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Confira o resultado das eleições para o Conselho Tutelar de Palmas

Definidos os 20 novos conselheiros tutelares de Palmas após o comparecimento de mais de 23 mil eleitores às urnas. A eleição que definiu a nova composição dos Conselhos Tutelares foi realizada neste domingo, 1° de outubro, em todo o Brasil. Ao todo na Capital, foram contabilizados 23.740 votos válidos, além de três votos em branco e 15 votos nulos.
“Essa eleição foi uma demonstração de união de esforços dessas instituições tão importantes que trabalharam de forma conjunta para que a eleição ocorresse de forma muito tranquila e transparente”, destacou a gestora da Capital, Cinthia Ribeiro que acompanhou a apuração do resultado na sala do Cartório da 29ª Zona eleitoral de Palmas.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) comemorou os números alcançados neste pleito. “Mais uma vez conseguimos ampliar o número de votantes, em 2019 foram 20.891 votantes e neste ano chegamos ao número recorde de 23.740 votos válidos, o que demonstra que a população entende a importância desse processo”, avaliou Amilson Rodrigues, presidente do CMDCA.
O promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), declarou que “foi um grande êxito trazer mais de 23 mil pessoas para votar neste pleito tão importante e fazer a apuração com o inovador aplicativo criado pelo Ministério Público do Tocantins, o INTEGRA VOTO, transmissão dos dados que, em tempo recode, permitiu que a sociedade acompanhasse, de forma online, a apuração dos resultados em tempo real”.
Conforme o ECA, um conselheiro tutelar deve atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados, sendo ele também o responsável por encaminhar tais situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade.
“A eleição foi apenas mais uma etapa, agora iremos iniciar as capacitações, também em parceria com órgãos municipais e do Judiciário, para que os escolhidos possam desempenhar com muita qualidade as funções para as quais foram eleitos neste domingo”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Adriana Aguiar.
Confira o resultado por região
REGIÃO CENTRAL
JUNIEL – 1730 votos
CLEMENTINO JUNIOR – 1019 votos
KATIA SILENE – 623 votos
EDNA MARTINS – 591 votos
HIARA GUIMARAES – 551 votos
REGIÃO NORTE
ILZA – 674 votos
CLAUDINÉIA – 643 votos
LAFAIETE – 622 votos
JANA CARVALHO – 520 votos
MARIA VANIR – 500 votos
REGIÃO SUL I
SERGIO COELHO – 916 votos
ELIZETE FREIRE – 529 votos
ALONCIO JUNIOR – 486 votos
NAYARA GOMES – 459 votos
MARCELA QUINI – 439 votos
REGIÃO SUL II
FLAVINHA DO CONSELHO – 755 votos
MARIA DO MAURO – 670
PROFESSORA ALINE – 652
CARLINHOS SILVA – 569
MARIA PEREIRA – 564
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Cineclube Flácido, de Palmas(TO), abre temporada 2025 com sessão gratuita e debate sobre corpos dissidentes
Primeira sessão exibe “Salão de Baile This is Ballroom” e conta com participação do coletivo Toca Ballroom

O Cineclube Flácido inicia sua temporada 2025 com uma proposta que coloca no centro da discussão os discursos sobre corpos dissidentes. A cada encontro, filmes e debates vão abrir espaço para refletir sobre diversidade, arte e resistência no cinema e em outras expressões culturais. O projeto é uma iniciativa do Coletivo Flácido, em parceria com o Centro de Artes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A primeira sessão acontece no dia 28 de agosto, às 19h30, no Cineteatro do IFTO de Palmas (Quadra 310 Sul, Av. NS 10, s/n), com a exibição de “Salão de Baile This is Ballroom”.
O filme traz um retrato da cena ballroom no Rio de Janeiro, em diálogo com a história do movimento iniciado há mais de 50 anos em Nova Iorque. Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia performances, dramas pessoais e arte.
Após a exibição, haverá um debate com a participação do coletivo Toca Ballroom, que é pioneiro na organização coletiva da cena ballroom do Tocantins, mediado pela crítica de cinema e coordenadora do projeto, Carolinne Macedo. A sessão será legendada e gratuita.
Para Carolinne, a proposta desta temporada amplia o papel do cineclube como espaço de reflexão. “Queremos trazer diálogos que provoquem pensamento crítico e afetivo sobre os corpos e subjetividades que resistem, criam e transformam”.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
Serviço:
Data: 28/08 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Cineteatro do IFTO – 310 Sul, Av. NS 10, s/n
Sessão legendada | Entrada gratuita Sugestão de legenda:
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Agência Public é a mais premiada da Região Norte no Prêmio Camp
Agência Public de Palmas conquista 6 troféus e é a mais premiada da Região Norte no 4º Prêmio Camp de Marketing Político em São Paulo.

