “love bombing” verificar se as coisas não estão “muito intensas” ou indo rápido demais.  “Nunca passar dados de cartões de crédito e evitar fazer transferências, sempre que o assunto dinheiro surgir fique atenta. Faça perguntas sobre a vida dele, e verifique se existe coerência em suas narrativas.  Mas o mais importante talvez se relacione com pessoas que possuem alguém que possa te dar uma referência, opte por relacionamentos virtuais em que exista “amigos em comum”, explica.

3 –  Existem sinais para identificar um estelionatário emociona?

Segundo Vanessa, os bandidos escolhem uma pessoa em um site de relacionamento e engatam um romance virtual com a vítima que, após estar emocionalmente envolvida, envia presentes e quantias em dinheiro. “Há também golpes de estelionato em que o criminoso se passa por estrangeiro e diz que está enviando um presente. Um tempo depois, outro golpista se passa por funcionário dos Correios e afirma que o presente ficou preso na alfândega, sendo necessário pagar uma alta quantia para a liberação. Como evitar: sempre tente encontrar a pessoa pessoalmente em local público para confirmar que ela é quem diz. Nunca transfira dinheiro para namorados virtuais”, salienta.

4 – Quais são outros golpes que podem acontecer em aplicativos de relacionamento?

De acordo com Mayra, um crime que devemos ficar atentos é a extorsão mediante sequestro. “Isso acontece quando o sequestrador está flertando com a vítima e combina de encontrá-la e sequestrá-la e realiza a extorsão mediante pagamento de resgate ou mediante sacar o dinheiro da conta da pessoa. Outro crime que pode também acontecer é o  estupro, quando há encontros presenciais e até o feminicidio”, alerta a advogada.

Outra questão que pode acontecer na internet é a perseguição tanto física como virtual a fim de amedrontá-la. “A partir dos sites de relacionamento ou de qualquer outro meio online você pode fornecer informações para os criminosos para que eles  possam realizar inúmeros tipos penais. Não são só esses, o leque é muito maior, mas temos que tomar cuidado”, finaliza Mayra Cardozo, especialista em Direitos Humanos, Penal e stalking.

Sobre Mayra Cardozo

Advogada especialista em Direitos Humanos pela Universidade Pablo de Olavide (UPO) – Sevilha. A professora de Direitos Humanos da pós-graduação do Uniceub – DF, é palestrista, mentora de Feminismo e Inclusão e Coach de Empoderamento Feminino. Membro permanente do Conselho Nacional de Direitos Humanos da OAB e do Comitê Nacional de Combate à Tortura do Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
governador em brasilia
Governo do Tocantins16 horas atrás

Governador Wanderlei Barbosa garante recuperação de rodovias afetadas pela queda da ponte da BR-153 em reunião com DNIT

Servidores do Estado Tocantins receberão salário pelo BRB a partir de junho, saiba como vai funcionar
Governo do Tocantins16 horas atrás

Servidores do Estado Tocantins receberão salário pelo BRB a partir de junho, saiba como vai funcionar

Inscrições abertas para a 3ª Noite dos Compositores em Palmas
Entretenimento17 horas atrás

Inscrições abertas para a 3ª Noite dos Compositores em Palmas (TO) somente até sexta-feira, 23

Fetac integra representação da região Norte na Rede Nacional de Escolas Livres
Entretenimento17 horas atrás

Fetac integra representação da região Norte na Rede Nacional de Escolas Livres

‘Pablo & Luisão’: cenografia e produção de arte recriam a Tocantins da memória de Paulo Vieira
Social19 horas atrás

‘Pablo & Luisão’: cenografia e produção de arte ressaltam a memória tocantinense de Paulo Vieira

“Buriti”, de Fausto Paiva Neto
Casa e Decoração19 horas atrás

Votação escolhe luminária símbolo do Tocantins no Brasil

centro norte
Entretenimento19 horas atrás

Documentário destaca o papel do Centro-Norte Notícias na cultura de Pedro Afonso

Mulheres extrativistas da APA Cantão recebem Prêmio Guardiãs da Sociobiodiversidade em Brasília
Tocantins19 horas atrás

Mulheres extrativistas da APA Cantão recebem Prêmio Guardiãs da Sociobiodiversidade em Brasília

Visita Guiada na Aleto - foto Koró Rocha
ALETO19 horas atrás

Visita Guiada leva estudantes à Aleto

Plenário da Câmara de Palmas lotado durante Sessão Solene em homenagem aos 25 anos da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins.
Câmara Municipal de Palmas19 horas atrás

Câmara homenageia Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa participa do desfile cívico-militar do aniversário de Palmas e reforça o compromisso do Governo do Tocantins com o desenvolvimento da capital - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins23 horas atrás

Governador Wanderlei Barbosa participa de desfile cívico-militar em celebração aos 36 anos de Palmas

Revista às Tropas, pelo prefeito de Palmas, governador do Tocantins e autoridades militares – Foto: Regiane Rocha
Palmas24 horas atrás

Desfile dos 36 anos de Palmas resgata história e mobiliza escolas, forças de segurança e comunidade

Palmas2 dias atrás

Prefeito Eduardo Siqueira Campos reafirma compromisso com a Guarda Metropolitana de Palmas durante formatura de 96 novos membros da corporação

Palmas2 dias atrás

Festa cívica e apresentações culturais no Paço Municipal celebram os 36 anos da capital tocantinense

medical center
Social2 dias atrás

Rede Medical celebra os 36 anos de Palmas com atendimento médico humanizado e tecnologia em saúde

Governo do Tocantins comemora, nesta terça-feira, 20, os 36 anos da criação da capital do estado, Palmas, marcando uma nova fase de crescimento impulsionada por projetos estratégicos - Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Palmas 36 anos: Governo do Tocantins impulsiona desenvolvimento da Capital com obras de infraestrutura, regularização fundiária e novos empreendimentos industriais

Vista aérea atual da cidade de Palmas, com prédios, avenidas e áreas verdes.
Tocantins2 dias atrás

Palmas 36 anos: cidade celebra história e novos avanços

zelma
Social2 dias atrás

Feliz Aniversário, Zelma Coelho!

Charlene Brito participa de comemoração dos 30 Anos da TV Colosso, em São Paulo
Entretenimento3 dias atrás

Charlene Brito participa de comemoração dos 30 Anos da TV Colosso, em São Paulo

Oficina “Entre Linhas e Sonhos” marca o lançamento da Escola Livre de Moda da estilista Kelly Luz
Moda e Estilo3 dias atrás

Oficina “Entre Linhas e Sonhos” marca o lançamento da Escola Livre de Moda da estilista Kelly Luz