Palmas
Ministro visita NAI e conhece estrutura disponível para atendimentos na área da Educação
Em visita a Palmas, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, conheceu na tarde desta sexta-feira, 29, a estrutura do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que oferta atendimento especializado a adolescentes em medidas socioeducativas. O ministro foi acompanhado pela prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro; do vice-governador, Laurez Moreira; secretários municipais, vereadores, membros das forças de segurança, representantes do Poder Judiciário, dentre outras autoridades. Na ocasião, Wellington Dias conheceu de perto as repartições do núcleo e os serviços prestados no espaço, dentre eles a sala reservada para os atendimentos relacionados à educação.
Para a prefeita Cinthia Ribeiro, a visita do ministro em um importante instrumento serviços públicos motivo de muita honra e muito orgulho. “Estamos muito felizes com a visita do ministro Wellington Dias ao nosso Núcleo de Assistência Integrada, que inclusive é modelo para o Brasil, com a oferta de serviços integrados com os órgãos de proteção e cuidado à criança e ao adolescente. Isso reforça cada vez mais aquilo que levo comigo, trabalhar a vida das pessoas de uma forma cada vez mais humanizada, olhando o cidadão como um todo”, lembrou a prefeita, destacando que a grande maioria são os jovens atendidos no Núcleo foram inseridos no Programa Jovem Aprendiz.
O ministro destacou o capricho e o cuidado com que a estrutura e os equipamentos foram montados. “Eu não conheço uma estrutura assim no país. Tudo feito com muito zelo e amor, próprio de uma gestora mulher. Essa integração com todas as áreas permite que se tenha um atendimento mais ágil. Então, eu agradeço o convite para conhecer este espaço e levarei ao presidente Lula o que vi aqui”, revelou dando parabéns a gestão municipal.
O secretário da Educação de Palmas, professor Fábio Chaves, reforçou a relevância de ter uma estrutura que reúne em um só espaço os serviços referentes à política de proteção social especial (Medidas Socioeducativas em Meio Aberto). “Hoje tivemos o privilégio de receber o ministro Wellington Dias que conheceu toda a estrutura do NAI, inclusive da educação. Com este equipamento público, teremos como ajudar o jovem que se encontra num contexto de vulnerabilidade, no direcionamento educacional e social, além do direcionamento judicial. E dentro deste espírito de integração, que a educação entra para minimizar os impactos que atingem diretamente na família”, observa o secretário.
NAI
O NAI faz parte das ações do programa Fazendo Justiça, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
O ambiente integrado do NAI oferecerá atendimento da Delegacia de Apuração de Ato Infracional; Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente; Promotorias de Justiça; Defensoria Pública; Juizado Especial da Infância e Juventude; Conselho Tutelar; Atendimento Psicossocial; Atendimento às Medidas em Meio Aberto; Atendimento às medidas de Internação Provisória; Desenvolvimento Social, Educação, Esporte, Cultura e outros parceiros necessários ao acolhimento e direcionamento de adolescentes em conflito com a lei.