Agência Public é a mais premiada da Região Norte no 4º Prêmio Camp de Marketing Político
A Agência Public, de Palmas, foi a grande vencedora da Região Norte no 4º Prêmio Camp da Democracia de Marketing Político, promovido pelo Clube Associativo de Marketing Político (Camp). A premiação aconteceu na noite da última segunda-feira, 25 de agosto, em São Paulo, reunindo os principais profissionais e agências do setor.
O grupo levou para casa seis troféus, conquistados em campanhas eleitorais de 2024 nas categorias para cidades com menos e mais de 200 mil eleitores.

Agência Public é destaque no Prêmio Camp
Campanhas premiadas
O maior destaque foi a campanha de reeleição do prefeito Wagner Rodrigues (Araguaína), que conquistou prata como melhor campanha para prefeito de cidades até 200 mil habitantes. A mesma campanha ainda levou dois bronzes, nas categorias melhor campanha de TV e melhor peça única de TV, com um programa sobre autismo.
Outros prêmios recebidos pela Public:
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Prefeito Ronivon Maciel (Porto Nacional): bronze de melhor slogan (“O Funcionário do Povo”) e bronze de melhor spot para rádio.
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Deputada Janad Valcari (Palmas): bronze por melhor estratégia de imprensa, na categoria acima de 200 mil eleitores.
Representação tocantinense e reconhecimento nacional
A agência foi representada pela CEO Zelma Coelho e pelos diretores Elias Felizardo e Luiz Fernando Faislon. Para eles, os resultados comprovam a força do Tocantins no mercado de marketing político.
“Foi um grande aprendizado e uma evolução para o marketing político do Estado. O Tocantins vem se posicionando cada vez mais neste mercado e sendo reconhecido pelos profissionais de outros Estados”, destacou Elias Felizardo, diretor de produção.
Esforço coletivo e trajetória da Public
A CEO Zelma Coelho reforçou que o reconhecimento é fruto de um esforço coletivo:
“Cada um dos mais de 100 profissionais que atuaram nas nossas campanhas em 2024 fez um pouquinho. Da tia do cafezinho aos diretores criativos, todos são merecedores destes prêmios.”
Ela lembrou que, das quatro edições do Prêmio Camp, a Public foi premiada em três.
“E nesta, que foi a mais concorrida de todas, estamos levando pra casa mais prêmios. Criatividade, ética e profissionalismo sempre serão a luz que guiará os rumos da empresa”, completou.
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Projeto de formação em audiovisual de Karolyne Rosa encerra ciclo com oficina de teatro em Palmas

O acesso à arte e à formação cultural vem ganhando novos capítulos no Tocantins. A produtora Karolyne da Silva Rosa, contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc 2024, chega à etapa final de seu Projeto de Formação em Audiovisual, que promoveu oficinas gratuitas para jovens em diferentes linguagens artísticas. O encerramento acontece na próxima terça-feira, dia 2 de setembro, às 10h30, com a Oficina de Teatro – Criação de Cenas no Teatro Contemporâneo, no Ateliê de Artes da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.
A iniciativa nasceu após a experiência de Karolyne na Academia Internacional de Cinema (AIC), em São Paulo, onde participou de um curso de Produção Audiovisual. De volta ao Estado, decidiu transformar o conhecimento adquirido em ações de impacto comunitário. “Essa vivência foi extremamente significativa para meu desenvolvimento profissional. Ampliei minha visão sobre a execução de projetos audiovisuais e, ao retornar, senti que precisava devolver isso à comunidade. Mais do que aprender, meu objetivo foi compartilhar”, conta a produtora.
Durante o percurso, o projeto realizou oficinas de desenho e artes visuais, que possibilitaram aos jovens experimentar novas formas de expressão. A artista Joilene Lima, responsável por uma das atividades, destacou o caráter coletivo da iniciativa. “Foi uma experiência marcante, que me ajudou a desenvolver habilidades e a enxergar a arte como uma forma de expressão pessoal e coletiva. Levo comigo o entusiasmo de fazer parte de um movimento cultural que valoriza a criatividade e o acesso à arte”, afirma.
A última oficina, dedicada ao teatro, pretende coroar essa jornada com a criação coletiva de cenas, proporcionando aos participantes um mergulho no processo criativo contemporâneo. “Quando a arte é partilhada, ela se torna um instrumento de transformação. Ver jovens descobrindo talentos e se reconhecendo como sujeitos criativos é a maior realização deste projeto”, resume Karolyne.
Projeto
A ação conta com apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins, da Política Nacional Aldir Blanc e do Ministério da Cultura, reforçando o papel do fomento cultural no desenvolvimento humano e social.
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