Entretenimento
Melhores atletas indígenas em dez modalidades são premiados em cerimônia do II Jeits

Uma das maiores competições dos povos originários no Brasil, os Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits) está em sua segunda edição envolvendo 763 estudantes-atletas indígenas de 12 a 17 anos. O evento promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), teve início neste sábado, 30, e prossegue até esta segunda-feira, 2.
Após disputas acirradas no sábado, no domingo, 1⁰ de outubro, ocorreram as semifinais, as finais e as premiações em 10 modalidades: natação, corrida de resistência, corrida 100m, arco e flecha, luta corporal, corrida de tora, corrida de varinha, arremesso de lança e cabo de guerra. As competições encerram nesta segunda-feira, com a decisão dos vencedores do Futebol Society no Clube da Caixa, a partir das 8h.
O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, falou sobre a felicidade de realizar a segunda edição dos Jogos Escolares Indígenas. Segundo o gestor, a competição tem feito sucesso movimentando a cidade e deixando palmenses e turistas maravilhados com a cultura dos indígenas do Tocantins. “Os jogos chegaram para ficar, nós vamos trabalhar para que o evento seja realizado a cada dois anos, sempre nos anos ímpares. Já estamos trabalhando para que possamos realizar o I Jogos Escolares Indígenas do Brasil, para que Palmas seja a sede deste megaevento que vai impactar ainda mais que os Jeits têm impactado”.
Campeões estreantes
Na primeira vez que veio à Capital, o estudante-atleta Kahomana Wehaju Javaé, da Escola Indígena Ijawala, de Sandolândia, foi o vencedor da prova arco e flecha. Ele disse que participa dos jogos pela primeira vez por incentivo do pai. “Treinei para esta competição, mas não imaginava levar o ouro. Meu pai pescava com flecha e será um orgulho levar a medalha para a minha aldeia”.
Da Escola Estadual Indígena Tekator, de Tocantinópolis, Ana Cristina Dias Fernandes, 15 anos, é da equipe campeã da corrida de tora e estava emocionada com a conquista. “Sempre disputo a prova nas festas do dia dos povos indígenas, mas essa é a primeira vez que participo dos Jeits. Foi uma disputa forte, nem sei o que dizer com essa vitória”.
Socialização e integração
Para o gerente de Educação Indígena da Seduc, Ercivaldo Xerente, os Jeits estão sendo importantes para promover a socialização e a integração dos povos indígenas do Estado, contemplados pela política educacional do Governo do Tocantins. “Os jogos estão fazendo a função de compartilhar e de tornar prática a convivência entre nós. É uma experiência única da qual temos muito orgulho em participar”.
O boletim, com a classificação de todos os competidores das provas encerradas neste domingo, está disponível no site da Seduc.
Crédito das fotos: Márcio Flores/Governo do Tocantins
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Cineclube Flácido, de Palmas(TO), abre temporada 2025 com sessão gratuita e debate sobre corpos dissidentes
Primeira sessão exibe “Salão de Baile This is Ballroom” e conta com participação do coletivo Toca Ballroom

O Cineclube Flácido inicia sua temporada 2025 com uma proposta que coloca no centro da discussão os discursos sobre corpos dissidentes. A cada encontro, filmes e debates vão abrir espaço para refletir sobre diversidade, arte e resistência no cinema e em outras expressões culturais. O projeto é uma iniciativa do Coletivo Flácido, em parceria com o Centro de Artes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A primeira sessão acontece no dia 28 de agosto, às 19h30, no Cineteatro do IFTO de Palmas (Quadra 310 Sul, Av. NS 10, s/n), com a exibição de “Salão de Baile This is Ballroom”.
O filme traz um retrato da cena ballroom no Rio de Janeiro, em diálogo com a história do movimento iniciado há mais de 50 anos em Nova Iorque. Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia performances, dramas pessoais e arte.
Após a exibição, haverá um debate com a participação do coletivo Toca Ballroom, que é pioneiro na organização coletiva da cena ballroom do Tocantins, mediado pela crítica de cinema e coordenadora do projeto, Carolinne Macedo. A sessão será legendada e gratuita.
Para Carolinne, a proposta desta temporada amplia o papel do cineclube como espaço de reflexão. “Queremos trazer diálogos que provoquem pensamento crítico e afetivo sobre os corpos e subjetividades que resistem, criam e transformam”.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
Serviço:
Data: 28/08 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Cineteatro do IFTO – 310 Sul, Av. NS 10, s/n
Sessão legendada | Entrada gratuita Sugestão de legenda:
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Agência Public é a mais premiada da Região Norte no Prêmio Camp
Agência Public de Palmas conquista 6 troféus e é a mais premiada da Região Norte no 4º Prêmio Camp de Marketing Político em São Paulo.

Agência Public é a mais premiada da Região Norte no 4º Prêmio Camp de Marketing Político
A Agência Public, de Palmas, foi a grande vencedora da Região Norte no 4º Prêmio Camp da Democracia de Marketing Político, promovido pelo Clube Associativo de Marketing Político (Camp). A premiação aconteceu na noite da última segunda-feira, 25 de agosto, em São Paulo, reunindo os principais profissionais e agências do setor.
O grupo levou para casa seis troféus, conquistados em campanhas eleitorais de 2024 nas categorias para cidades com menos e mais de 200 mil eleitores.

Agência Public é destaque no Prêmio Camp
Campanhas premiadas
O maior destaque foi a campanha de reeleição do prefeito Wagner Rodrigues (Araguaína), que conquistou prata como melhor campanha para prefeito de cidades até 200 mil habitantes. A mesma campanha ainda levou dois bronzes, nas categorias melhor campanha de TV e melhor peça única de TV, com um programa sobre autismo.
Outros prêmios recebidos pela Public:
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Prefeito Ronivon Maciel (Porto Nacional): bronze de melhor slogan (“O Funcionário do Povo”) e bronze de melhor spot para rádio.
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Deputada Janad Valcari (Palmas): bronze por melhor estratégia de imprensa, na categoria acima de 200 mil eleitores.
Representação tocantinense e reconhecimento nacional
A agência foi representada pela CEO Zelma Coelho e pelos diretores Elias Felizardo e Luiz Fernando Faislon. Para eles, os resultados comprovam a força do Tocantins no mercado de marketing político.
“Foi um grande aprendizado e uma evolução para o marketing político do Estado. O Tocantins vem se posicionando cada vez mais neste mercado e sendo reconhecido pelos profissionais de outros Estados”, destacou Elias Felizardo, diretor de produção.
Esforço coletivo e trajetória da Public
A CEO Zelma Coelho reforçou que o reconhecimento é fruto de um esforço coletivo:
“Cada um dos mais de 100 profissionais que atuaram nas nossas campanhas em 2024 fez um pouquinho. Da tia do cafezinho aos diretores criativos, todos são merecedores destes prêmios.”
Ela lembrou que, das quatro edições do Prêmio Camp, a Public foi premiada em três.
“E nesta, que foi a mais concorrida de todas, estamos levando pra casa mais prêmios. Criatividade, ética e profissionalismo sempre serão a luz que guiará os rumos da empresa”, completou.
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Projeto de formação em audiovisual de Karolyne Rosa encerra ciclo com oficina de teatro em Palmas

O acesso à arte e à formação cultural vem ganhando novos capítulos no Tocantins. A produtora Karolyne da Silva Rosa, contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc 2024, chega à etapa final de seu Projeto de Formação em Audiovisual, que promoveu oficinas gratuitas para jovens em diferentes linguagens artísticas. O encerramento acontece na próxima terça-feira, dia 2 de setembro, às 10h30, com a Oficina de Teatro – Criação de Cenas no Teatro Contemporâneo, no Ateliê de Artes da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.
A iniciativa nasceu após a experiência de Karolyne na Academia Internacional de Cinema (AIC), em São Paulo, onde participou de um curso de Produção Audiovisual. De volta ao Estado, decidiu transformar o conhecimento adquirido em ações de impacto comunitário. “Essa vivência foi extremamente significativa para meu desenvolvimento profissional. Ampliei minha visão sobre a execução de projetos audiovisuais e, ao retornar, senti que precisava devolver isso à comunidade. Mais do que aprender, meu objetivo foi compartilhar”, conta a produtora.
Durante o percurso, o projeto realizou oficinas de desenho e artes visuais, que possibilitaram aos jovens experimentar novas formas de expressão. A artista Joilene Lima, responsável por uma das atividades, destacou o caráter coletivo da iniciativa. “Foi uma experiência marcante, que me ajudou a desenvolver habilidades e a enxergar a arte como uma forma de expressão pessoal e coletiva. Levo comigo o entusiasmo de fazer parte de um movimento cultural que valoriza a criatividade e o acesso à arte”, afirma.
A última oficina, dedicada ao teatro, pretende coroar essa jornada com a criação coletiva de cenas, proporcionando aos participantes um mergulho no processo criativo contemporâneo. “Quando a arte é partilhada, ela se torna um instrumento de transformação. Ver jovens descobrindo talentos e se reconhecendo como sujeitos criativos é a maior realização deste projeto”, resume Karolyne.
Projeto
A ação conta com apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins, da Política Nacional Aldir Blanc e do Ministério da Cultura, reforçando o papel do fomento cultural no desenvolvimento humano e social.
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